CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

 

4 DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL

 

As análises do processo e dos resultados desse trabalho estão apresentadas em duas publicações: uma versão preliminar e esta como publicação final. A publicação preliminar se fez necessária em função da metodologia adotada – a da construção coletiva –  cuja metodologia requer uma intensa participação na elaboração e também na análise dos resultados. Faz-se necessário registrar que essa metodologia contém seus impasses, riscos e riquezas que configuram o processo, e requer um polimento contínuo e também coletivo. Após a divulgação da versão preliminar, fez-se uma coleta de contribuições em um ambiente aberto ao público-alvo no decorrer de trinta dias. Após esse período, fez-se uma análise criteriosa  das sugestões e contribuições a serem incorporadas nesta versão final.  

O processo como um todo merece alguns destaques para que o leitor compreenda melhor os resultados. Os passos básicos dessa construção iniciaram-se em novembro de 2009, quando o grupo de pesquisa da UFSC apresentou a proposta de pesquisa: Elaboração de Currículo Referência para os cursos técnicos da Escola Técnica Aberta do Brasil, respondendo à solicitação da coordenação nacional do e-Tec Brasil.

O primeiro passo foi constituir um grupo de estudos, denominado Grupo de Pesquisa Currículo Referência (GPCRF) vinculado ao Grupo de Pesquisa Científica em Educação a Distância vinculado ao CNPq. Esse grupo escolheu uma equipe de pesquisadores colaboradores, constituída de coordenadores de cursos do Sistema e-Tec Brasil que foram  indicados pelos seus pares para realizar a pesquisa. Essa atividade envolveu os principais atores do sistema de implantação do Sistema e-Tec Brasil, os coordenadores de curso e, com eles, concebeu-se uma metodologia para analisar formalmente como se constitui a proposta curricular dos cursos, apropriar-se dessa proposta e reorganizá-la na perspectiva de uma melhor integração curricular entre os Eixos Tecnológicos e entre os cursos em cada Eixo.

Essa proposta foi apresentada em forma de projeto à Coordenação Nacional do e-Tec e à Comissão Nacional de Acompanhamento e à Avaliação do Sistema e-Tec Brasil, que acatou e apoiou a sua implementação.

Em dezembro de 2009, em reunião nacional, nos dias 12 e 13, em Brasília, o projeto foi apresentado pela coordenação nacional do e-Tec e pela coordenação do grupo de pesquisa da UFSC em uma assembleia de coordenadores gerais de cursos do Eixo  Informação e Comunicação e foi acolhido por unanimidade pelo grupo. Na mesma reunião foi instituído o grupo de pesquisa composto pelos pesquisadores acadêmicos da UFSC e pelos representantes dos cursos do Eixo  Informação de Comunicação, que foram eleitos na ocasião. Esse grupo inicial   pesquisadores da UFSC, denominado GPCRF1, e de representantes dos cursos eleitos do Eixo Informação e Comunicação, denominado, inicialmente, de INFCOM e posteriormente de GPCRF2, foi constituído por um total de 13 pessoas. Esse grupo elaborou a proposta metodológica e definiu os procedimentos essenciais. Reuniu-se diversas vezes entre fevereiro e março de 2010 para elaborar e validar a metodologia.

A metodologia de análise constituiu-se de uma Matriz organizada pelas categorias indicadas nas Referências Curriculares Nacionais nos seguintes termos: Perfil Profissional, Competências, Habilidades, Bases Tecnológicas e Ementas.

O processo de análise e construção da Matriz curricular proposto compreende um movimento que parte do perfil, desdobrando-se no elenco de competências e habilidades que se sustentam em determinadas bases tecnológicas selecionadas e indicadas como ementas. Esse movimento inverte a prática comum observada na elaboração de currículos, que é a de organizar um curso a partir de um elenco de disciplinas.

O projeto e a metodologia foram levados a um Seminário Nacional, realizado nos dias 15 a 18 de março de 2010, em Fortaleza, para apreciação e aprovação de todos os coordenadores gerais e de cursos do Sistema e-Tec Brasil. Nesse Seminário, o projeto e a metodologia foram aprovados, e foram eleitos mais 48  coordenadores de cursos para compor o grupo de pesquisa. Na ocasião fez-se uma aplicação simplificada da metodologia para reconhecimento, apropriação e entendimento da filosofia de trabalho. Uma filosofia cujo princípio é a construção coletiva de uma proposta de Matriz Curricular de Referência, com o propósito de integrar os Eixos entre si e os cursos dentro do Eixo pelas categorias constitutivas da Matriz Curricular, especialmente das ementas. 

A elaboração da Matriz Curricular teve como ponto de partida os projetos pedagógicos dos cursos que constituem o sistema; o Catálogo Nacional de Cursos técnicos e Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (2000).

A partir do referido congresso, o grupo de pesquisa ampliou-se para um grande grupo nacional, constituído por 86 pesquisadores, dos quais 54 são coordenadores de cursos, eleitos por seus pares.

O exercício de elaboração foi realizado coletivamente, guiado por uma metodologia de análise de conteúdo, organizada em uma Matriz Curricular de Referência. Os procedimentos básicos foram elaboração, socialização e discussão em fórum virtual e encontros presenciais com todos os representantes. Os trabalhos virtuais foram contínuos. Os trabalhos presenciais foram desenvolvidos nos seguintes encontros:

GPCRF1: Grupo de pesquisadores da UFSC (28 encontros);
GPCRF1 e 2: Grupo de pesquisadores da UFSC e do INFCOM (nove encontros);
GPCRF1: Grupos de pesquisadores UFSC e pequenos grupos de representantes por Eixos (três encontros);
GPCRF1, 2 e 3: Grupo de todos os pesquisadores UFSC, INFCOM e pesquisadores (cinco encontros);
GPCRF1, 2 e 3: Grande grupo de pesquisadores, mais coordenadores gerais (dois encontros).

Esses encontros tiveram o propósito de socialização da  produção, envolvendo todos os pesquisadores, todos os coordenadores de cursos, coordenadores gerais, diretores, reitores e equipe da SEED do Sistema e-Tec Brasil.

O esforço contínuo dos pesquisadores concentrados em reconhecer e explicitar o perfil profissional comum em cada curso que constitui a integração entre os Eixos e dos cursos no Eixo, bem como as competências, as habilidades e as bases tecnológicas que o alimentam, foi o ponto forte na construção do urdume básico com que se tece o elenco das ementas.  

Por outro lado, a leitura inversa no processo de identificação das ementas que expressam o desdobramento dessas categorias, buscam distinguir: as que são comuns em relação à formação profissional e modalidade de Educação a Distância; as que são comuns nos diversos Eixos Tecnológicos; as que são comuns entre os cursos de mesmo Eixo; e as específicas que respondem à natureza da formação técnica e/ou a singularidades regionais e/ou sociais e culturais.

Os resultados aqui apresentados permitem-nos destacar alguns avanços importantes, de modo especial na redução da dispersão identificada no estudo anterior (CVMD\UFSC\2009), no qual identificaram-se  2.801  disciplinas a serem oferecidas. Nessa reorganização dos cursos pela perspectiva do Currículo Referência, em uma análise geral, destaca-se que os 54 cursos, incluindo as peculiaridades dos cursos PROEJA, os cursos que atualmente compõem o Sistema e-Tec, alcançam um total de 1.036  disciplinas. Somente essa primeira leitura já gera um grande impacto entre os dois cenários, o que inicialmente se compõe de 165 cursos e 2.801 disciplinas e este que se compõe de 47 curso e 1.036 disciplinas, para atender à mesma demanda do Sistema e-Tec Brasil.  Na perspectiva da integração do sistema de formação profissional de nível técnico, o Currículo Referência gera outros impactos significativos tanto em relação ao processo de integração e constituição de uma identidade para os cursos quanto para uma melhor sistematização na produção de materiais para eles na modalidade a distância. 

 

Grupo de Pesquisa PCEADIs