CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

 

3 ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS TÉCNICOS DA PARTE B DO PROGRAMA e-Tec BRASIL (GTMC/UFSC/PROJETO I)

 

No início da implementação do sistema, mais especificamente na produção do material didático, percebia-se uma dispersão acentuada, decorrente da própria dispersão de cursos, visto que a abertura do Edital de seleção nº 01/2007/SEED/SETEC/MEC e a aprovação dos cursos que constituíram o Sistema e-Tec ocorreram antes da organização dos cursos pelo Catálogo Nacional, portanto, ainda em um sistema pulverizado, com um grande número de cursos com nomes diferentes, resultando em um volume expressivo de matrizes curriculares.

Tal dispersão, além de acarretar um custo elevado para a produção de material na modalidade a distância, alertava para a necessidade de se constituir melhor a identidade dos cursos do Sistema e-Tec Brasil. Essa problemática indicava uma questão básica: qual a convergência entre os cursos e as ementas dos cursos de mesma natureza ofertados no sistema  e-Tec Brasil?

Em julho de 2008, a SEED/MEC solicitou um estudo para verificar a convergência das ementas ofertadas em todos os cursos do Sistema e-Tec. A Comissão de Validação de Materiais Didáticos para o Sistema e-Tec da UFSC aceitou o desafio. Organizou um projeto de pesquisa para analisar os projetos dos cursos e verificar a possível convergência entre cursos e ementas, com a finalidade de equacionar a dispersão na produção dos materiais didáticos.

Para responder a essa questão, constituiu-se um grupo de trabalho de análise de matrizes curriculares GTMC/UFSC. Esse grupo realizou uma pesquisa baseada na análise de conteúdo, tendo como objeto todos os projetos de curso aprovados no Sistema e-Tec, e alcançou resultados que permitiram algumas inferências motivadoras do trabalho atual.

Inicialmente é preciso reconhecer que os projetos aprovados para integrar o Sistema e-Tec espelham-se na organização dos cursos presenciais das instituições proponentes, tanto no sentido da concepção teórico-metodológico como na organização curricular. No sentido teórico-metodológico, seguem os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, de conformidade com as recomendações do Decreto no. 5.154/2004. Nesse sentido, as orientações teórico-metodológicas dos projetos do Sistema e-Tec estão pautadas na organização dos cursos pelos lastros das competências, das habilidades e bases tecnológicas organizadas por área de atuação e uma estrutura curricular disciplinar.

O procedimento básico desse estudo foi a análise do conteúdo das ementas e propostas para os cursos, classificação delas quanto à pertinência para com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico.  Pela abordagem conceitual foram analisadas 2.801, das quais 2.304 puderam ser avaliadas, resultando no agrupamento de 1.727 ementas e na detecção de 577 ementas convergentes. As ementas agrupadas receberam um escore baseado em critérios específicos definidos pelo Grupo de Pesquisa, possibilitando assim identificar a melhor ementa de cada grupo.  Do conjunto total, 237 ementas não puderam ser avaliadas, e 260  não foram localizadas nos projetos. A metodologia quantifica e classifica esses dados por Eixo Tecnológico. Resultados detalhados desse estudo estão disponíveis no Relatório Final do GTMC/UFSC.  Em síntese, os resultados gerais são apresentados na Tabela 1:

Tabela 1 - Resultados Gerais
Total de ementas elencadas nos projeto
2.801
Ementas sem condição de avaliação
237
Ementas não localizadas
260
Ementas apreciadas
2.304
Ementas agrupadas
1.727
Ementas convergentes
577

Fonte:Elaborado pelos organizadores

Gráfico 1 - Total de Ementas consideradas no projeto GTMC/UFSC
Gráfico 1
Fonte:Elaborado pelos organizadores

A partir dos resultados obtidos pelo GTMC/UFSC/2009, foi possível sugerir alternativas de gestão pedagógica para resolver o problema da dispersão dos cursos e da produção de materiais do Sistema e-Tec Brasil, apontado no início do trabalho.  Uma delas, para médio e longo prazo, foi a recomendação de elaborar um Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil partindo-se da organização de uma Matriz Curricular de Referência para cada tipo de curso, por Eixo Tecnológico.

Esta é a origem do trabalho ora em foco, proposto em um contexto caracterizado pela pulverização de cursos e de produção de materiais: o cenário mostra instituições elaboradoras produzindo materiais iguais e instituições ofertantes utilizando materiais pulverizados, de diversas fontes, dificultando a integração de seu projeto pedagógico.

A questão fundamental que move então esse segundo estudo é: qual a matriz curricular que pode integrar os projetos dos cursos em Eixos Tecnológicos e entre si e, ao mesmo tempo, resguardar a flexibilidade necessária para atender às demandas singulares institucionais e pedagógicas? 

Para responder a essa pergunta, elaborou-se um projeto de pesquisa, cuja temática é o Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil: uma construção coletiva, cujo objeto de análise são as Matrizes Curriculares dos Cursos Técnicos oferecidos no sistema.

 

Grupo de Pesquisa PCEADIs