CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

 

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

Este estudo dá sequência aos resultados do primeiro Grupo de Trabalho e se expressa nas evidências de uma maior e melhor sistematização do Sistema e-Tec Brasil pela integração entre os  Eixos Tecnológicos, os cursos e as ementas propostas. Observa-se, de modo geral,  que além de reduzir a pulverização dos cursos e da produção de material constrói-se uma identidade para o Sistema e-Tec Brasil. A quantidade de cursos e de disciplinas levantadas no primeiro trabalho de pesquisa realizado pelo GTMC fica significativamente reduzida e integrada. Os 165 cursos e as 2.801 disciplinas identificados na primeira análise ficam integrados e reduzidos a 47 cursos e 1.036 disciplinas  sistematizados organicamente pela equalização   da nomenclatura do Catálogo Nacional  e pela organização do Currículo Referência. A organização das Matrizes Curriculares de Referência definem-se a partir do perfil profissional a ser formado e se desdobram na especificação das competências, das habilidades e de bases tecnológicas, resultando em um rol de ementas organicamente articuladas de modo vertical, horizontal e transversalmente. Observando-se com atenção o Relatório Executivo apresentado na forma impressa e on-line, pode-se perceber  graficamente esse propósito.

Inicialmente destaca-se a evolução do processo de sistematização dos Eixos e dos cursos em um sistema integrado entre o primeiro relatório do GTMC (2009) e os resultados atuais.

Gráfico 2 – Resultado do GTMC/UFSC/2009 e do GPCRF/UFSC/2011

Gráfico 2
Fonte: Elaborado pelos organizadores

O projeto GTMC em 2009 analisou  165 projetos de cursos e 2.081 ementas. Nesse contexto, aplicando a metodologia de análise de conteúdo categorizado pelos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico,  levantaram-se possibilidades de  compartilhamento de 1.727 entre as 2.801 ementas identificadas,  um índice de  65% com ementas  iguais ou muito semelhantes. O projeto GPCRF analisa esses mesmos cursos que, nominados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, se reduzem a 47. O estudo organizado e apresentado em uma Matriz Curricular de Referência foi baseado na metodologia de análise por categorias conceituais. As categorias que compõem a Matriz Curricular de Referência foram novamente inspiradas nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico e se constituíram por Perfil Profissional, Competências, Habilidades, Bases Tecnológicas e Ementas. Nesse caso, as ementas elaboradas respondem às demais categorias, fortalecendo uma organização curricular que tem por definição o perfil profissional a ser desenvolvido e não uma grade curricular  a ser ofertada. Essa  metodologia de análise categorizada,   progressivamente constituída,  possibilitou uma integração efetiva entre os Eixos Tecnológicos, os cursos e as ementas.      

Os 47 cursos constituem-se em um rol de 1.036 ementas, das quais 459, ou seja, 44%, são integradas. Ou seja, são iguais entre os diversos Eixos e os diversos cursos.

Gráfico 3 – Índice de integração do Sistema e-Tec

Gráfico 3
Fonte: Elaborado pelos organizadores

Portanto, encontra-se um índice de 9% de integração total de curso no sistema, ou seja, em todos os Eixos, de 20% de integração de cursos em diversos Eixos, de 15% de  integração dos cursos no mesmo Eixo e 56% de ementas  específicas dos cursos.

Em relação à  sistematização de produção de material, observa-se uma redução significativa entre a demanda de oferta de disciplinas e a produção de materiais didáticos indicados pelas ementas. 

Analisando-se detalhadamente, observa-se que com a elaboração de cadernos didáticos para  duas ementas atende-se  a uma demanda de 92 ofertas de disciplinas que ocorrem em todos os cursos do sistema. Com a elaboração de cadernos didáticos para  vinte  ementas atende-se  a uma demanda de 214 ofertas de disciplinas que ocorrem em diversos  cursos do sistema. Com a elaboração de cadernos didáticos para 49 ementas atende-se  a uma demanda de 152 ofertas de disciplinas  que ocorrem em todos os cursos de mesmos Eixos. Com a elaboração de 577 cadernos didáticos atende-se às especificidades de 47 cursos.

Gráfico 4 – Demanda e Produção de Cadernos Didáticos

Gráfico 4
Fonte: Elaborado pelos organizadores

De modo geral,  atende-se a todos os cursos do Sistema e-Tec com a elaboração de 577 cadernos didáticos para 577 ementas  específicas dos cursos. A elaboração de cadernos didáticos para 71 ementas atenderá  a 459 ofertas de disciplinas integradas no sisemta, totalizando 648 cadernos didáticos para atender a 1.036 ofertas de disciplinas para os 47 cursos que compõem o sistema e-Tec Brasil.

Esses dados referem-se somente aos cursos de Formação Profissional Técnica de Nível Médio do Sistema e-Tec Brasil.  Os seis cursos técnicos do PROEJA ofertados na modalidade a distância, que fazem portanto parte do sistema e-Tec, não foram analisados na primeira etapa pelo Grupo de Trabalho Matrizes Curriculares GTMC;  foram analisados somente na segunda etapa da pesquisa ou seja pelo Grupo de Pesquisa Currículo Referência GPCRF.

As Matrizes Curriculares de Referência para os cursos do Programa de Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que são oferecidos na modalidade a distância e também compõem o sistema e-Tec, foram elaboradas com base nas orientações do PROEJA; por isso, seus resultados são apresentados separadamente.

As Matrizes Curriculares do PROEJA, além de buscarem uma integração ao sistema e-Tec, priorizam uma integração substancial entre o ensino médio e a formação profissional.

Dessa forma, as Matrizes Curriculares de Referência para o PROEJA atendem somente os estudantes que ingressam em curso do PROEJA, embora procurem manter certa integração com a formação profissional oferecida pelo sistema e-Tec, como pode-se observar nos dados a seguir.

Observando os resultados da análise, pode-se dizer que o PROEJA está em quatro Eixos Tecnológicos do e-Tec e tem seis cursos, totalizando uma oferta de 192 disciplinas.

A análise nesse grupo expressa dois modos de integração: um interno no PROEJA e outro do PROEJA com o Sistema e-Tec. No modo interno, o PROEJA tem um índice significativo de integração entre a formação básica e formação profissional de nível técnico. Nesse sentido, os cursos do PROEJA têm um grupo de 107 ementas, isto é 56% integradas e de 85 ementas, sendo 44%, específicas dos cursos.

Gráfico 5 – Disciplina dos cursos PROEJA

Gráfico 6
Fonte: Elaborado pelos organizadores

Das 107 ementas integradas, 82, ou seja 43% integram o núcleo comum; sendo 13 ementas, isto é 7%, integram os  cursos nos diversos Eixos e 12 ementas, ou 6% , integram os cursos no mesmo Eixo. Compõem a parte específica de cada curso 85 ementas, que correspondem a 44% das ementas elaboradas.

Gráfico 6 – Integração das disciplinas no PROEJA

Gráfico 7
Fonte: Elaborado pelos organizadores

No outro modo de integração, isto é, na integração entre o PROEJA e o Sistema e-Tec, observa-se que das 192 ementas, 59 ou seja 31% delas estão integradas com as ementas do Sistema e-Tec e 133 delas que correspondem a 69% são exclusivas do PROEJA.

Gráfico 7 – Integração do PROEJA no Sistema e-Tec

Gráfico 8
Fonte: Elaborado pelos organizadores

Em relação à elaboração de cadernos didáticos para a modalidade a distância, a sistematização realizada pelo Currículo Referência no PROEJA representa uma economia de 43%;  ou seja,  das 192 diciplinas oferecidas, serão necessários 85 cadernos didáticos para oferta de,  44%, das ementas específicas. Para atender a 107 ofertas de disciplinas  integradas do PROEJA, serão necessários  25, cadernos didáticos a serem elaborados, que correspondem a 13%.  

Gráfico 8 – Demanda e produção do PROEJA>

Gráfico 8
Fonte: Elaborado pelos organizadores

Com uma análise por categoria pedagógica mais aprofundada, pode-se ampliar esse estudo e propor a elaboração de material didático impresso com foco conceitual básico do que é comum em diversos cursos, e direcionar as particularidades, as regionalidades, para serem trabalhadas no plano de ensino do professor, desenvolvidas nos materiais digitais e no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Esse trabalho de polimento deve ser feito na sequência dos estudos. 

O resultado que se alcançou até aqui exigiu um esforço considerável na elaboração, revisão e análise das congruências necessárias nas Matrizes Curriculares de Referência e na identificação dos focos de integração horizontal e vertical. Porém, é possível ampliar esse estudo e realizar uma análise  transversal para aprimorar tanto as inferências de caráter quantitativo quanto as de qualitativo que expressam a  identidade e a integração do sistema.

Esses números tornam-se ainda mais interessantes se forem considerados todos os cursos ofertados no Sistema e-Tec Brasil. Essa potencialização de recursos e de condições pedagógicas no sentido exponencial viabiliza uma reorientação na gestão dos processos de elaboração de materiais, de capacitação de agentes, de redirecionamento de distribuição de recursos. Essa análise pode ser mais apurada para extrair indicadores de caráter pedagógico e de gestão.

 

Grupo de Pesquisa PCEADIs