Perfil Sócio-Laboral | Dimensões Éticas | Dimensões Conceituais | Dimensões Teórico-Práticas | Bases Conceituais e Tecnológicas | Ementas | |
---|---|---|---|---|---|---|
|
• Conhece e compreende o conceito de diversidade, a fim de fortalecer os valores, ampliar a capacidade crítico-reflexivo, articulada à formação para o mundo do trabalho, priorizando a ética, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento. • Percebe a diversidade cultural, sexual, étnica, regional, intervindo para assegurar as opções individuais e de grupos com intuito de, garantindo as diferentes manifestações, democratizar as relações sociais. • Possui visão crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Atua de forma a melhorar as condições de trabalho dos usuários, preservando o meio ambiente. • É criativo, cooperativo e inovador na solução de problemas e atua social e profissionalmente de forma ética e empreendedora. • Valoriza e reconhece as diferentes manifestações artísticas, culturais, sociais, históricas e laborais no âmbito do Brasil e da América Latina. • Possui visão contextualizada do eixo tecnológico de informação e comunicação em termos políticos, econômicos e sociais. • Atua de forma a melhorar as condições de trabalho dos usuários, preservando o meio ambiente. • É cooperativo em equipes multidisciplinares. • Tem bom relacionamento inter-pessoal. • Busca formação continuada em sua área de atuação. |
|
• Usa adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Acessa o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Utiliza os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização da realidade pela constituição de significados, expressão e comunicação e informação. • Aplica os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar. • Interpreta textos dos diversos gêneros, relacionando-os aos seus contextos de produção e de recepção. • Estabelece relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio, relacionando histórias de leitura. • Confronta o texto lido com outros textos, outras opiniões e posiciona-se criticamente. • Localiza informações explícitas no texto, com o objetivo de solucionar um problema proposto. • Diferencia ideias centrais e secundárias, ou itens e subitens de um texto. • Seleciona textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.). • Seleciona livros para leitura integral de acordo com seus objetivos e interesses. • Posiciona-se criticamente a respeito dos textos lidos debatendo-os com outros leitores. • Produz textos narrativos, dissertativos, argumentativos, opinativos, mobilizando no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero e organizando o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção. • Utiliza as linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos de interlocutores. • Lê textos diversos em inglês e espanhol: capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais e canções, com certa fluência. • Identifica vocábulos das línguas inglesa e espanhola, relacionando-os e associando-os com os da língua materna, dentro do seu universo socioeconômico e cultural, com base no seu conhecimento de mundo. • Manuseia adequadamente o dicionário em busca dos significados de palavras do texto. • Associa os temas ou assuntos de um texto ao seu conhecimento prévio ou de mundo, com base em situações de perguntas e respostas dirigidas. • Infere informações em textos apoiando-se em recursos não verbais, ilustrações, jogos e reconhecimento de palavras. • Escreve satisfatoriamente pequenos textos em inglês e espanhol com finalidades diversas. • Usa os saberes da língua inglesa e espanhola como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos culturais. • Troca e constrói conhecimentos úteis entre os servidores públicos e destes com os usuários dos serviços públicos. • Lê e produz textos visuais. • Reconhece os processos de organização, de leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos. • Compara as funções da arte em diferentes contextos e momentos da história. Entende o tempo em que o artista viveu, sua condição social e suas ideias – olha-o como sujeito histórico. • Analisa as diversas manifestações das artes visuais – em suas múltiplas funções – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos e interage com o patrimônio cultural. • Analisa, reflete e compreende as artes visuais, a partir de critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins – de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, semiótico, científico e tecnológico. • Identifica e diferencia elementos formais como linha, cor, volume, superfície, textura, luz e outros e suas potencialidades simbólicas e expressivas no estudo da paisagem, fauna e flora. • Identifica e reconhece as criações artísticas nacionais e as influências interculturais. • Identifica e analisa as implicações estéticas e ideológicas das representações iconográficas dos diversos estilos de época. • Pratica atividades físicas que contribuam para o seu desenvolvimento humano e profissional. • Aplica conceitos e vivências de atividade física abordados na escola, aos momentos de lazer e trabalho, de forma a melhorar a própria condição de vida e a do outro. • Reinterpreta as normas estabelecidas para a realização de eventos inerentes à Educação Física, com vistas à integração dos indivíduos em atividades que proporcionem a participação solidária. • Interpreta e se expressa criticamente sobre as informações veiculadas pela mídia, relativas à atividade física. • Posiciona-se criticamente, em face das orientações e recomendações contidas em bulas, vídeos, rótulos, manuais e outros textos relativos ao consumo de medicamentos, suplementos alimentares, equipamentos, que relacionam a prática da atividade física à saúde do indivíduo. • Identifica e relaciona o processo de funcionamento do organismo humano. • Aplica as funções como modelos ao estudo de situações reais e hipotéticas, observando seu comportamento quanto ao crescimento e de crescimento. • Utiliza operações e conceitos básicos de matemática na solução de situações-problema. • Apreende a linguagem gráfica e a utiliza na interpretação de situações do cotidiano. • Modela situações-problema relacionadas aos fenômenos físicos, sociais e naturais, auxiliando-as em todas as áreas do conhecimento. • Identifica e analisa dados estatísticos, em situações do cotidiano, apresentados em gráficos e tabelas. • Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos. • Emprega os conhecimentos de Biologia para a compreensão do mundo e nele age com autonomia mediante os conhecimentos da área de Física. • Analisa as intervenções do ser humano no meio ambiente e suas formas de utilização dos recursos naturais. • Reconhece e executa procedimentos de proteção e de preservação das espécies de seres vivos. • Intervém individual e coletivamente de forma a levantar os prejuízos causados na biosfera e sugerir ações de redução dos efeitos agudos e crônicos da ação natural e identifica possíveis alterações ambientais que modificam o equilíbrio ecológico. • Reconhece o uso de alimentação adequada e saudável como requisito fundamental para os processos vitais e adaptativos dos seres. • Avalia torques em configurações simples (p.ex., pedais, volantes) e ampliações de forças em ferramentas e nos movimentos do corpo humano. • Localiza posições, descreve deslocamentos e representa velocidades ou acelerações, utilizando linguagem vetorial. • Relaciona trabalho e energia, em situações reais (p.ex., quando se atira uma pedra, quando se lança um dardo). • Utiliza a definição de trabalho para o cálculo da energia necessária para a realização de diversas atividades (p.ex., subir escada, frear veículos, arrastar objetos). • Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza. • Critica as informações a partir da compreensão da importância da história da Química no desenvolvimento social, tecnológico e científico. • Diferencia substâncias de misturas, de modo geral e a partir dos conceitos de temperatura de fusão, de temperatura de ebulição, de densidade e de solubilidade das substâncias. • Converte a linguagem discursiva da Química em linguagem simbólica. • Relaciona as substâncias simples e compostas, a partir do uso de modelos. • Observa os efeitos dos gases poluentes na atmosfera e descreve os principais problemas por eles gerados. • Observa as aplicações dos gases no cotidiano. • Identifica, constrói e compreende o diagrama de Linus Pauling para a realização da distribuição eletrônica. • Identifica camadas de valência e subníveis mais energéticos de cada elemento. • Reconhece na Tabela Periódica a organização dos elementos químicos. • Correlaciona a posição dos elementos na Tabela Periódica com suas propriedades (eletronegatividade, temperatura de fusão e ebulição, densidade, caráter metálico e raio atômico). • Distingue os tipos de ligações químicas. • Correlaciona as propriedades físico-químicas das substâncias com as interações intermoleculares e intramoleculares. • Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas. • Identifica e analisa os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos). • Reconhece as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações. • Reconhece as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América. • Identifica as principais características do trabalho agrícola e industrial no mundo contemporâneo. • Estabelece relações entre desenvolvimento tecnológico e empregabilidade. • Analisa, criticamente, as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais). • Identifica, a partir de fontes históricas diversas, o processo de constituição das sociedades contemporâneas. • Relacionar a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas. • Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados. • Aplica os conhecimentos apreendidos por meio de textos filosóficos no desenvolvimento de ações solidárias e de engajamento. • Utiliza os conhecimentos apreendidos da Filosofia para a formação da cidadania. • Faz relações entre liberdade e construção da cidadania, considerando o desenvolvimento da consciência de cada indivíduo. • Identifica atitudes autoritárias em si e nos outros e em grupos. • Interpreta fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas, acerca das diferentes formas de manifestação socioeconômica na escala global, notadamente as representativas da composição atuação e abrangência dos blocos econômicos internacionais geopolíticos. • Aplica o sistema de coordenadas geográficas na delimitação dos fusos horários. • Usa recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas. • Investiga como as tecnologias de informação (celular, internet, computador e outros) contribuem para a formação de novas identidades grupais. • Aplica técnicas de pesquisa das Ciências Sociais na investigação sobre os diversos grupos e movimentos culturais constitutivos da sua comunidade. • Identifica e diferencia técnicas de coleta de dados em função da interpretação dos resultados obtidos. • • Lê e interpreta tabelas, gráficos, mapas e imagens presentes em livros, jornais e revistas referentes aos processos de constituição da identidade social e cultural, assim como relativos a partidos políticos, eleições, sindicatos e movimentos sociais. • Utiliza os recursos disponibilizados pela informática com ética. • Desenvolve ações no âmbito da informática que contribuem para o fortalecimento da sociedade. • Utiliza recursos com intuito de promover a privacidade e a propriedade das informações. • Aplica a legislação e as normas referentes ao processo, à qualidade, à saúde, à segurança no trabalho e ao meio ambiente. • Trabalha em equipes multidisciplinares. • Utiliza adequadamente os recursos de hardware e software de computadores. • Utiliza técnicas, comandos, estruturas de controle e armazenamento para o desenvolvimento de algoritmos. • Utiliza adequadamente componentes e ferramentas de redes de computadores. • Utiliza protocolos de comunicação. • Identifica problemas em elementos internos e externos ao computador. • Interpreta e aplica corretamente as normas e/ou informações contidas em documentação técnica de sistemas de informação e comunicação. • Prepara relatórios técnicos de procedimentos e atividades. • Utiliza sistemas operacionais, seus serviços, funções, ferramentas e recursos. • Realiza treinamentos e dá suporte aos usuários. • Instala e configura computadores e seus periféricos, utilizando softwares e ferramentas de montagem e conexão de suas partes, interpretando orientações de manuais. • Seleciona e instala programas de acordo com as necessidades dos usuários. • Elabora e/ou aplica soluções para corrigir falhas no funcionamento dos computadores, periféricos e softwares. |
Formação Geral Linguagens, Códigos e suas Tecnologias • Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Letramento(s): leitura e produção de textos como práticas socioculturais • Norma padrão, escrita e oralidade • Preconceito linguístico e respeito às variações • Textos em variados gêneros do discurso: relato, debate, resumo, teatro, etc. • Elementos textuais: temas, pressupostos e inferências • Elementos de textualidade: coesão e coerência • Textos narrativos, descritivos e argumentativos • Concepções filosóficas, estéticas e linguísticas dos diversos estilos de época da literatura • Leitura de obras literárias de autores lusófonos e da América Latina, inclusive os afro-brasileiros • Produção, reescrita e releitura de textos em variados gêneros do discurso: relato, debate, resumo, artigo de opinião, textos expositivos, dissertativos, argumentativos, teatro etc. • Elementos linguísticos e gramaticais dos textos em situações de uso, tais como pontuação, concordância nominal e verbal, colocação pronominal, regência nominal e verbal e emprego da crase • Arte, representação artística e a relação com conceitos filosóficos e religiosos; indivíduo e cultura • Leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos • Análise de imagens, funções da arte, compreensão dos processos criativos das produções artísticas nas diversas áreas da linguagem artística bem como das novas tecnologias aplicadas e leitura estética de imagens em suas diferentes formas • O olhar do outro, tipos e gêneros na representação contemporânea • Leitura e análise da obra de arte • Arte em suas diferentes formas de manifestação, cultura e história • Correntes artísticas ao longo da história • Cultura brasileira em relação à cultura mundial; aspectos da globalização, obra de arte e sua função; cultura de massa e cultura popular • Produção, criação e análise de objetos artísticos relacionados aos aspectos das obras estudadas em suas devidas contextualizações e linguagens expressivas • Leitura de capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais, canções em inglês e/ou, legendas de filmes etc. • Elementos da estrutura composicional dos diversos gêneros textuais em inglês e/ou espanhol • Funções e finalidades dos textos lidos • Vocabulário em língua estrangeira (cognatos e falsos cognatos) • Uso de dicionário: significado de palavras • Textos em língua estrangeira: interpretação e associação das informações dos textos ao seu conhecimento prévio ou de mundo • Conhecimentos linguísticos básicos: artigos, preposições, tempos verbais, pronomes, adjetivos, verbos, conjunções etc. • Produção escrita em língua estrangeira de gêneros variados • Organização textual em língua estrangeira: uso de maiúsculas, pontuação, diagramação, segmentação, coerência e coesão • Frases, orações e períodos em seus contextos de uso • Concordância nominal e verbal em situações contextuais (relações de gênero e número necessárias para o aperfeiçoamento do texto em língua estrangeira) • O esporte, o exercício físico, a valorização da forma física e os discursos midiáticos • Jogos e sistemas táticos de modalidades individuais e coletivas para jovens e adultos • Desempenho no esporte como lazer e no esporte como trabalho • O esporte como criador de uma postura ética, solidária e colaborativa (fair play) • Jogos cooperativos e competitivos, diferenças na participação e sistemas táticos em diversas modalidades nas vivências de jovens e adultos • Suplementos, alimentos dietéticos, manuais e as publicações não científicas, o olhar do jovem e da vida adulta • Práticas corporais e esportivas da cultura negra, em diferentes momentos históricos • Influência das diferenças socioeconômicas nos praticantes das várias modalidades esportivas • Brinquedos e brincadeiras das diferentes culturas, em particular da africana e suas ressignificações • Modalidades culturalmente estabelecidas como masculinas e femininas • As culturas juvenis no contexto dos esportes radicais, do ritmo, das lutas, da cultura do movimento e das lutas virtuais • O adulto e o cuidado com o corpo • Dança e práticas circenses • O respeito à alteridade nas questões da corporeidade • A relação entre saúde e beleza na contemporaneidade • Ginástica laboral: benefícios, qualidade de vida do trabalhador e aumento de produtividade • Sedentarismo, atividade física e prevenção na vida adulta • Discurso da mídia sobre a relação do exercício físico e emagrecimento, hipertrofia muscular e saúde Matemática e suas Tecnologias • Conjuntos • Classificação e representação • Operações • Intervalos • Representação algébrica • Domínio, imagem, contradomínio • Função 1º e 2º grau • Conceitos • Matemática financeira – conceitos básicos • Razão, proporção e regra de três • Porcentagem, juro simples e composto • Progressões • Princípio fundamental da contagem • Fatorial • Estatística – conceitos básicos • Média • Moda mediana • Geometria plana e espacial • Gráficos e tabelas: análise e construção de materiais e estudos envolvendo o mundo do trabalho e saúde Ciências da Natureza • Ecologia – sustentabilidade, meio ambiente, biomas, fluxo de energia e ciclos da matéria • Desequilíbrios ambientais e ação humana; conservação e preservação do meio ambiente • Citologia: células – conceito, importância e funções • Introdução à fisiologia e a divisão celular • Evolução: origem e evolução da vida • Fisiologia humana – nutrição, respiração, circulação e excreção • Genética: conceitos básicos; importância da engenharia genética para a saúde humana e a economia (alimentos transgênicos) • Hereditariedade e as Leis de Mendel: clonagem e transgenia • Medidas de comprimento, massa e tempo (Sistema Internacional de Unidades) • Leis de conservação de energia • Leis de Newton • Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento. Potência • Ondas • Grandezas físicas • Energia • Conservação de energia • Correntes de convecção • Matéria, corpo, objeto e química. • O papel do homem na transformação da natureza • Estados físicos da matéria, suas transformações e propriedades. • Substância e mistura (homogênea e heterogênea). • Métodos de separação de misturas • Modelo atômico de Dalton • Evolução dos modelos atômicos • Características do átomo • Estudo do núcleo e da eletrosfera • A organização dos diversos tipos de átomos e suas relações • Tabela periódica • Tipos de ligação química • O uso de substâncias pelo homem para melhoria de sua qualidade de vida e do trabalho. • Funções inorgânicas • Soluções • Definições e características • Cálculos de concentração • A energia nos processos químicos. Ciências Humanas e suas Tecnologias • A pré-história • As sociedades da Antiguidade • A Idade Média • As sociedades pré-colombianas • A expansão comercial e marítima européia • A colonização brasileira • Revolução Francesa e Revolução Industrial • Independência das colônias ibero-americanas • O Império no Brasil • Abolição da escravatura no Brasil • A República no Brasil • Primeira Guerra Mundial • A Revolução Russa • Período entre Guerras • Segunda Guerra Mundial • O populismo • A ditadura militar • A redemocratização • Desafios atuais do Brasil • Geografia e seu objeto de estudo • Paisagem, lugar, espaço natural e espaço artificial • Espaço geográfico e seu significado político • Orientação, localização e representação da Terra e do Brasil • Planejamento territorial • Estrutura geológica e relevo brasileiro • Tempo e clima no Brasil • A hidrografia do território brasileiro • Industrialização brasileira • O Brasil na globalização • Redes de circulação e transportes • O processo da urbanização no Brasil: êxodo rural e urbanização • A realidade rural brasileira e reforma agrária • A velha ordem da Guerra Fria • A queda do Muro de Berlim e a nova ordem mundial • Movimentos migratórios • Filosofia • Do mito à razão • O cidadão da pólis/democracia • O Homem como animal político • O eu, os outros e o mundo • Identidade étnico-racial • Sujeito x objeto do conhecimento • Senso comum x senso crítico • Cidadania contemporânea • Indústria cultural • A moral e a ética • Correntes filosóficas: algumas noções. • Sociologia como ciência • Conhecimento sociológico do cotidiano • O fato social (coercitividade, exterioridade, generalidade). • Sociedade como organismo • Solidariedade mecânica e orgânica • Grupos sociais • Conservação e transformação da sociedade • Brasil: que país é este? • Realidade social, política e cultural brasileira • Fome, violência, trabalho infantil e escravo, analfabetismo, mortalidade infantil, entre outros. • Direitos humanos no Brasil • Estado x sociedade civil organizada • Divisão social do trabalho • O Estado laico e o poder da religião • As novas tecnologias na formação dos grupos sociais • Ideologia, alienação e classes sociais no Brasil • Conceitos básicos: política, poder e participação • A ação política • Representação das mulheres, dos negros e demais movimentos sociais na política nacional • Temas contemporâneos da sociologia • Desenvolvimento de projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social Habilitação Profissional Técnica • Processador de textos • Planilha eletrônica • Software de apresentação • Sistemas de informação • Arquitetura básica de computadores • Hardware e software • Representação de dados • Segurança no trabalho, saúde e meio ambiente • Empreendedorismo • Legislação em informação e comunicação • Lógica de programação • Linguagem de programação • Transmissão e comunicação de dados • Sistemas operacionais • Funcionamento dos componentes internos dos computadores • Eletricidade básica • Sistemas numéricos • Eletrônica básica • Eletrônica digital • Princípios de funcionamento e características dos equipamentos externos • Instalação elétrica e aterramento • Relacionamento interpessoal • Procedimentos de segurança para instalação de elementos internos e externos de informática • Arquiteturas de redes de computadores • Meios físicos de transmissão de dados • Dispositivos e padrões para comunicação entre computadores e periféricos • Aplicativos utilitários e de segurança |
Formação Geral Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Introdução à EaD (60h) Informática Básica (45h) Língua Portuguesa (240h) Língua Estrangeira Inglês/ Espanhol – (60h) Educação Física (30h) Artes (60h) Matemática e suas Tecnologias Matemática (240h) Ciências da Natureza Biologia (120h) Física (105h) Química (105h) Ciências Humanas e suas Tecnologias História (90h) Geografia (90h) Filosofia (75h) Sociologia (75h) Projetos Integrados de Intervenção em Informática (60h) Habilitação Profissional Técnica Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (30h) Empreendedorismo (30h) Ética e Legislação Aplicada ao Mercado de Tecnologias da informação (30h) Relações Humanas no Trabalho (30h) Operador de Microcomputadores (105h) Desenvolvimento de Interface WEB (90h) Montagem e Configuração (105h) Redes de Computadores (120h) Lógica e Linguagem de Programação (120h) Estrutura de Dados e Arquivos (60h) Linguagem Visual (90h)Desenvolvimento de programas, programação básica. O ambiente de programação e os controles. Os tipos de dados, sub-rotinas, estruturas matriciais, arquivos, comunicação browsers, variáveis, strings, fluxo e controle. Orientação a objetos, manipulação de arquivos e acesso a banco de dados. Banco de Dados (60h) Projeto de Sistemas (120h) Treinamento e Instrutoria (90h) |