CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico PROEJA/
Técnico em Informática / PROEJA

O curso Técnico em Informática do PROEJA tem como meta a formação de um profissional que tem por característica a capacidade de trabalho em conjunto, de forma proativa, tanto com pessoas como com a tecnologia disponível em seu meio; que tem conhecimento técnico, formação tecnológica e capacidade de mobilização desses conhecimentos para atuar no mundo do trabalho de forma criativa, ética, empreendedora e consciente dos impactos socioculturais. Tem por objetivo a formação do técnico que deseja atuar nas diversas áreas da informática.

A Matriz Curricular de Referência apresentada visa atender à necessidade de formação de profissionais que interajam com os novos paradigmas e com as rápidas mudanças inerentes às transformações tecnológicas e socioculturais no mundo do trabalho. Esse movimento exige que no projeto pedagógico e na ação docente se vislumbre a interação com os diferentes atores envolvidos no processo produtivo, assim como a incorporação de recursos atualizados e de práticas pedagógicas inovadoras compatíveis com os princípios da aprendizagem com autonomia.

O curso pensado nesta Matriz enfatiza a proposta integradora ancorada nas Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica para os cursos do PROEJA. Garante acesso ao Ensino Médio e a uma qualificação profissional de Nível Técnico, possibilitando ao aluno analisar problemas, situações e acontecimentos em um dado contexto e em suas múltiplas dimensões, a apropriação de saberes e bases tecnológicas compatíveis com as exigências de flexibilidade e a contextualização em situações propostas para tais fins.

O Curso Técnico em Informática destina-se à formação de um profissional em diferentes áreas do conhecimento e de experiências, ancorado em distintos componentes curriculares que devem entrelaçar-se, completando-se mutuamente para uma ação de construção e reconstrução na sociedade, dos sistemas de comunicação, de tecnologia, do mundo estético, dos valores, das atitudes e da ética no mundo do trabalho. O Curso destina-se à formação do profissional que atua com a arquitetura básica de equipamentos de informática e de comunicação, com o planejamento e a implementação de sistemas de informação e de comunicação.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 2.535 horas, distribuídas em 29 disciplinas, das quais 14 integram o Núcleo Comum dos cursos do PROEJA, 12 são específicas deste curso, 01 faz parte de diferentes eixos do PROEJA e 02 do mesmo eixo. Das 29 disciplinas 03 são compartilhadas em outros cursos técnicos do Sistema e-Tec Brasil.

João Rocha Dias Filho

 

Grupo de Pesquisa PCEADIs