Perfil Sócio-Laboral | Dimensões Éticas |
Dimensões Conceituais |
Dimensões Teórico-Práticas | Bases Conceituais e Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Agropecuária é o profissional que compreende a realidade social, científica, econômica, política, cultural e do mundo do trabalho, para nela inserir-se e atuar de forma ética, competente, técnica e política, visando à transformação da sociedade em função dos interesses sociais e coletivos, especialmente os da classe trabalhadora. É o profissional que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico e integrador na construção de novas estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais que são necessárias ao incremento profissional. Privilegia a busca de equidade e inclusão social, por meio da promoção das políticas públicas e articulações institucionais para a adoção de bases tecnológicas que aproximam os processos produtivos das dinâmicas ecológicas. Age com ética profissional, revelando iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domínio do conhecimento. Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade como disseminador e facilitador do conhecimento, permitindo uma abordagem sistêmica capaz de privilegiar a busca pela sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente. O Técnico em Agropecuária conjuga saberes e experiências que permitem o planejamento, execução, acompanhamento, orientação e fiscalização de todas as fases dos projetos agropecuários na produção animal, vegetal e agroindustrial. Tem conhecimento em administração de empresas rurais, na medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e em programas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa e associativismo. |
• Percebe a diversidade cultural, sexual, étnica, regional, intervindo para assegurar as opções individuais e de grupos com intuito de, garantindo as diferentes manifestações, democratizar as relações sociais. • Atua social e profissionalmente de forma ética e empreendedora. • Possui visão crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Desenvolve projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social. • É criativo, cooperativo e inovador na solução de problemas. • Valoriza e reconhece as diferentes manifestações artísticas, culturais, sociais, históricas, laborais no âmbito do Brasil e da América Latina. • Atua em prol do desenvolvimento sustentável. • Tem visão contextualizada do eixo recursos naturais em termos políticos, econômicos e sociais. • Fomenta o associativismo, o cooperativismo e a agroecologia como alternativas de desenvolvimento econômico e social. • Compromete-se e se empenha com a criação de condições de trabalho salubre em benefício dos trabalhadores. • Possui visão humanística, crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Defende a diversificação das atividades produtivas como alternativa perante as vulnerabilidades do mercado. • Atua em consonância com as normas, leis e políticas públicas que regulamentam a atividade agropecuária e a sociedade como um todo. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos de sua formação. • Identifica a alteridade no processo de construção da identidade e as relações sociais e do ambiente de trabalho. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações, saúde e meio ambiente. • Identifica os elementos necessários para coletar e documentar informações sobre o desenvolvimento de projetos. • Utiliza as várias linguagens: artística, científica, corporal, filosófica, literária, matemática e tecnológica, bem como as línguas estrangeiras para ampliação da visão de mundo. • Domina conceitos de língua materna, geradora de significação e integração da organização de mundo e da própria identidade. • Conhece fundamentos da língua inglesa e/ou espanhola. • Constrói argumentações consistentes, correlacionadas a situações diversas para propor e realizar ações éticas de intervenção social. • Domina conhecimentos sobre fenômenos naturais, químicos e sociais, nos diferentes componentes curriculares, em seus processos histórico-geográficos, artístico-culturais e tecnológicos para a formação do cidadão. • Entende o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. • Compreende a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler. • Distingue as marcas próprias do discurso literário e estabelece relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. • Identifica textos de diferentes gêneros, inclusive os técnico-científicos, com seus elementos constitutivos, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro, e reconhece as categorias explicativas básicas da área, demonstrando domínio do léxico da língua. • Compreende as relações entre o desenvolvimento científico, tecnológico e ético das áreas de Química, Física e Biologia, nos aspectos sociopolítico e cultural. • Reconhece a célula como unidade viva formadora dos organismos, sua organização e funcionamento. • Compreende a função e a importância dos nutrientes na formação das células e na manutenção da saúde. • Compreende o funcionamento do organismo e a regulação da coordenação das funções vitais e relaciona os alimentos com os processos de desenvolvimento e de manutenção da vida dos seres vivos. • Relaciona os efeitos sofridos pelos sistemas decorrentes do uso indevido de substâncias. • Identifica, localiza, compara e reconhece a importância dos ecossistemas brasileiros. • Reconhece a interdependência das espécies e a influência que o meio exerce sobre elas e vice-versa. • Compreende que a matéria transita nos meios bióticos e abióticos, acarretando fluxo de energia. • Situa a divisão dos grupos de seres vivos e os seus processos de adaptação e conhece a sua anatomia microscópica e macroscópica. • Conhece os programas de nutrição e alimentação dos animais. • Identifica os procedimentos envolvidos nos métodos e técnicas de reprodução. • Identifica os métodos de propagação vegetal sexuada e assexuada e as etapas da produção de sementes e mudas. • Relaciona os alimentos com os processos de desenvolvimento e de manutenção da vida dos seres vivos. • Conhece os métodos de seleção e cruzamento, com vistas ao melhoramento genético animal. • Identifica as principais doenças infectocontagiosas, parasitárias e tóxicas que afetam os animais. • Analisa e entende as diferenças na morfologia e na fisiologia masculina e feminina, e entende as transformações orgânicas e os comportamentos próprios de jovens e adultos. • Apreende os fundamentos biológicos e sociais da sexualidade e reconhece questões relacionadas à gravidez precoce. • Identifica as consequências da fome no Brasil e no mundo. • Compreende as técnicas e os tipos de preparo dos alimentos, da produção ao consumo. • Identifica os nutrientes, alimentos e suas funções. • Compreende a importância da conservação da flora e da fauna e as reconhece como fonte de matéria-prima. • Reconhece a necessidade do controle biológico dos recursos utilizados pelo homem na produção de alimentos na manutenção da cadeia e teia alimentar. • Distingue o peso e a massa, bem como relaciona a força e o movimento em situações reais (Leis de Newton). • Analisa a quantidade de movimento e impulso, conservação da quantidade de movimento. • Relaciona força, peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio de atração de massas (Leis de Kepler e Lei de Newton – Gravitação Universal). • Distingue as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades. • Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza. • Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais). • Distingue as transformações dos materiais por meio de observação experimental. • Reconhece que substâncias compostas podem ser decompostas em substâncias simples. • Identifica os elementos necessários para coletar e documentar informações sobre o desenvolvimento de projetos. • Entende o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. • Reconhece aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente. • Identifica e justifica a morfologia e a fisiologia dos seres vivos como características evolutivas e imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ecológico. • Compreende que nosso planeta sofreu profundas transformações, no decorrer do tempo, e que apresenta um equilíbrio dinâmico. • Reconhece a célula como unidade viva formadora de todos os organismos e observa que sua organização e funcionamento são semelhantes em todos os seres vivos. • Compreende a função e a importância dos nutrientes na formação das células e na manutenção da saúde. • Reconhece que a origem e a variabilidade das espécies resultam da interação de mecanismos físicos e biológicos que determinam sua existência, transformação e preservação. • Identifica os nutrientes essenciais para as culturas e compreende sua absorção, sintomas de deficiência e toxidez. • Conhece a botânica, ecofisiologia, fenologia e o metabolismo vegetal. • Relaciona a evolução da Química com a construção da história humana e do trabalho. • Distingue as transformações dos materiais por meio de observação experimental. • Reconhece que as transformações envolvem troca de energia, promovendo ou não mudanças de estado físico. • Entende que existe relação entre as transformações dos materiais de suas propriedades. • Compreende o uso de modelos para explicar a constituição dos materiais. • Representa graficamente propriedades de substâncias e misturas. • Distingue a importância dos gases para os seres vivos. • Descreve os principais problemas gerados pelos gases poluentes. • Aplica o Sistema Internacional de Medidas nos conceitos básicos da química: massa e volume. • Identifica o modelo atômico atual. • Identifica as partículas fundamentais que constituem o átomo. • Posiciona a ocorrência, obtenção e aplicação de alguns elementos químicos. • Reconhece a importância tecnológica e econômica dos metais. • Reconhece a polaridade de moléculas por meio dos tipos de átomos que constituem a molécula e de sua geometria. • Distingue a importância dos compostos orgânicos. • Identifica os tipos de carbonos nos compostos orgânicos. • Estuda as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos. • Situa as partículas fundamentais que constituem o átomo. • Aprecia e analisa os fatores que intervêm no comportamento financeiro e econômico da sociedade. • Utiliza operações e conceitos básicos de matemática na solução de situações-problema. • Faz generalizações e argumentações consistentes. • Apropria a história da matemática para a elaboração do seu conhecimento. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira. • Analisa a probabilidade de ocorrência de um fato para que possa criticá-lo de forma ética. • Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas. • Situa características dos diferentes períodos de expansão da espécie humana. • Analisa os fatores responsáveis pelas alterações no espaço provenientes das formas de ocupação realizadas pela espécie humana no planeta. • Reconhece o processo de evolução e de distribuição populacional, para uma análise da organização e da ocupação do espaço territorial brasileiro, observando aspectos como a formação da população brasileira, sua diversidade cultural, crescimento, movimento, distribuição e estrutura. • Identifica a diferença entre moral e ética. • Identifica a presença do Estado nas mais variadas esferas da vida cotidiana. • Desenvolve a reflexão filosófica, considerando os aspectos analíticos, investigadores e questionadores. • Reconhece as principais características da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. • Identifica, a partir da História da Filosofia, os fundamentos básicos da Ética e dos valores que a definem, por meio de textos que expressem o pensamento filosófico. • Reconhece fenômenos sociais representativos da análise sociológica. • Identifica relações de identidade (semelhança) e diferença (oposição) representativas das estruturas sociais. • Identifica as relações de poder presentes nas microestruturas das relações sociais. • Analisa o impacto das atuais tecnologias de produção, informação e distribuição no surgimento de novas formas de exclusão e/ou inclusão social. • Situa as possíveis relações entre os processos de estratificação social e as diferenças de gênero, orientação sexual, étnicas, religiosas, regionais e culturais. • Identifica as principais características da Sociedade Brasileira. • Identifica os valores e as ideologias que orientam escolhas e as ações dos membros de uma classe social. • Identifica os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos). • Compreende as características essenciais do trabalho humano, e sua organização em diferentes contextos históricos (Antiguidade, Idade Média, escravidão moderna, industrialização). • Situa, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição. • Identifica as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas). • Reconhece os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista, desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV e XVI. • Identifica as características sociais, econômicas e políticas da Colônia, Império e República no Brasil. • Percebe como as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas. • Identifica os principais fatores que levaram à crise do antigo regime e à deflagração das revoluções burguesas na Europa Ocidental. • Identifica os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América. • Identifica a origem dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz étnica brasileira. • Analisa a participação dos africanos no que concerne à sua força de trabalho e influências culturais nos diferentes ciclos econômicos. • Caracteriza situações representativas da atual situação dos países que compõem o continente africano, estabelecendo relações entre fundamentos antropológicos da origem dos povos e as influências étnico-culturais e econômicas resultantes dos processos de colonização em suas diferentes regiões. • Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados. • Caracteriza a atual estrutura agrária brasileira e analisa as relações trabalhistas no campo. • Analisa a organização e a produção do espaço agrário brasileiro e/ou sua transposição para o urbano industrial, no contexto do mundo do trabalho. • Identifica quantitativa e qualitativamente os ritmos do processo de urbanização brasileira, com destaque para o processo de metropolização. • Compreende as diferentes causas e consequências das migrações mundiais. • Caracteriza o processo de transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram e ocorrem nos países da Europa Centro-Ocidental, a formação do Espaço Econômico Europeu (EEE) e a reunificação da(s) Alemanha(s). • Analisa o processo expansionista dos EUA, sua liderança política e econômica, no contexto mundial, e seus reflexos no arranjo geopolítico atual. • Identifica os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana. • Reconhece a posição proeminente de parte da Ásia e da Europa, assim como dos EUA nos fluxos econômicos globais em comparação com o restante do mundo, inclusive o Brasil. • Relaciona a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas. • Identifica os domínios naturais (litosfera, hidrosfera e atmosfera) e caracteriza os principais biomas do Brasil e do mundo, com destaque para questões relativas à biodiversidade. • Reconhece a importância da geomorfologia climática, na dinâmica do espaço brasileiro, e do uso de recursos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. • Descreve e classifica o modelo do relevo brasileiro, considerando a dinâmica tectônica e a atuação das forças exógenas, notadamente a influenciada pelos fenômenos climáticos. • Diferencia tempo e clima e identifica elementos e fatores responsáveis pelos diferentes tipos climáticos, além de caracterizá-los. • Relaciona e classifica elementos das bacias hidrográficas brasileiras e seu aproveitamento como fonte de abastecimento e geração de energia. • Identifica, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição. • Analisa as diferenças de gênero, de orientação sexual, diferenças raciais, étnicas, culturais regionais e religiosas no contexto político dos movimentos sociais de afirmação do direito. • Identifica as diferentes formas de participação política na relação indivíduo, Estado e sociedade civil organizada. • Conhece as várias linguagens para ampliar seu papel educativo nos processos de desenvolvimento sustentável. • Conhece as origens e o histórico da agropecuária brasileira. • Compreende a utilização de softwares aplicados à automação de escritório e às atividades agropecuárias. • Compreende a metodologia de cálculo associada à formulação de ração balanceada, conforme as exigências nutricionais de cada espécie e em cada fase da criação. • Analisa a probabilidade de ocorrência de um fato para que possa criticá-lo de forma ética. • Compreende o funcionamento das organizações associativas. • Distingue os métodos de levantamento topográfico para cada situação. • Conhece o processo administrativo, o mercado e a comercialização nas empresas agropecuárias. • Conhece os métodos de irrigação. • Relaciona a fertilidade dos solos com sua gênese e morfologia. • Compreende o funcionamento das máquinas, motores, equipamentos, implementos e benfeitorias utilizados na agropecuária. • Conhece os insumos utilizados na agropecuária: suas implicações técnicas, características, limitações e restrições de uso. • Identifica práticas culturais mais adequadas para cada realidade, considerando a aptidão do solo e as condições climáticas, da implantação à colheita. • Reconhece pragas, doenças e plantas daninhas que afetam a produtividade das culturas. • Compreende as implicações técnicas e legais do receituário agronômico. • Identifica a qualidade dos produtos agropecuários e suas classificações. • Reconhece cultivares, variedades, híbridos e os programas de melhoramento para sua obtenção. • Conhece as instalações e equipamentos zootécnicos específicos para espécies animais. • Identifica os sistemas de criação a serem utilizados na exploração racional das espécies animais. • Relaciona as técnicas de manejo apropriadas às espécies com as fases do desenvolvimento animal. • Domina as técnicas e recursos materiais necessários ao controle sanitário das espécies animais. • Reconhece as forragens de interesse zootécnico. • Domina as boas práticas de fabricação e sua aplicação na agropecuária e na agroindústria |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Utiliza os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização da realidade pela constituição de significados, expressão e comunicação e informação. • Aplica os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar. • Interpreta textos dos diversos gêneros, relacionando-os aos seus contextos de produção e de recepção. • Estabelece relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio, relacionando histórias de leitura. • Confronta o texto lido com outros textos, outras opiniões e posiciona-se criticamente. • Localiza informações explícitas no texto, com o objetivo de solucionar um problema proposto. • Diferencia ideias centrais e secundárias; ou itens e subitens de um texto. • Seleciona textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.). • Seleciona livros para leitura integral de acordo com seus objetivos e interesses. • Posiciona-se criticamente a respeito dos textos lidos debatendo-os com outros leitores. • Produz textos narrativos, dissertativos, argumentativos, opinativos, mobilizando no texto produzido os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero e organizando o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção. • Utiliza as linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos de interlocutores. • Lê e produz textos visuais. • Reconhece os processos de organização, de leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos. • Compara as funções da arte em diferentes contextos e momentos da história. • Analisa, reflete e compreende as artes visuais, a partir de critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins – de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, semiótico, científico e tecnológico. • Analisa as diversas manifestações das artes visuais – em suas múltiplas funções – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos e interage com o patrimônio cultural. • Entende o tempo em que o artista viveu, sua condição social e suas ideias – olha-o como sujeito histórico. • Identifica e diferencia elementos formais como linha, cor, volume, superfície, textura, luz e outros e suas potencialidades simbólicas e expressivas no estudo da paisagem, fauna e flora. • Reconhece as criações artísticas nacionais e as influências interculturais. • Analisa as implicações estéticas e ideológicas das representações iconográficas dos diversos estilos de época. • Lê textos diversos em inglês e espanhol: capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais e canções, com certa fluência. • Identifica vocábulos das línguas inglesa e espanhola, relacionando-os e associando-os com os da língua materna, dentro do seu universo socioeconômico e cultural, com base no seu conhecimento de mundo. • Reconhece palavras, em textos, conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal. • Manuseia adequadamente o dicionário em busca dos significados de palavras do texto. • Associa os temas ou assuntos de um texto ao seu conhecimento prévio ou de mundo, com base em situações de perguntas e respostas dirigidas. • Infere informações em textos, apoiando-se em recursos não verbais, ilustrações, jogos e reconhecimento de palavras. • Escreve satisfatoriamente pequenos textos em inglês e espanhol, com finalidades diversas. • Usa os saberes da língua inglesa e espanhola como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos culturais. • Troca e constrói conhecimentos úteis entre os servidores públicos e destes com os usuários dos serviços públicos. • Pratica atividades físicas que contribuam para o seu desenvolvimento humano e profissional. • Aplica conceitos e vivências de atividade física abordados na escola aos momentos de lazer e trabalho, de forma a melhorar a própria condição de vida e a do outro. • Reinterpreta as normas estabelecidas para a realização de eventos inerentes à Educação Física, com vistas à integração dos indivíduos em atividades que proporcionem a participação solidária. • Interpreta e expressa-se criticamente sobre as informações veiculadas pela mídia, relativas à atividade física. • Posiciona-se criticamente, em face das orientações e recomendações contidas em bulas, vídeos, rótulos, manuais e outros textos relativos ao consumo de medicamentos, suplementos alimentares, equipamentos, que relacionam a prática da atividade física à saúde do indivíduo. • Identifica e relaciona o processo de funcionamento do organismo humano. • Entende a linguagem gráfica, apropriando-se de situações do cotidiano. • Aplica as funções como modelos ao estudo de situações reais e hipotéticas, observando seu comportamento quanto ao crescimento e decrescimento. • Utiliza operações e conceitos básicos de matemática na solução de situações-problema. • Apreende a linguagem gráfica e utiliza-a na interpretação de situações do cotidiano. • Modela situações-problema relacionadas aos fenômenos físicos, sociais e naturais, auxiliando-as em todas as áreas do conhecimento. • Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos. • Identifica e analisa dados estatísticos, em situações do cotidiano, apresentados em gráficos e tabelas. • Emprega os conhecimentos de Biologia para a compreensão do mundo e nele age com autonomia mediante os conhecimentos da área de Física. • Analisa as intervenções do ser humano no meio ambiente e suas formas de utilização dos recursos naturais. • Reconhece e executa procedimentos de proteção e de preservação das espécies de seres vivos. • Intervém individual e coletivamente de forma a levantar os prejuízos causados na biosfera e sugerir ações de redução dos efeitos agudos e crônicos da ação natural e identifica possíveis alterações ambientais que modificam o equilíbrio ecológico. • Faz uso de alimentação adequada e saudável como requisito fundamental para os processos vitais e adaptativos dos seres. • Avalia torques em configurações simples (p.ex., pedais, volantes) e ampliações de forças em ferramentas e nos movimentos do corpo humano. • Localiza posições, descreve deslocamentos e representa velocidades ou acelerações, utilizando linguagem vetorial. • Relaciona trabalho e energia, em situações reais (p.ex., quando se atira uma pedra, quando se lança um dardo). • Utiliza a definição de trabalho para o cálculo da energia necessária para a realização de diversas atividades (p.ex., subir escada, frear veículos, arrastar objetos). • Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza. • Critica as informações a partir da compreensão da importância da história da Química no desenvolvimento social, tecnológico e científico. • Diferencia substâncias de misturas, de modo geral e a partir dos conceitos de temperatura de fusão, de temperatura de ebulição, de densidade e de solubilidade das substâncias. • Converte a linguagem discursiva da Química em linguagem simbólica. • Relaciona as substâncias simples e compostas, a partir do uso de modelos. • Observa os efeitos dos gases poluentes na atmosfera e descrever os principais problemas por eles gerados. • Observa as aplicações dos gases no cotidiano. • Identifica, constrói e compreende o diagrama de Linus Pauling para a realização da distribuição eletrônica. • Identifica camadas de valência e subníveis mais energéticos de cada elemento. • Reconhece na Tabela Periódica a organização dos elementos químicos. • Correlaciona a posição dos elementos na Tabela Periódica com suas propriedades (eletronegatividade, temperatura de fusão e ebulição, densidade, caráter metálico e raio atômico). • Distingue os tipos de ligações químicas. • Correlaciona as propriedades físico-químicas das substâncias com as interações intermoleculares e intramoleculares. • Aplica os conhecimentos apreendidos por meio de textos filosóficos no desenvolvimento de ações solidárias e de engajamento. • Utiliza os conhecimentos apreendidos da Filosofia para a formação da cidadania. • Faz relações entre liberdade e construção da cidadania, considerando o desenvolvimento da consciência de cada indivíduo. • Identifica atitudes autoritárias em si e nos outros e em grupos. • Interpreta fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas, acerca das diferentes formas de manifestação socioeconômica na escala global, notadamente as representativas da composição, atuação e abrangência dos blocos econômicos internacionais geopolíticos. • Aplica o sistema de coordenadas geográficas para determinar a posição absoluta dos lugares identificando a sua influência em suas condições naturais. • Aplica o sistema de coordenadas geográficas na delimitação dos fusos horários. • Usa recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas. • Investiga como as novas tecnologias de informação (celular, internet, computador e outros) contribuem para a formação de novas identidades grupais. • Aplica os conhecimentos e as tecnologias associados à Ciência Política no entendimento das questões vinculadas à participação em movimentos estudantis, partidos políticos, associações, ONGs, movimentos culturais, sindicatos, entre outros. • Aplica técnicas de pesquisa das Ciências Sociais na investigação sobre os diversos grupos e movimentos culturais constitutivos da sua comunidade. • Identifica e diferencia técnicas de coleta de dados em função da interpretação dos resultados obtidos. • Reconhece em textos os elementos constitutivos de uma entrevista, de um formulário e de um questionário. • Lê e interpreta tabelas, gráficos, mapas e imagens presentes em livros, jornais e revistas referentes aos processos de constituição da identidade social e cultural, assim como, relativos a partidos políticos, eleições, sindicatos e movimentos sociais. • Interpreta, seleciona e organiza dados correlacionados a conhecimentos, representados nos diferentes componentes curriculares para enfrentar situações-problema teóricas e práticas. • Promove e gerencia organizações associativas. • Reduz riscos de acidentes. • Gerencia os diversos elos do agronegócio. • Contabiliza custos das atividades agropecuárias. • Executa planejamento financeiro e mercadológico. • Planeja, organiza e executa semeadura, plantio, transplante, tratos culturais, colheita, beneficiamento e industrialização de culturas diversas, considerando o zoneamento agroclimático das culturas. • Dimensiona e cultiva plantas em ambientes protegidos. • Aplica técnicas diversas de cultivo hidropônico. • Coleta amostras de solo e folhas para diagnóstico de fertilidade. • Recomenda adubação, calagem e gessagem para as culturas. • Identifica sintomas de deficiências e toxidez nutricionais nas plantas cultivadas. • Elabora diagnóstico e prognósticos fitossanitários. • Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas das culturas olerículas, anuais e perenes. • Dimensiona viveiros e prepara substratos. • Produz muda de espécies perenes e silvícolas. • Atesta a qualidade de produtos agropecuários. • Promove manejo racional de animais domésticos e silvestres. • Elabora ração balanceada para animais de pequeno, médio e grande porte, considerando as exigências nutricionais e a composição bromatológica dos alimentos. • Aplica vacinas e medicamentos veterinários. • Atua em procedimentos de biosseguridade. • Promove a sanitização de instalações zootécnicas e agroindústrias. • Executa levantamentos topográficos, planimétricos, altimétricos e planialtimétricos, em diversos níveis tecnológicos. • Elabora e executa projetos de conservação do solo. • Acopla, regula e opera máquinas e implementos. • Dimensiona instalações e utiliza equipamentos agrícolas, agroindustriais e zootécnicos. • Industrializa matérias-primas de origem animal e vegetal. • Utiliza as metodologias de cálculo para projetos agropecuários diversos. • Atua em programas de certificação de produtos agropecuários. • Desenvolve projetos agroecológicos e de permacultura. • Conhece e utiliza o fluxograma das operações de colheita e pós-colheita das culturas. • Conhece e utiliza o fluxograma de obtenção e processamento de matérias-primas de origem animal e vegetal. • Atua em programas de extensão rural e assistência técnica. • Elabora e executa projetos de irrigação, considerando a evapotranspiração e as demandas das culturas. |
Formação geral Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Habilitação Profissional Técnica
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Formação geral Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Introdução à EaD (45h) Informática Básica (45h) Língua Portuguesa (240h) Artes (60h) Língua Estrangeira – Inglês/ Espanhol (60h) Educação Física (30h) Matemática e suas Tecnologias Matemática (240h) Ciências da Natureza Biologia (120h) Química (105h) Física (105h) Ciências Humanas e suas Tecnologias História (90h) Geografia (90h) Filosofia (75h) Sociologia (75h) Projetos Integrados de Intervenção em Agropecuária (60h) Habilitação Profissional Técnica Associativismo e Cooperativismo (45h) Higiene e Segurança no Trabalho (45h) Construções e Instalações Rurais (60h) Topografia (45h) Solos (45h) Olericultura (75h) Culturas Anuais (75h) Fruticultura (75h) Silvicultura (45h) Agroecologia (45h) Irrigação e Drenagem (45h) Avaliação do Impacto Ambiental (45h) Mecanização Agrícola (60h) Animais de Pequeno Porte (120h) Animais de Médio Porte (75h) Animais de Grande Porte (75h) Gestão Agropecuária (60h) Processamento de Produtos de Origem Vegetal (45h) Processamento de Produtos de Origem Animal (45h) |