CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico PROEJA/
Técnico em Agropecuária / PROEJA

As Matrizes Curriculares de Referência dos Cursos do PROEJA do Sistema e-Tec Brasil foram elaboradas para orientar as instituições que pretendem ofertar os Cursos Técnicos da Modalidade de Educação a Distância.

Esta Matriz Curricular de Referência atende à formação de um profissional com capacidade de compreender a realidade social, científica, econômica, política e cultural e do mundo do trabalho, para nele inserir-se e atuar de forma ética, competente, técnica e política, visando à transformação da sociedade em função dos interesses sociais e coletivos, especialmente da classe trabalhadora.

Os cursos do PROEJA visam garantir acesso ao Ensino Médio e a uma qualificação profissional de nível Técnico, permitindo uma melhor condição social e qualidade de vida. A Matriz do Curso aqui apresentada busca respeitar as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. As particularidades regionais deverão ser observadas quando da elaboração da Proposta Pedagógica e dos Planos de Ensino. Para o alcance desse objetivo se faz necessária a articulação dos diversos campos do conhecimento, integrando Ensino Médio e Profissional.

O Curso Técnico em Agropecuária destina-se à formação do profissional que atua com o planejamento, a execução, o acompanhamento, a orientação e a fiscalização de todas as fases dos projetos agropecuários na produção animal, vegetal e agroindustrial. Atua também na administração de empresas rurais, na medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e em programas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa e associativismo.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 2.565 horas, distribuídas em 34 disciplinas, das quais 14 integram o Núcleo Comum dos cursos do PROEJA, 16 são especificas deste curso e 04 fazem parte do mesmo eixo. Das 34 disciplinas, 14 são compartilhadas com outros cursos técnicos do Sistema e-Tec Brasil.

Jandira Pereira Souza


Grupo de Pesquisa PCEADIs