Perfil Sócio-Laboral | Dimensões Éticas |
Dimensões Conceituais |
Dimensões Teórico-Práticas | Bases Conceituais e Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Agroindústria é o profissional que compreende a realidade social, científica, econômica, política, cultural e do mundo do trabalho, para nela inserir-se e atuar de forma ética, competente, técnica e política, visando à transformação da sociedade em função dos interesses sociais e coletivos, especialmente os da classe trabalhadora. Exerce sua ação profissional eficientemente, de modo a contribuir no desenvolvimento humano e tecnológico. É o profissional que atua no processamento e conservação de produtos de origem animal e vegetal, e no tratamento de resíduos e efluentes, contribuindo para diminuição do impacto ambiental. É o profissional com conhecimentos na aplicação e avaliação de programas preventivos de higienização e sanitização envolvidos na produção agroindustrial, gerenciando sistemas de controle de qualidade e avaliação bromatológica e microbiológica, bem como técnicas de gestão agroindustrial. |
• Valoriza os recursos naturais em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, atuando em prol do desenvolvimento sustentável. • Possui visão contextualizada sobre o cenário político, econômico e social da agroindústria e áreas correlatas. • Tem visão crítica, humanista e consciente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade e no meio ambiente. • É inovador e criativo na busca de soluções de problemas relativos à área agroindustrial. • É consciente na promoção de condições de trabalho seguro e de ações interpessoais, em benefício dos colaboradores e do coletivo. • Atua em consonância com as normas e leis que regulamentam a atividade como um todo. • Desenvolve projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social. • Trabalha com consciência ética e responsável com a industrialização dos produtos de origem animal e vegetal. • Defende a flexibilidade das atividades como alternativa às vulnerabilidades da sociedade e do mundo do trabalho. • Percebe a si como pessoa pertencente a um grupo social, em suas diversidades, capaz de relacionar-se e de intervir nas práticas sociais, culturais, políticas e ambientais, consciente de seus direitos e deveres. • Conhece e compreende o conceito de diversidade, a fim de fortalecer os valores, ampliar a capacidade crítico-reflexiva, articulada à formação para o mundo do trabalho, priorizando a ética, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento. • Percebe a diversidade cultural, sexual, étnica, regional, intervindo para assegurar as opções individuais e de grupos com intuito de, garantindo as diferentes manifestações, democratizar as relações sociais. • É criativo, cooperativo e inovador na solução de problemas. • Atua em consonância com as normas e leis que regulamentam a atividade como um todo. • Valoriza e reconhece as diferentes manifestações artísticas, culturais, sociais, históricas, laborais no âmbito do Brasil e da América Latina. • Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. • Valoriza a atualização permanente em seu campo de atuação e as ações de pesquisa e extensão. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos de sua formação. • Identifica a alteridade no processo de construção da identidade e as relações sociais e do ambiente de trabalho. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações, saúde e meio ambiente. • Compreende as necessidades dos usuários em relação a treinamento e suporte. • Identifica os elementos necessários para coletar e documentar informações sobre o desenvolvimento de projetos. • Utiliza as várias linguagens: artística, científica, corporal, filosófica, literária, matemática e tecnológica, bem como as línguas estrangeiras para ampliação da visão de mundo. • Constrói argumentações consistentes, correlacionadas a situações diversas para propor e realizar ações éticas de intervenção social. • Conhece fundamentos da língua inglesa e/ou espanhola. • Domina conhecimentos sobre fenômenos naturais e sociais, nos diferentes componentes curriculares, em seus processos histórico-geográficos, artístico-culturais e tecnológicos para a formação do cidadão. • Interpreta, seleciona e organiza dados correlacionados a conhecimentos, representados nos diferentes componentes curriculares para enfrentar situações-problema teóricas e práticas. • Domina conceitos de língua materna, geradora de significação e integração da organização de mundo e da própria identidade. • Entende o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. • Compreende a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler. • Distingue as marcas próprias do discurso literário e estabelece relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. • Identifica textos de diferentes gêneros, inclusive os técnico-científicos, com seus elementos constitutivos, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro, e reconhece as categorias explicativas básicas da área, demonstrando domínio do léxico da língua. • Compreende os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. • Conhece os mecanismos de organização textual como forma de leitura, interpretação e produção de textos nos mais diferentes contextos da organização. • Compreende as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas de Química, Física e Biologia, nos aspectos sociopolítico e cultural. • Reconhece aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente. • Situa os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento das áreas de Química, Biologia, Física e da Tecnologia. • Identifica e justifica a morfologia e a fisiologia dos seres vivos como características evolutivas e imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ecológico. • Compreende as profundas transformações do planeta, no decorrer do tempo, e a necessidade de um equilíbrio dinâmico. • Reconhece a célula como unidade viva formadora dos organismos, sua organização e funcionamento. • Compreende a função e a importância dos nutrientes na formação das células e na manutenção da saúde. • Reconhece a origem e a variabilidade das espécies na interação de mecanismos físicos e biológicos que determinam sua existência, transformação e preservação. • Relaciona os efeitos sofridos pelos sistemas decorrentes do uso indevido de substâncias. • Identifica, localiza, compara e reconhece a importância dos ecossistemas brasileiros. • Reconhece a interdependência das espécies e a influência que o meio exercer sobre elas e vice-versa. • Compreende que os organismos possuem ecossistemas internos em equilíbrio dinâmico, e que podem sofrer alterações decorrentes de influências externas. • Compreende que a matéria transita de modo cíclico nos meios bióticos e abióticos, acarretando fluxo de energia. • Estabelece diferenças entre conservação e preservação do meio ambiente. • Situa a divisão dos grupos de seres vivos e os seus processos de adaptação e conhece a sua anatomia microscópica e macroscópica. • Analisa e entende as diferenças na morfologia e na fisiologia masculina e feminina, e entende as transformações orgânicas e os comportamentais próprios de jovens e adultos. • Apreende os fundamentos biológicos e sociais da sexualidade e reconhece questões relacionadas à gravidez precoce. • Identifica e descreve as consequências da fome no Brasil e no mundo. • Compreende que o funcionamento adequado do organismo depende da regulação e da coordenação das funções vitais e relaciona os alimentos com os processos de desenvolvimento e de manutenção da vida dos seres vivos. • Compreende a importância da conservação da flora e da fauna e as reconhece como fonte de matéria-prima. • Reconhece a necessidade do controle biológico, recursos utilizados pelo homem na produção de alimentos e na manutenção da cadeia e teia alimentar. • Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza. • Reconhece as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades. • Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais). • Distingue o peso e a massa, bem como relaciona a força e o movimento em situações reais (Leis de Newton). • Analisa a quantidade de movimento e impulso, conservação da quantidade de movimento. • Relaciona força, peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio de atração de massas (Leis de Kepler e Lei de Newton – Gravitação Universal). • Distingue as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades. • Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais). • Relaciona a evolução da Química com a construção da história humana e do trabalho. • Distingue as transformações dos materiais por meio de observação experimental. • Reconhece que as transformações envolvem troca de energia, promovendo ou não mudanças de estado físico. • Entende que existe relação entre as transformações dos materiais de suas propriedades. • Compreende o uso de modelos para explicar a constituição dos materiais. • Reconhece que substâncias compostas podem ser decompostas em substâncias simples. • Representa graficamente propriedades de substâncias e misturas. • Distingue a importância dos gases para os seres vivos. • Descreve os principais problemas gerados pelos gases poluentes. • Aplica o sistema internacional de medidas nos conceitos básicos da química: massa e volume. • Identifica o modelo atômico atual. • Situa as partículas fundamentais que constituem o átomo. • Posiciona a ocorrência, obtenção e aplicação de alguns elementos químicos. • Reconhece a importância tecnológica e econômica dos metais. • Compreende a polaridade de moléculas por meio dos tipos de átomos que constituem a molécula e sua geometria. • Distingue a importância dos compostos orgânicos. • Identifica os tipos de carbonos nos compostos orgânicos. • Estuda as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos. • Adéqua as situações-problema aos conceitos matemáticos estudados. • Aprecia e analisa os fatores que intervêm no comportamento financeiro e econômico da sociedade. • Faz generalizações e argumentações consistentes. • Apropria a história da matemática para a elaboração do seu conhecimento. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira. • Analisa a probabilidade de ocorrência de um fato para que possa criticá-lo de forma ética. • Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas. • Situa características dos diferentes períodos de expansão da espécie humana. • Analisa os fatores responsáveis pelas alterações no espaço provenientes das formas de ocupação realizadas pela espécie humana no planeta. • Identifica os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos). • Compreende as características essenciais do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos (Antiguidade, Idade Média, escravidão moderna, industrialização). • Situa, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição. • Identifica as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas). • Reconhece os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista, desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV e XVI. • Identifica as características sociais, econômicas e políticas da Colônia, Império e República no Brasil. • Percebe como as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas. • Identifica os principais fatores que levaram à crise do antigo regime e à deflagração das revoluções burguesas na Europa Ocidental. • Identifica os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América. • Estabelece relações entre desenvolvimento tecnológico e trabalho. • Identifica a origem dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz étnica brasileira. • Analisa a participação dos africanos no que concerne à sua força de trabalho e influências culturais nos diferentes ciclos econômicos. • Caracteriza situações representativas da atual situação dos países que compõem o continente africano, estabelecendo relações entre fundamentos antropológicos da origem dos povos e as influências étnico-culturais e econômicas resultantes dos processos de colonização em suas diferentes regiões. • Conhece as diferentes formas de organização do espaço geográfico contemporâneo, associadas à nova malha relacional resultante do uso das tecnologias avançadas. • Analisa as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais. • Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados. • Caracteriza a atual estrutura agrária brasileira e analisa as relações trabalhistas no campo. • Analisa a organização e a produção do espaço agrário brasileiro e/ou sua transposição para o urbano industrial, no contexto do mundo do trabalho. • Identifica quantitativa e qualitativamente os ritmos do processo de urbanização brasileira, com destaque para o processo de metropolização. • Compreende as diferentes causas e consequências das migrações mundiais. • Caracteriza o processo de transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram e ocorrem nos países da Europa Centro-Ocidental, a formação do Espaço Econômico Europeu (EEE) e a reunificação da(s) Alemanha(s). • Analisa o processo expansionista dos EUA, sua liderança política e econômica, no contexto mundial, e seus reflexos no arranjo geopolítico atual. • Identifica os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana. • Reconhece a posição proeminente de parte da Ásia e da Europa, assim como dos EUA nos fluxos econômicos globais em comparação com o restante do mundo, inclusive o Brasil. • Relaciona a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas. • Identifica os domínios naturais (litosfera, hidrosfera e atmosfera) e caracteriza os principais biomas do Brasil e do mundo, com destaque para questões relativas à biodiversidade. • Reconhece a importância da geomorfologia climática na dinâmica do espaço brasileiro e do uso de recursos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. • Descreve e classifica o modelo do relevo brasileiro considerando a dinâmica tectônica e a atuação das forças exógenas, notadamente a influenciada pelos fenômenos climáticos. • Diferencia tempo e clima e identifica elementos e fatores responsáveis pelos diferentes tipos climáticos, além de caracterizá-los. • Relaciona e classifica elementos das bacias hidrográficas brasileiras e seu aproveitamento como fonte de abastecimento e geração de energia. • Compreende a dinâmica do espaço industrial brasileiro e os impactos socioambientais, reconhecendo que os fatores político-econômicos influenciam o processo. • Reconhece o processo de evolução e de distribuição populacional, para uma análise da organização e da ocupação do espaço territorial brasileiro, observando aspectos como a formação da população brasileira, sua diversidade cultural, crescimento, movimento, distribuição e estrutura. • Identifica a diferença entre moral e ética. • Identifica a presença do Estado nas mais variadas esferas da vida cotidiana. • Desenvolve a reflexão filosófica, considerando os aspectos analíticos, investigadores e questionadores. • Reconhece as principais características da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. • Identifica, a partir da História da Filosofia, os fundamentos básicos da Ética e dos valores que a definem, por meio de textos que expressem o pensamento filosófico. • Reconhece fenômenos sociais representativos da análise sociológica. Identifica relações de identidade (semelhança) e diferença (oposição) representativas das estruturas sociais. • Identifica as relações de poder presentes nas microestruturas das relações sociais. • Analisa o impacto das atuais tecnologias de produção, informação e distribuição no surgimento de novas formas de exclusão e/ou inclusão social. • Situa as possíveis relações entre os processos de estratificação social e as diferenças de gênero, orientação sexual, étnicas, religiosas, regionais e culturais. • Identifica as principais características da Sociedade Brasileira. • Identifica os valores e as ideologias que orientam escolhas e as ações dos membros de uma classe social. • Analisa as diferenças de gênero, de orientação sexual, diferenças raciais, étnicas, culturais regionais e religiosas no contexto político dos movimentos sociais de afirmação do direito. • Identifica as diferentes formas de participação política na relação indivíduo, Estado e sociedade civil organizada. • Distingue as diversas características e fases do processo agroindustrial. • Relaciona conhecimentos de produção agroindustrial com impacto ambiental e segurança alimentar. • Compreende a legislação e normas de segurança no ambiente de trabalho, identificando situações de risco; interpreta, adequadamente, normas, portarias, pareceres e leis relacionadas à atividade agroindustrial. • Reconhece o princípio de funcionamento e partes das máquinas e equipamentos. • Analisa os impactos econômicos, sociais, políticos e ambientais da atividade. • Conhece o mercado e a comercialização nas empresas de toda a cadeia produtiva. • Compreende o funcionamento e a estrutura de diversas formas de empresas. • Identifica e compreende os conceitos básicos de gestão e planejamento agroindustrial. |
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Formação Geral Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Habilitação Profissional Técnica
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Formação Geral Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Introdução à EAD (45h) Informática Básica (45h) Língua Portuguesa (240h) Língua Estrangeira – Inglês/ Espanhol (60h) Artes (60h) Educação Física (30h) Matemática e suas Tecnologias Matemática (240h) Ciências da Natureza Biologia (120h) Química (105h) Física (105h) Ciências Humanas e suas Tecnologias História (90h) Geografia (90h) Filosofia (75h) Sociologia (75h) Projetos Integrados de Intervenção em Agroindústria (60h) Habilitação Profissional Técnica Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h) Informática Aplicada (60h) Introdução à Agroindústria (30h) Higiene Agroindustrial (45h) Segurança no Trabalho (45h) Conservação de Alimentos (60h) Microbiologia (90h) Bromatologia (75h) Tecnologia de Carnes e Derivados (105h) Tecnologia de Grãos (75h) Tecnologia de Leite e Derivados (105h) Tecnologia de Frutas e Hortaliças (105h) Tecnologia de Bebidas (60h) Tecnologia de Panificação, Massas e Confeitaria (60h) Tecnologia de Rações (60h) Tecnologia de Produtos não Alimentares (60h) Tratamento de Resíduos e Efluentes (60h) Gestão Agroindustrial (75h) Estrutura organizacional de empresas. Planejamento estratégico. Gestão de pessoas. Gestão da qualidade. Custos de produção. Empreendedorismo. Marketing agroindustrial. |