CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico PROEJA
/Técnico em Agricultura
Técnico em Agricultura
Pesquisador: Lilianna Bolsson Loebler
Perfil Sócio-Laboral Dimensões
Éticas
Dimensões Conceituais Dimensões Teórico-Práticas Bases Conceituais e Tecnológicas Ementas

O Técnico em Agricultura é o profissional que compreende a realidade social, científica, econômica, política, cultural e do mundo do trabalho, para nela inserir-se e atuar de forma ética, competente, técnica e política, visando à transformação da sociedade em função dos interesses sociais e coletivos.

É o profissional que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico e integrador na construção de novas estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais, necessárias ao incremento profissional. Privilegia a busca de equidade e inclusão social, por meio da promoção das políticas públicas e articulações institucionais para a adoção de bases tecnológicas que aproximam os processos produtivos das dinâmicas ecológicas.

Age com ética profissional, revelando iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domínio de conhecimentos. Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade como disseminador e facilitador do conhecimento, permitindo uma abordagem sistêmica capaz de privilegiar a busca pela sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente.

Acompanha o planejamento de processos de colheita e pós-colheita das principais culturas regionais, anuais e perenes. Auxilia na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Auxilia na elaboração de laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos. Atua em atividades de extensão e associativismo.

• Reconhece e valoriza diferentes referências culturais, sociais, históricas e laborais.

• Percebe a diversidade cultural, sexual, étnica, regional, intervindo para assegurar as opções individuais e de grupos com intuito de, garantindo as diferentes manifestações, democratizar as relações sociais.

• Reconhece e valoriza as diferentes manifestações culturais e artísticas no âmbito do Brasil e da América Latina.

• Desenvolve a reflexão ética e a capacidade de atitude autocrítica.

• Desenvolve projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social.

• Possui visão profissional contextualizada em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

• Fomenta o associativismo e a agroecologia como alternativas de desenvolvimento econômico e social.

• Atua comunitariamente.

• Compromete-se e se empenha com a criação de condições de trabalho salubre em benefício dos trabalhadores.

• É criativo e inovador na solução de problemas, de forma eficiente e eficaz, atuando social e profissionalmente de forma ética e empreendedora.

• Valoriza a pesquisa e extensão como estratégia para a diversificação das atividades produtivas e alternativas perante a vulnerabilidade do mercado.

• Atua em consonância com as normas, leis e políticas públicas que regulamentam a atividade e a sociedade como um todo.

• Desenvolve uma postura crítica, investigativa e propositiva, diante da atual crise ambiental, na perspectiva da construção de uma cidadania participativa e ativa.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos de sua formação.

• Compreende o conceito de diversidade, a fim de fortalecer os valores, ampliar a capacidade crítico-reflexivo, articulada à formação para o mundo do trabalho, priorizando a ética, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento.

• Identifica a alteridade no processo de construção da identidade e as relações sociais e do ambiente de trabalho.

• Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações, saúde e meio ambiente.

• Compreende as necessidades dos usuários em relação a treinamento e suporte.

• Identifica os elementos necessários para coletar e documentar informações sobre o desenvolvimento de projetos.

• Utiliza as várias linguagens: artística, científica, corporal, filosófica, literária, matemática e tecnológica, bem como as línguas estrangeiras para ampliação da visão de mundo.

• Constrói argumentações consistentes, correlacionadas a situações diversas para propor e realizar ações éticas de intervenção social.

• Conhece fundamentos da língua inglesa e/ou espanhola.

• Domina conhecimentos sobre fenômenos naturais e sociais, nos diferentes componentes curriculares, em seus processos histórico-geográficos, artístico-culturais e tecnológicos para a formação do cidadão.

• Interpreta, seleciona e organiza dados correlacionados a conhecimentos, representados nos diferentes componentes curriculares para enfrentar situações-problema teóricas e práticas.

• Domina conceitos de língua materna, geradora de significação e integração da organização de mundo e da própria identidade.

• Entende o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

• Compreende a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.

• Distingue as marcas próprias do discurso literário e estabelece relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

• Identifica textos de diferentes gêneros, inclusive os técnico-científicos, com seus elementos constitutivos, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro, e reconhece as categorias explicativas básicas da área, demonstrando domínio do léxico da língua.

• Compreende os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

• Conhece os mecanismos de organização textual como forma de leitura, interpretação e produção de textos nos mais diferentes contextos da organização.

• Compreende as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas de Química, Física e Biologia, nos aspectos sociopolítico e cultural.

• Reconhece aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.

• Situa os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento das áreas de Química, Biologia, Física e da Tecnologia.

• Identifica e justifica a morfologia e a fisiologia dos seres vivos como características evolutivas e imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ecológico.

• Compreende as profundas transformações do planeta, no decorrer do tempo, e a necessidade de um equilíbrio dinâmico.

• Reconhece a célula como unidade viva formadora dos organismos, sua organização e funcionamento; compreende a função e a importância dos nutrientes na formação das células e na manutenção da saúde.

• Reconhece a origem e a variabilidade das espécies na interação de mecanismos físicos e biológicos que determinam sua existência, transformação e preservação.

• Relaciona os efeitos sofridos pelos sistemas decorrentes do uso indevido de substâncias.

• Identifica, localiza, compara e reconhece a importância dos ecossistemas brasileiros.

• Reconhece a interdependência das espécies e a influência que o meio exerce sobre elas e vice-versa.

• Compreende que os organismos possuem ecossistemas internos em equilíbrio dinâmico, e que podem sofrer alterações decorrentes de influências externas.

• Compreende que a matéria transita nos meios bióticos e abióticos, acarretando fluxo de energia.

• Estabelece diferenças entre conservação e preservação do meio ambiente.

• Situa a divisão dos grupos de seres vivos e os seus processos de adaptação e conhece a sua anatomia microscópica e macroscópica.

• Analisa e entende as diferenças na morfologia e na fisiologia masculina e feminina, e entende as transformações orgânicas e os comportamentais próprios de jovens e adultos.

• Apreende os fundamentos biológicos e sociais da sexualidade e reconhece questões relacionadas a gravidez precoce.

• Identifica e descreve as consequências da fome no Brasil e no mundo.

• Compreende que o funcionamento adequado do organismo depende da regulação e da coordenação das funções vitais e relaciona os alimentos com os processos de desenvolvimento e de manutenção da vida dos seres vivos.

• Compreende a importância da conservação da flora e da fauna e as reconhece como fonte de matéria-prima.

• Reconhece a necessidade do controle biológico, recursos utilizados pelo homem na produção de alimentos na manutenção da cadeia e teia alimentar.

• Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza.

• Reconhece as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades.

• Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais).

• Distingue o peso e a massa, bem como relaciona a força e o movimento em situações reais (Leis de Newton).

• Analisa a quantidade de movimento e impulso, conservação da quantidade de movimento.

• Relaciona força, peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio de atração de massas (Leis de Kepler e Lei de Newton – Gravitação Universal).

• Distingue as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades.

• Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais).

• Relaciona a evolução da Química com a construção da história humana e do trabalho.

• Distingue as transformações dos materiais por meio de observação experimental.

• Reconhece que as transformações envolvem troca de energia, promovendo ou não mudanças de estado físico.

• Entende que existe relação entre as transformações dos materiais de suas propriedades.

• Compreende o uso de modelos para explicar a constituição dos materiais.

• Reconhece que substâncias compostas podem ser decompostas em substâncias simples.

• Representa graficamente propriedades de substâncias e misturas.

• Distingue a importância dos gases para os seres vivos.

• Descreve os principais problemas gerados pelos gases poluentes.

• Aplica o Sistema Internacional de Medidas nos conceitos básicos da química: massa e volume.

• Identifica o modelo atômico atual.

• Situa as partículas fundamentais que constituem o átomo.

• Posiciona a ocorrência, obtenção e aplicação de alguns elementos químicos.

• Reconhece a importância tecnológica e econômica dos metais.

• Compreende a polaridade de moléculas por meio dos tipos de átomos que a constituem e de sua geometria.

• Distingue a importância dos compostos orgânicos.

• Identifica os tipos de carbonos nos compostos orgânicos.

• Estuda as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos.

• Adéqua as situações-problema aos conceitos matemáticos estudados.

• Aprecia e analisa os fatores que intervêm no comportamento financeiro e econômico da sociedade.

• Faz generalizações e argumentações consistentes.

• Apropria a história da Matemática para a elaboração do seu conhecimento.

• Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira.

• Utiliza operações e conceitos básicos de Matemática na solução de situações-problema.

• Analisa a probabilidade de ocorrência de um fato para que possa criticá-lo de forma ética.

• Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas.

• Situa características dos diferentes períodos de expansão da espécie humana.

• Analisa os fatores responsáveis pelas alterações no espaço provenientes das formas de ocupação realizadas pela espécie humana no Planeta.

• Identifica os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos).

• Compreende as características essenciais do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos (Antiguidade, Idade Média, escravidão moderna, industrialização).

• Situa, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição.

• Identifica as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas).

• Reconhece os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista, desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV e XVI.

• Identifica as características sociais, econômicas e políticas da Colônia, Império e República no Brasil.

• Percebe como as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do antigo regime e à deflagração das revoluções burguesas na Europa Ocidental.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América.

• Estabelece relações entre desenvolvimento tecnológico e trabalho.

• Identifica a origem dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz étnica brasileira.

• Analisa a participação dos africanos no que concerne à sua força de trabalho e influências culturais nos diferentes ciclos econômicos.

• Caracteriza situações representativas da atual situação dos países que compõem o continente africano, estabelecendo relações entre fundamentos antropológicos da origem dos povos e as influências étnico-culturais e econômicas resultantes dos processos de colonização em suas diferentes regiões.

• Conhece as diferentes formas de organização do espaço geográfico contemporâneo, associadas à nova malha relacional resultante do uso das tecnologias avançadas.

• Analisa as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais.

• Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados.

• Caracteriza a atual estrutura agrária brasileira e analisa as relações trabalhistas no campo.

• Analisa a organização e a produção do espaço agrário brasileiro e/ou sua transposição para o urbano industrial, no contexto do mundo do trabalho.

• Identifica quantitativa e qualitativamente os ritmos do processo de urbanização brasileiro, com destaque para o processo de metropolização.

• Compreende as diferentes causas e consequências das migrações mundiais.

• Caracteriza o processo de transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram e ocorrem nos países da Europa Centro-Ocidental, a formação do Espaço Econômico Europeu (EEE) e a reunificação da(s) Alemanha(s).

• Analisa o processo expansionista dos EUA, sua liderança política e econômica, no contexto mundial, e seus reflexos no arranjo geopolítico atual.

• Identifica os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.

• Reconhece a posição proeminente de parte da Ásia e da Europa, assim como dos EUA nos fluxos econômicos globais em comparação com o restante do mundo, inclusive o Brasil.

• Relaciona a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas.

• Identifica os domínios naturais (litosfera, hidrosfera e atmosfera) e caracteriza os principais biomas do Brasil e do mundo, com destaque para questões relativas à biodiversidade.

• Reconhece a importância da geomorfologia climática na dinâmica do espaço brasileiro e do uso de recursos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

• Descreve e classifica o modelo do relevo brasileiro considerando a dinâmica tectônica e a atuação das forças exógenas, notadamente a influenciada pelos fenômenos climáticos.

• Diferencia tempo e clima e identifica elementos e fatores responsáveis pelos diferentes tipos climáticos, além de caracterizá-los.

• Relaciona e classifica elementos das bacias hidrográficas brasileiras e seu aproveitamento como fonte de abastecimento e geração de energia.

• Compreende a dinâmica do espaço industrial brasileiro e os impactos socioambientais, reconhecendo que os fatores político-econômicos influenciam o processo.

• Reconhece o processo de evolução e de distribuição populacional, para uma análise da organização e da ocupação do espaço territorial brasileiro, observando aspectos como a formação da população brasileira, sua diversidade cultural, crescimento, movimento, distribuição e estrutura.

• Identifica a diferença entre moral e ética.

• Identifica a presença do Estado nas mais variadas esferas da vida cotidiana.

• Desenvolve a reflexão filosófica, considerando os aspectos analíticos, investigadores e questionadores.

• Reconhece as principais características da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

• Identifica, a partir da História da Filosofia, os fundamentos básicos da Ética e dos valores que a definem, por meio de textos que expressem o pensamento filosófico.

• Reconhece fenômenos sociais representativos da análise sociológica.Identifica relações de identidade (semelhança) e diferença (oposição) representativas das estruturas sociais.

• Identifica as relações de poder presentes nas microestruturas das relações sociais.

• Analisa o impacto das atuais tecnologias de produção, informação e distribuição no surgimento de novas formas de exclusão e/ou inclusão social.

• Situa as possíveis relações entre os processos de estratificação social e as diferenças de gênero, orientação sexual, étnicas, religiosas, regionais e culturais.

• Identifica as principais características da Sociedade Brasileira.

• Identifica os valores e as ideologias que orientam escolhas e as ações dos membros de uma classe social.

• Analisa as diferenças de gênero, de orientação sexual, diferenças raciais, étnicas, culturais regionais e religiosas no contexto político dos movimentos sociais de afirmação do direito.

• Compreende o contexto socio-econômico, político e cultural em que está inserido e propõe e conduz melhorias junto ao setor rural, em nível de empresa rural e através de alternativas associativistas e cooperativistas.

• Identifica os processos simbióticos de absorção, de translocação e os efeitos solo e planta, planejando ações referentes aos tratos culturais das culturas agrícolas.

• Identifica famílias de organismos e micro-organismos relacionados à área, diferenciando os benéficos dos maléficos.

• Reconhece a importância e a necessidade da aplicação de princípios e valores éticos e morais, perante as diversas situações da vida do cidadão e, consequentemente, do cotidiano do profissional.

• Conhece os conceitos e princípios de gestão vinculados à importância dos sistemas de qualidade.

• Estabelece relação entre pH do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas, de acordo com suas exigências.

• Conhece e identifica tabelas de recomendação de fertilidade do solo.

• Identifica os efeitos nocivos dos fertilizantes no ambiente.

• Estabelece a relação solo-planta-clima.

• Diferencia os modelos organizacionais das cooperativas.

• Reconhece máquinas, ferramentas e implementos agrícolas e sua utilização.

• Estabelece parâmetros qualitativos para a produção agrícola.

• Conhece os fundamentos de Educação Ambiental e do controle de poluição agroindustrial e interpreta a legislação ambiental.

• Conhece os instrumentos de informática como instrumento de trabalho.

• Identifica inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola.

• Conhece, identifica e seleciona métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

• Conhece métodos e programas de melhoramento genético.

• Conhece as recomendações técnicas sobre cultivo de culturas anuais.

• Conhece as causas dos acidentes de trabalho e primeiros socorros.

• Usa adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Utiliza os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização da realidade pela constituição de significados, expressão e comunicação e informação.

• Aplica os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.

• Interpreta textos dos diversos gêneros, relacionando-os aos seus contextos de produção e de recepção.

• Estabelece relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio, relacionando histórias de leitura.

• Confronta o texto lido com outros textos, outras opiniões e posiciona-se criticamente.

• Localiza informações explícitas no texto, com o objetivo de solucionar um problema proposto.

• Diferencia ideias centrais e secundárias, ou itens e subitens de um texto.

• Seleciona textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.).

• Seleciona livros para leitura integral de acordo com seus objetivos e interesses.

• Posiciona-se criticamente a respeito dos textos lidos, debatendo-os com outros leitores.

• Produz textos narrativos, dissertativos, argumentativos, opinativos, mobilizando no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero e organizando o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção.

• Utiliza as linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos de interlocutores.

• Lê textos diversos em inglês e espanhol: capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais e canções, com certa fluência.

• Identifica vocábulos das línguas inglesa e espanhola, relacionando-os e associando-os com os da língua materna, dentro do seu universo socioeconômico e cultural, com base no seu conhecimento de mundo.

• Reconhece palavras, em textos, conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal.

• Manuseia adequadamente o dicionário em busca dos significados de palavras do texto.

• Associa os temas ou assuntos de um texto ao seu conhecimento prévio ou de mundo, com base em situações de perguntas e respostas dirigidas.

• Infere informações em textos apoiando-se em recursos não verbais, ilustrações, logos e reconhecimento de palavras.

• Escreve satisfatoriamente pequenos textos em inglês e espanhol com finalidades diversas.

• Usa os saberes da língua inglesa e espanhola como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos culturais.

• Troca e constrói conhecimentos úteis entre os servidores públicos e destes com os usuários dos serviços públicos.

• Lê e produz textos visuais.

• Reconhece os processos de organização, de leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos.

• Compara as funções da arte em diferentes contextos e momentos da história.

• Analisa, reflete e compreende as artes visuais, a partir de critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins – de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, semiótico, científico e tecnológico.

• Analisa as diversas manifestações das artes visuais – em suas múltiplas funções – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos e interage com o patrimônio cultural.

• Entende o tempo em que o artista viveu, sua condição social e suas ideias – olha-o como sujeito histórico.

• Identifica e diferencia elementos formais como linha, cor, volume, superfície, textura, luz e outros e suas potencialidades simbólicas e expressivas no estudo da paisagem, fauna e flora.

• Identifica e reconhece as criações artísticas nacionais e as influências interculturais.

• Identifica e analisa as implicações estéticas e ideológicas das representações iconográficas dos diversos estilos de época.

• Pratica atividades físicas que contribuam para o seu desenvolvimento humano e profissional.

• Aplica conceitos e vivências de atividade física abordados na escola, aos momentos de lazer e trabalho, de forma a melhorar a própria condição de vida e a do outro.

• Reinterpreta as normas estabelecidas para a realização de eventos inerentes à Educação Física, com vistas à integração dos indivíduos em atividades que proporcionem a participação solidária.

• Interpreta e se expressa criticamente sobre as informações veiculadas pela mídia, relativas à atividade física.

• Posiciona-se criticamente, em face das orientações e recomendações contidas em bulas, vídeos, rótulos, manuais e outros textos relativos ao consumo de medicamentos, suplementos alimentares, equipamentos, que relacionam a prática da atividade física à saúde do indivíduo.

• Identifica e relaciona o processo de funcionamento do organismo humano.

• Entende a linguagem gráfica apropriando-se de situações do cotidiano.

• Aplica as funções como modelos ao estudo de situações reais e hipotéticas, observando seu comportamento quanto ao crescimento e de crescimento.

• Utiliza operações e conceitos básicos de matemática na solução de situações-problema e do cotidiano.

• Modela situações-problema relacionadas aos fenômenos físicos, sociais e naturais, auxiliando-as em todas as áreas do conhecimento.

• Identifica e analisa dados estatísticos, em situações do cotidiano, apresentados em gráficos e tabelas.

• Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos.

• Emprega os conhecimentos de Biologia para a compreensão do mundo e nele age com autonomia mediante os conhecimentos da área de Física.

• Analisa as intervenções do ser humano no meio ambiente e suas formas de utilização dos recursos naturais.

• Reconhece e executa procedimentos de proteção e de preservação das espécies de seres vivos.

• Intervém individual e coletivamente de forma a levantar os prejuízos causados na biosfera e sugerir ações de redução dos efeitos agudos e crônicos da ação natural e identifica possíveis alterações ambientais que modificam o equilíbrio ecológico.

• Reconhece o uso de alimentação adequada e saudável como requisito fundamental para os processos vitais e adaptativos dos seres.

• Avalia torques em configurações simples (p.ex., pedais, volantes) e ampliações de forças em ferramentas e nos movimentos do corpo humano.

• Localiza posições, descreve deslocamentos e representa velocidades ou acelerações, utilizando linguagem vetorial.

• Relaciona trabalho e energia, em situações reais (p.ex., quando se atira uma pedra, quando se lança um dardo).

• Utiliza a definição de trabalho para o cálculo da energia necessária para a realização de diversas atividades (p.ex., subir escada, frear veículos, arrastar objetos).

• Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza.

• Critica as informações a partir da compreensão da importância da história da Química no desenvolvimento social, tecnológico e científico.

• Diferencia substâncias de misturas, de modo geral e a partir dos conceitos de temperatura de fusão, de temperatura de ebulição, de densidade e de solubilidade das substâncias.

• Converte a linguagem discursiva da Química em linguagem simbólica.

• Relaciona as substâncias simples e compostas, a partir do uso de modelos.

• Observa os efeitos dos gases poluentes na atmosfera e descrever os principais problemas por eles gerados.

• Observa as aplicações dos gases no cotidiano.

• Identifica, constrói e compreende o diagrama de Linus Pauling para a realização da distribuição eletrônica.

• Identifica camadas de valência e subníveis mais energéticos de cada elemento.

• Reconhece na Tabela Periódica a organização dos elementos químicos.

• Correlaciona a posição dos elementos na Tabela Periódica com suas propriedades (eletronegatividade, temperatura de fusão e ebulição, densidade, caráter metálico e raio atômico),

• Distingue os tipos de ligações químicas.

• Correlaciona as propriedades físico-químicas das substâncias com as interações intermoleculares e intramoleculares.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

• Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas.

• Identifica e analisa os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos).

• Compreende as características essenciais do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos (Antiguidade, Idade Média, escravidão moderna, industrialização).

• Reconhece e analisa os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista, desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV e XVI.

• Percebe como as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do antigo regime e à deflagração das revoluções burguesas na Europa Ocidental.

• Reconhece as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América.

• Reconhece as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.

• Identifica as principais características do trabalho agrícola e industrial no mundo contemporâneo.

• Estabelece relações entre desenvolvimento tecnológico e empregabilidade.

• Analisa, criticamente, as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).

• Identifica, a partir de fontes históricas diversas, o processo de constituição das sociedades contemporâneas.

• Relaciona a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas.

• Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados.

• Aplica os conhecimentos apreendidos por meio de textos filosóficos no desenvolvimento de ações solidárias e de engajamento.

• Utiliza os conhecimentos apreendidos da Filosofia para a formação da cidadania.

• Faz relações entre liberdade e construção da cidadania, considerando o desenvolvimento da consciência de cada indivíduo.

• Identifica atitudes autoritárias em si e nos outros e em grupos.

• Interpreta fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas, acerca das diferentes formas de manifestação socioeconômica na escala global, notadamente as representativas da composição, atuação e abrangência dos blocos econômicos internacionais geopolíticos.

• Aplica o sistema de coordenadas geográficas para determinar a posição absoluta dos lugares, identificando sua influência em condições naturais.

• Aplica o sistema de coordenadas geográficas na delimitação dos fusos horários.

• Usa recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas.

• Investiga como as novas tecnologias de informação (celular, internet, computador e outros) contribuem para a formação de novas identidades grupais.

• Aplica os conhecimentos e as tecnologias associados à Ciência Política no entendimento das questões vinculadas à participação em movimentos estudantis, partidos políticos, associações, ONGs, movimentos culturais, sindicatos, entre outros.

• Aplica técnicas de pesquisa das Ciências Sociais na investigação sobre os diversos grupos e movimentos culturais constitutivos da sua comunidade.

• Identifica e diferencia técnicas de coleta de dados em função da interpretação dos resultados obtidos.

• Reconhece em textos os elementos constitutivos de uma entrevista, de um formulário e de um questionário.

• Lê e interpreta tabelas, gráficos, mapas e imagens presentes em livros, jornais e revistas referentes aos processos de constituição da identidade social e cultural, assim como relativos a partidos políticos, eleições, sindicatos e movimentos sociais.

• Identifica as diferentes formas de participação política na relação indivíduo, Estado e sociedade civil organizada.

• Promove e gerencia organizações associativas e cooperativas.

• Implementa e monitora os projetos agrícolas controlando a qualidade.

• Executa atividades ligadas à formação, condução e colheita de produtos agrícolas.

• Aplica técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos agrícolas.

• Separa plantas com sintomas de deficiência e/ou excessos nutricionais. Aplica métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

• Realiza processos de fertilização química e orgânica do solo, segundo tabelas de recomendação.

• Orienta e aplica técnicas de cultivo nas culturas anuais e frutíferas.

• Coleta, registra e utiliza dados meteorológicos.

• Executa projetos topográficos para as instalações de culturas anuais e frutíferas.

• Opera, corretamente, máquinas, ferramentas e implementos agrícolas, realizando sua manutenção.

• Realiza controle de custos de produção.

• Verifica e controla a qualidade e apresentação dos produtos agrícolas.

• Executa ações de extensão rural.

• Aplica os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida social, política, econômica e cultural.

• Identifica plantas com sintomas de deficiência e/ou excessos nutricionais.

• Seleciona métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas invasoras, prescrevendo o receituário agronômico.

• Age segundo os preceitos de Ética Moral e Ética Profissional.

• Elabora programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção agroindustrial, de produtos de origem vegetal.

• Estabelece programa de gerenciamento para o controle de qualidade na produção agropecuária.

• Analisa a situação técnica, econômica e social da região, identificando as atividades peculiares da área agrícola a serem implementadas.

• Aplica a legislação civil e normas para evitar acidentes no trabalho, aplicando corretamente os primeiros socorros.

• Elabora projeto de extensão rural, a partir dos processos de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

• Identifica e conhece as atividades ligadas à formação, condução e colheita.

• Planeja o desenvolvimento de projetos e programas da área de produção agrícola.

• Calcula e compara os valores das propriedades físico-químicas do solo.

• Compara os resultados e avalia o custo/benefício das atividades, contabilizando mão de obra, recursos humanos, máquinas, implementos, equipamentos e materiais.

• Identifica operações de tratamento e reaproveitamento de efluentes e resíduos sólidos agrícolas, reconhecendo as suas características físico-químicas.

• Identifica técnicas mercadológicas para a distribuição e a elabora o planejamento do processo de comercialização dos produtos agrícolas.

• Organiza e monitora a exploração e manejo do solo de acordo com suas características, as alternativas de otimização dos fatores climáticos e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento das plantas, a propagação em cultivos abertos ou protegidos, em viveiros e em casas de vegetação, a obtenção e o preparo da produção vegetal, o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria-prima e dos produtos agroindustriais.

• Planeja projetos topográficos necessários para instalação de culturas anuais e perenes.

• Elabora projetos para obtenção de créditos e financiamentos.

Formação Geral

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Modalidade de Educação a Distância (EaD)
  • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)
  • Sistema operacionais
  • Aplicativos
  • Ferramentas de comunicação
  • Letramento(s): leitura e produção de textos como práticas socioculturais
  • Norma padrão, escrita e oralidade
  • Preconceito linguístico e respeito às variações
  • Textos em variados gêneros do discurso: relato, debate, resumo, teatro, etc.
  • Elementos textuais: temas, pressupostos e inferências
  • Elementos de textualidade: coesão e coerência
  • Textos narrativos, descritivos e argumentativos
  • Concepções filosóficas, estéticas e linguísticas dos diversos estilos de época da literatura
  • Leitura de obras literárias de autores lusófonos e da América Latina, inclusive os afro-brasileiros
  • Produção, reescrita e releitura de textos em variados gêneros do discurso: relato, debate, resumo, artigo de opinião, textos expositivos, dissertativos, argumentativos, teatro etc.
  • Elementos linguísticos e gramaticais dos textos em situações de uso, tais como pontuação, concordância nominal e verbal, colocação pronominal, regência nominal e verbal e emprego da crase
  • Arte, representação artística e a relação com conceitos filosóficos e religiosos; indivíduo e cultura
  • Leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos
  • Análise de imagens, funções da arte, compreensão dos processos criativos das produções artísticas nas diversas áreas da linguagem artística bem como das novas tecnologias aplicadas e leitura estética de imagens em suas diferentes formas
  • O olhar do outro, tipos e gêneros na representação contemporânea
  • Leitura e análise da obra de arte
  • Arte em suas diferentes formas de manifestação, cultura e história
  • Correntes artísticas ao longo da história
  • Cultura brasileira em relação à cultura mundial; aspectos da globalização, obra de arte e sua função; cultura de massa e cultura popular
  • Produção, criação e análise de objetos artísticos relacionados aos aspectos das obras estudadas em suas devidas contextualizações e linguagens expressivas
  • Leitura de capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais, canções em inglês e/ou, legendas de filmes etc.
  • Elementos da estrutura composicional dos diversos gêneros textuais em inglês e/ou espanhol
  • Funções e finalidades dos textos lidos
  • Vocabulário em língua estrangeira (cognatos e falsos cognatos)
  • Uso de dicionário: significado de palavras
  • Textos em língua estrangeira: interpretação e associação das informações dos textos ao seu conhecimento prévio ou de mundo
  • Conhecimentos linguísticos básicos: artigos, preposições, tempos verbais, pronomes, adjetivos, verbos, conjunções etc.
  • Produção escrita em língua estrangeira de gêneros variados
  • Organização textual em língua estrangeira: uso de maiúsculas, pontuação, diagramação, segmentação, coerência e coesão
  • Frases, orações e períodos em seus contextos de uso
  • Concordância nominal e verbal em situações contextuais (relações de gênero e número necessárias para o aperfeiçoamento do texto em língua estrangeira)
  • O esporte, o exercício físico, a valorização da forma física e os discursos midiáticos
  • Jogos e sistemas táticos de modalidades individuais e coletivas para jovens e adultos
  • Desempenho no esporte como lazer e no esporte como trabalho
  • O esporte como criador de uma postura ética, solidária e colaborativa (fair play)
  • Jogos cooperativos e competitivos, diferenças na participação e sistemas táticos em diversas modalidades nas vivências de jovens e adultos
  • Suplementos, alimentos dietéticos, manuais e as publicações não científicas; o olhar do jovem e da vida adulta
  • Práticas corporais e esportivas da cultura negra, em diferentes momentos históricos
  • Influência das diferenças socioeconômicas nos praticantes das várias modalidades esportivas
  • Brinquedos e brincadeiras das diferentes culturas, em particular da africana e suas ressignificações
  • Modalidades culturalmente estabelecidas como masculinas e femininas
  • As culturas juvenis no contexto dos esportes radicais, do ritmo, das lutas, da cultura do movimento e das lutas virtuais
  • O adulto e o cuidado com o corpo
  • Dança e práticas circenses
  • O respeito à alteridade nas questões da corporeidade
  • A relação entre saúde e beleza na contemporaneidade
  • Ginástica laboral: benefícios, qualidade de vida do trabalhador e aumento de produtividade
  • Sedentarismo, atividade física e prevenção na vida adulta
  • Discurso da mídia sobre a relação do exercício físico e emagrecimento, hipertrofia muscular e saúde

Matemática e suas Tecnologias

  • Conjuntos
  • Classificação e representação dos conjuntos
  • Operações
  • Intervalos
  • Representação algébrica
  • Domínio, imagem, contradomínio
  • Função 1º e 2º grau
  • Conceitos
  • Matemática financeira – conceitos básicos
  • Razão, proporção e regra de três
  • Porcentagem, juro simples e composto
  • Progressões
  • Princípio fundamental da contagem
  • Fatorial
  • Estatística – conceitos básicos
  • Média
  • Moda mediana, plana e geometria espacial
  • Gráficos e tabelas: análise e construção de materiais e estudos envolvendo o mundo do trabalho e saúde

Ciências da natureza

  • Ecologia – sustentabilidade, meio ambiente, biomas, fluxo de energia e ciclos da matéria
  • Desequilíbrios ambientais e ação humana; conservação e preservação do meio ambiente
  • Citologia: células – conceito, importância e funções
  • Introdução à fisiologia e divisão celular
  • Evolução: origem e evolução da vida
  • Fisiologia humana – nutrição, respiração, circulação e excreção
  • Genética: conceitos básicos; importância da engenharia genética para a saúde humana e a economia (alimentos transgênicos)
  • Hereditariedade e as Leis de Mendel: clonagem e transgenia
  • Medidas de comprimento, massa e tempo (Sistema Internacional de Unidades)
  • Leis de conservação de energia
  • Leis de Newton
  • Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento; potência
  • Ondas
  • Grandezas físicas
  • Energia
  • Conservação de energia
  • Correntes de convecção
  • Conceitos de matéria, corpo, objeto e química
  • O papel do homem na transformação da natureza
  • Estados físicos da matéria, suas transformações e propriedades
  • Substância e mistura (homogênea e heterogênea)
  • Métodos de separação de misturas
  • Modelo atômico de Dalton
  • Evolução dos modelos atômicos
  • Características do átomo
  • Estudo do núcleo e da eletrosfera;
  • A organização dos diversos tipos de átomos e suas relações
  • Tabela periódica
  • Tipos de ligação química
  • O uso de substâncias pelo homem para melhoria de sua qualidade de vida e do trabalho
  • Funções inorgânicas
  • Soluções
  • Definições e característica
  • Cálculos de concentração
  • A energia nos processos químicos

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • A pré-história
  • As sociedades da antiguidade
  •  A idade média
  • As sociedades pré-colombianas
  •  A expansão comercial e marítima europeia
  • A colonização brasileira
  • Revolução francesa revolução industrial
  • Independência das colônias ibero-americanas
  • O império no Brasil
  • Abolição da escravatura no Brasil
  • A república no Brasil
  • Primeira guerra mundial
  • A revolução Russa
  • Período entre guerras
  • A 2ª guerra mundial
  • O populismo
  •  A ditadura militar
  • A redemocratização
  • Desafios atuais do Brasil
  • Geografia e seu objeto de estudo
  • Paisagem, lugar, espaço natural e espaço artificial
  • Espaço geográfico e seu significado político
  • Orientação, localização e representação da terra e do Brasil
  • Planejamento territorial
  • Estrutura geológica e relevo brasileiro
  • Tempo e clima no Brasil
  • A hidrografia do território brasileiro
  • Industrialização brasileira
  • O Brasil na globalização
  • Redes de circulação e transportes
  • O processo da urbanização no Brasil: êxodo rural e urbanização
  • A realidade rural brasileira e reforma agrária
  • A velha ordem da guerra fria
  • A queda do muro de Berlim e a nova ordem mundial
  • Movimentos migratórios
  • Filosofia
  • Do mito à razão
  • O cidadão da pólis/democracia
  • O Homem como animal político
  • O eu, os outros e o mundo
  • Identidade étnico-racial
  • Sujeito x objeto do conhecimento
  • Senso comum x senso crítico.
  • Cidadania contemporânea
  • Indústria cultural
  • A moral e a ética
  • Correntes filosóficas: algumas noções
  • Sociologia como ciência
  • Conhecimento sociológico do cotidiano
  • O fato social (coercitividade, exterioridade, generalidade)
  • Sociedade como organismo
  • Solidariedade mecânica e orgânica
  • Grupos sociais
  • Conservação e transformação da sociedade
  • Brasil: que país é este?
  • Realidade social, política e cultural brasileira
  • Fome, violência, trabalho infantil e escravo, analfabetismo, mortalidade infantil, entre outros.
  • Direitos humanos no Brasil
  • Estado x sociedade civil organizada
  • Divisão social do trabalho
  • O Estado laico e o poder da religião
  • As novas tecnologias na formação dos grupos sociais
  • Ideologia, alienação e classes sociais no Brasil
  • Conceitos básicos: política, poder e participação
  • A ação política
  • Representação das mulheres, dos negros e demais movimentos sociais na política nacional
  • A extensão rural: público-alvo e metodologia
  • Temas de sociologia contemporânea
  • Desenvolvimento de projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social

Habilitação Profissional Técnica

  • Introdução à informática
  •  Tipos de sistemas operacionais e suas funcionalidades. Internet e suas aplicações
  • Editor de textos e suas ferramentas.  Planilha eletrônica e suas ferramentas. Editor de apresentação e suas ferramentas
  • Conceitos de associativismo e cooperativismo
  •  Tipos de associativismo
  •  Associações e cooperativas
  •  Cooperativismo: história, conceitos e legislação
  • Planta, Clima e solo
  • Sistemas de cultivo
  • Diferentes tipos de agricultura
  • Solo agrícola
  • Adubos e adubações
  • Culturas anuais e perenes
  • Ciclo produtivo
  • Fatores e elementos climáticos
  • Legislação e normas internacionais para medidas fitossanitárias
  • Metodologia de projetos
  • Contabilidade: custo/benefício e sua aplicação
  • Tração mecânica e animal. Característica das máquinas, implementos, ferramentas e utensílios agrícolas
  • Segurança no trabalho
  • Métodos de levantamento: planimétrico (equipamentos, métodos, divisão de áreas), altimétrico (equipamentos, métodos, locação de curvas em nível e em desnível) e planialtimétrico
  • Sistema geográfico de informação
  • Conceitos e orientações básicas sobre o uso de GPS – demonstrações. unidades de Micro Station
  • Noções gerais de Economia e administração rural
  • Funções gerenciais de custos e equilíbrio da empresa rural
  • O mercado agropecuário
  •  Estocagem de produtos agrícolas e interferências governamentais
  •  Inventário
  • Fatores da produção
  • Recursos humanos e financeiros
  •  Sistemas de gerenciamento e controle da produção
  •  Comercialização e marketing rural
  •  Políticas econômicas destinadas ao setor primário
  •  Legislação rural
  • Tópicos de Contabilidade Rural. Importância e sistemas de controle, raciocínio lógico débito crédito, natureza das contas
  • Zoneamento Agroclimático para as plantas frutíferas
  • Manejo cultural das principais culturas frutíferas regionais
  • Legislação, ética e valores aplicados ao controle de pragas, doenças e plantas invasoras nas atividades agropecuárias. Colheita e pós-colheita.
  • Fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento de plantas
  • Manejo das principais culturas anuais regionais, como: descrição da planta; classificação botânica; clima e solo; espécies e cultivares; semeadura; manejo cultural; colheita; Pospôs-colheita
  •  Produtividade agrícola
  • Interpretação de textos de normativas
  • Legislação Civil
  • Funcionamento dos equipamentos
  • Primeiros socorros. Tratamento pessoal e interpessoal
  • Gerenciamento da degradação agroindustrial. Fundamentos do controle de poluição agroindustrial
  • Legislação e normatização ambiental. Agroecologia
  • Redação oficial e técnica. Elaboração do Relatório (normas da ABNT)
  • Elaboração do Projeto de estágio e Relatório
  • Direitos autorais
  • Extensão rural
  • Histórica – Funções
  • Planejamento da ação
  • Metodologias de trabalho
  • Agricultura familiar Agroecologia

Formação Geral

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Introdução à EaD (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Informática Básica (45h)
Introdução à informática; sistemas operacionais e internet.

Língua Portuguesa (240h)
Diferentes instâncias de uso da linguagem. Letramento: a produção de leitores e escritores. Usos da língua em situações de leitura (compreensão, análise e interpretação) e de produção de textos falados e escritos. A língua e sua estrutura e a língua acontecimento. A língua portuguesa na fala do português brasileiro; variantes individuais, interindividuais e sociais. As diferentes formas de produção textual, incluindo os textos técnico-científicos, com seus elementos constitutivos. Os vários suportes de textos. A estrutura básica do texto e os elementos de coesão e coerências textuais.  Reescrita, reelaboração e revisão de textos. Importância da literatura e da crítica que ajudam na compreensão dos retratos sociais. A cultura nacional e latino-americana através da literatura.

Língua Estrangeira Inglês/ Espanhol – (60h)
Leitura e produção de textos como práticas socioculturais em língua estrangeira e o mundo do trabalho. Leitura crítica de textos dos mais variados gêneros, notadamente aqueles voltados à sua área profissional.Interpretação, análise de funções e finalidade, compreensão e produção de textos falados e escritos em língua estrangeira, nos níveis semântico, sintático, morfológico e estilístico. Atividades para a aquisição de vocabulário. Uso de dicionários e sua funcionalidade.

Educação Física (30h)
A prática da cultura corporal para o desenvolvimento humano e profissional. Apropriação da cultura do movimento como forma de interação social. Instrumentos para uma apreciação crítica das vivências esportivas. O esporte como trabalho. O processo de funcionamento do organismo humano, particularmente do jovem e adulto, com vistas ao bem estar físico e social. O esporte como prática cultural. Análise crítica das questões: mídia, esporte, lazer, corpo humano, cultura, gênero, questão intergeracional, étnica e trabalho.  Jogos e sistemas táticos de modalidades individuais e coletivas para jovens e adultos.

Artes (60h)
As variadas formas de ver e sentir os objetos artísticos; o reconhecimento de objetos artísticos que não fazem parte de seu acervo imediato; a preservação desses objetos como representação de culturas, de identidades, de patrimônio da humanidade. Os principais elementos da linguagem visual, da teoria e da história da arte. Panorama dos principais artistas e obras da arte brasileira.

Matemática e suas Tecnologias

Matemática (240h)
Conjuntos, relação entre conjuntos e a vida. Funções. Razão, proporção, juros simples e composto e matemática financeira. Sequências numéricas. Progressão aritmética. Progressão geométrica e noções de estatística. Estatística Aplicada à Agricultura.

Ciências da Natureza

Biologia (120h)
Organização funcional do meio ambiente e dos seres vivos. Conhecimentos tecnológicos e científicos. Biotecnologia e Biodiversidade. Genética, hereditariedade, clonagem e transgênicos.
Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão social e ambiental. Princípios básicos de: saúde e meio ambiente e sustentabilidade.  Políticas ambientais e sociais nas organizações. Desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Física (105h)
Leis de Newton, grandezas físicas, força, energia, conservação de energia, ondas e correntes de convecção.  Movimento em duas e três dimensões, força e movimento, energia cinética e trabalho.

Química (105h)
Noções de átomo e suas interações. Substância e suas transformações, interações, balanceamentos. Compostos de Carbono. A Química e a qualidade de vida. Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História (90h)
Pré-história. Antiguidade.  Idade média.  América pré-colombiana. Expansão europeia. Revolução Francesa e Revolução Industrial. As grandes Guerras. Independência das colônias ibero-americanas. História do Brasil: Colonização, Império e República.  Desafios atuais do Brasil e da sociedade mundial.

Geografia (90h)
As bases teóricas da Geografia. Sistemas de orientação. Território. Brasil: a construção do Estado e da Nação.  Geomorfologia. Clima e recursos hídricos. Brasil: economia e urbanização. A questão da terra. Migrações. A Guerra Fria. A nova ordem mundial.

Filosofia (75h)
Introdução à Filosofia. O indivíduo. Liberdade. Conhecimento. O pensamento moderno. Ética, moral e política na sociedade e nas organizações. Sociedade moderna.

Sociologia (75h)
Introdução ao conhecimento da Sociologia. O pensamento de Emile Durkheim. Individualidade x coletividade. Relações humanas na sociedade e nas organizações. As instituições políticas no Brasil. As novas tecnologias e a exclusão social. Ideologia e meios de comunicação de massa. Movimentos sociais. Representação política no Brasil.

Projetos Integrados de Intervenção em Agricultura (60h)
O campo de atuação do técnico em Agricultura e a possibilidade de desenvolvimento de projetos de intervenção na realidade. Elaboração e desenvolvimento de Projetos interdisciplinares  de intervenção com  temas  vivenciados e selecionados pelos alunos. Sistematização, organização e elaboração de relatórios ou produtos finais.

Habilitação Profissional Técnica

Informática Aplicada (60h)
Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e de apresentações.

Associativismo e Cooperativismo (60h)
Fundamentos do associativismo. Associações e cooperativas. Outras formas de associativismo. O cooperativismo no Brasil. Princípios cooperativistas. Tipos de cooperativas. Criação e gestão de cooperativas rurais.

Agricultura Geral (120h)
Agricultura: importância e divisão. Relação solo-planta-clima.

Planejamentos e Projetos (60h)
Projetos agrícolas: conceito, planejamento e elaboração. Custo-benefício: conceito e aplicação.

Mecanização Agrícola (180h)
Tração mecânica e animal. Máquinas, implementos e ferramentas agrícolas. Manejo integrado de plantas invasoras, pragas e doenças. Controle sanitário de produtos agrícolas armazenados. Normas sobre saúde e segurança no trabalho.

Topografia (90h)
Agrimensura: conceitos, instrumentos e acessórios. Levantamentos planimétricos: métodos. Cálculos de áreas. Desenho topográfico. Nivelamento.

Gestão Agrícola (90h)
Economia geral e rural. Administração geral e rural. Emprendedorismo e negócios. Tópicos de Contabilidade Rural. Legislação.

Fruticultura (150h)
Fruticultura: conceito e importância. Aspectos sócio- econômicos: espécies e cultivares, plantio e manejo cultural, colheita e pós-colheita, comercialização e custos das principais culturas de frutíferas regionais. Propagação das plantas frutíferas. Legislação, ética e valores aplicados ao controle de pragas, doenças e plantas invasoras nas atividades agropecuária. Viveiricultura: tipos de viveiros, Sistemas de produção de mudas e manejo cultural de plantas enviveiradas.

Culturas Regionais (150h)
Noções de sistemática, fisiologia e morfologia vegetal. Descrição das principais culturas anuais.

Segurança no Trabalho (60h)
Legislação civil e trabalhista: Interpretação de textos de normativas. Funcionamento de máquinas e equipamentos agroindustriais. Acidentes no trabalho. Relações humanas no trabalho.

Gestão Ambiental (90h)
Agroecologia; Princípios e diretrizes da Educação Ambiental. Reciclagem de resíduos. Legislação.

Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h)
Normas técnicas da ABNT. Elaboração de projetos técnicos e/ou de pesquisas. Metodologia para coleta de informações.

Extensão Rural (45h)
Extensão rural e o pequeno produtor – conceitos, funções – Planejamento da ação de extensão na agricultura. Principais metodologias. Processos de comunicação. Agricultura familiar Agroecologia.

Grupo de Pesquisa PCEADIs