CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico H&L /
Técnico em Guia de Turismo

O Turismo é uma atividade de extrema relevância para o desenvolvimento socioeconômico mundial, tendo permitido movimentar intenso fluxo de capital externo e interno e possibilitado a geração de emprego e renda direta e indiretamente, com reflexos redistributivos evidentes.

Diante desse contexto, o desenvolvimento do turismo exige cada vez mais profissionais qualificados, visto que o turismo é uma atividade de utilização intensa de capital humano, em que as mudanças tecnológicas e as exigências de competitividade se fazem presentes nos mais diversos níveis de formação. Para atuar competitivamente nesse mercado, o profissional da área deve possuir espírito de iniciativa, criatividade, capacidade de comunicação, cultural geral, conhecimentos técnicos específicos e vocação para o exercício da profissão.

O Guia de Turismo Regional deve ser um profissional capaz de traduzir o patrimônio material e imaterial de seu país e de seu estado para os visitantes, além de orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens. Deverá ainda informar sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos, apresentando ao visitante as opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, estruturá-los considerando as expectativas ou necessidades do visitante.

O Curso Técnico em Guia de Turismo tem como propósito formar profissionais em condições de contribuir para a consolidação de políticas públicas para a educação profissional, bem como oportunizar uma formação conjugando o desenvolvimento humano, inserção na realidade social e profissionalização qualificada.

O perfil do guia em Turismo define-se pelos princípios da competência técnica, ética e política, mobilizados pelo saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber-conviver. Atua com elevado grau de responsabilidade social, respeito ao ambiente, à cultura e à legislação vigente. Esse perfil compreende uma atuação competente e sustentável no gerenciamento das atividades de acolhimento, gestão, promoção e venda de serviços turísticos, dentro das exigências do mundo do trabalho contemporâneo. 

A Matriz Curricular de Referência para o Curso Técnico em Guia de Turismo foi elaborada pelo Grupo de Pesquisa Currículo Referência e considerou os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações e a Legislação vigente, além da contribuição de diversos especialistas da área.

Esta Matriz Curricular tem como objetivo servir de referência para a elaboração de projetos de cursos técnicos em Guia de Turismo, podendo ser adotada nacionalmente, respeitando as especificidades de cada instituição de ensino.
Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.285 horas, distribuídas em 15 disciplinas, das quais 06 integram o curso nos demais eixos e 09 são de natureza específica do curso. 

Juliana Vieira de Almeida

Grupo de Pesquisa PCEADIs