Coleção Gestão e Docência na EaD
Organizadores:
Araci Hack Catapan
Clovis Nicanor Kassick
Uma narrativa por muitas mãos.
Pessoas que atuam, que observam, que analisam e registram como a Rede e-Tec Brasil se organiza.
O Projeto de Pesquisa Currículo Referência II, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi desenvolvido por oito Grupos de Pesquisa, que têm como base de articulação o FNEAD – Fórum Nacional de Educação Profissional a Distância pelos Grupos de Pesquisa: Projeto Pedagógico do Curso (GPPPC); Programa Formação Profissional de Educação de Jovens e Adultos (GPPROEJA); Formação Continuada (GPFC); Materiais Didáticos (GPMD); Gestão Institucional (GPGI); Tecnologia e Infraestrutura de Polos (GPTIP); Tecnologia da Informação e Comunicação (GPTIC); Sistema de Acompanhamento e Avaliação da Rede e-Tec Brasil (GPSAAS). Cada grupo assumiu como objeto de pesquisa uma das dimensões da gestão e docência da EaD.
Conheça a coleção:
VOL. 1 - O processo de gestão institucional
O Grupo de Pesquisa em Gestão Institucional (GPGI) apresenta sugestões gerais para as principais questões da gestão institucional, especialmente no que se refere: a inexistência de um sistema que garanta efetiva comunicação entre as diferentes dimensões de gestão; a gestão de pessoas; da definição de funções e a dimensão da gestão financeira. Nesta demanda, o grupo elabora e oferece cinco manuais: Manual norteador para Gestão Institucional; Manual do Sistema de Gestão Eletrônica; Manual Orçamentário e Financeiro; Manual para Gestão Pedagógica em EaD; e Manual para a Divulgação da Rede e-Tec Brasil.
ORGANIZADORES:
Clovis Nicanor Kassick, Paulo Ricardo Santos Dutra e José Severino Bento
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vol. 2 - gestão de informação e comunicação
O Grupo de Pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação (GPTIC) mapeou as condições dos sistemas de informação e comunicação que sustentam a oferta dos cursos de formação profissional de nível técnico na modalidade a distância da Rede e-Tec e, a partir disso, apresenta sugestões para os modos de organização, elaboração e disponibilização dos recursos de informação e comunicação que respondem aos desafios mais contundentes levantados na pesquisa.
ORGANIZADORES:
Clovis Nicanor Kassick, João Henrique Caminhas Ferreira e Luiz Alexandre Rodrigues Vieira
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vol. 3 - polo de apoio presencial: tecnologia e infraestrutura
O Grupo de Pesquisa Tecnologia e Infraestrutura de Polos (GPTIP) desenvolveu uma pesquisa em duas etapas. A primeira, que aconteceu entre 2011 e 2012, teve como objetivo mapear os cursos presenciais da Rede e-Tec. E a segunda etapa ocorrida entre 2012 e 2013, organizou um estudo teórico-metodológico para compreender os principais problemas e avanços, tanto no sentido das normatizações como no sentido da prática. Este trabalho apresenta sugestões para os modos de organização dos polos tanto em relação aos fluxos e meios tecnológicos quanto às condições mínimas de infraestrutura física.
ORGANIZADORES:
Clovis Nicanor Kassick, Madson Teles de Souza e Almir Pires Ferreira Neto
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vol. 4 - saas: um sistema de acompanhamento e avaliação de cursos
Esta obra expressa uma das principais ações de acompanhamento e avaliação das ações da rede e-Tec realizada pela equipe da UFSC. O Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Sistema e-Tec (SAAS) oferece indicadores de risco e de sucesso que podem contribuir grandemente com melhoria a qualidade da gestão institucional dos cursos técnicos de nível médio subsequentes, presenciais e a distância. Trata-se de uma avaliação diagnóstica e não regulatória, que pode prospectar problemas e subsidiar o processo de gestão antecipadamente.
ORGANIZADORES:
Araci Hack Catapan, Silvia Modesto Nassar e Renato Cislaghi
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vol. 5 - proeja: dimensões curriculares
O Grupo de Pesquisa em Formação Profissional de Educação de Jovens e Adultos (GPPROEJA) apresenta sugestões de matrizes curriculares, demonstrando como e quando pode ser estabelecida a integração entre a base de formação geral e formação profissional específica. A contribuição deste trabalho pode servir de referência para organização de matrizes curriculares de outras áreas de formação que não no nível do PROEJA. Esta obra apresenta, a partir da leitura da realidade, sugestões que podem inovar de fato a formação profissional nos cursos do PROEJA.
ORGANIZADORES:
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Márcia Castilho Sales e Jandira Pereira Souza
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vol. 6 - material didático: construindo referências
O Grupo de Pesquisa Material Didático (GPMD) apresenta sugestões para os modos de organização, elaboração, disponibilização e utilização de materiais didáticos para a EaD, bem como sugere políticas para a gestão da produção de material didático para um determinado programa, que não se atém somente à Rede e-Tec Brasil. O grupo também fez uma apreciação da qualidade pedagógica dos cadernos validados e elaborou um elenco de recomendações para definir políticas de produção de materiais didáticos para a EaD.
ORGANIZADORES:
Araci Hack Catapan, Rosemeri Coelho Nunes e Andrino Fernandes
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vol. 7 - formação continuada: diagnóstico e proposições
O Grupo de Pesquisa Formação Continuada (GPFC) apresenta sugestões para os modos de organização, elaboração e disponibilização de propostas em relação à formação continuada dos atores da rede. Apresenta, a partir de uma leitura da realidade, sugestões e alternativas para superar com rapidez as defasagens na formação do corpo docente necessárias à ampliação da Rede. Ela pode contribuir em todos os níveis de gestão no sentido de assegurar uma política de expansão de oferta sem descuidar da qualidade do processo de ensino e produção científica na Rede e-Tec Brasil.
ORGANIZADORES:
Araci Hack Catapan, Adelson de Paula da Silva e Carlos Alberto Dallabona
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vol. 8 - projeto pedagógico de curso: protocolo de referência
O Grupo de Pesquisa Projeto Pedagógico de Curso (GPPC) reuniu postulados teóricos e legais para organizar indicadores, em forma de um Protocolo de Referência para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos, desenvolvido como sistema informatizado para elaboração e gerenciamento de PPC, denominado de SIEGPP – Sistema Informatizado de Elaboração e Gerenciamento de Projeto Pedagógico de Curso. O SIEGPP é uma ferramenta de apoio às Instituições, na tarefa de elaborar e gerenciar seus Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos, atendendo aos requerimentos legais e de qualidade.
ORGANIZADORES:
Araci Hack Catapan, Maria das Graças Costa Nery da Silva e Ney Ribeiro Nolasco
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Esta obra é resultado de projeto de pesquisa
GPCRFII – Metodologia para implementação do Currículo Referência
Promoção: SETEC/MEC
Financiamento: FNDE
Apoio dos Núcleos de pesquisa da UFSC:
Ensino, Pesquisa e Extensão ATELIER TCD / CED
Editoração de texto/NETE/ JOR
Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade NETEC/CSE Laboratório de Capacitação em Gestão e Docência em EaD LCGD/CED