CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico PROEJA
/Técnico em Administração
Técnico em Administração
Pesquisador: Antônio Alves de Siqueira Junior
Colaborador: Ricardo Gonçalves Pacheco
Perfil Sócio-Laboral Dimensões
Éticas
Dimensões
Conceituais
Dimensões Teórico-Práticas Bases Conceituais e Tecnológicas Ementas

O Técnico em Administração é o profissional que compreende a realidade social, científica, econômica, política, cultural e do mundo do trabalho, para nela inserir-se e atuar de forma ética, competente, técnica, empreendedora e consciente do impacto sociocultural e ambiental e de sua responsabilidade na atividade, visando à transformação da sociedade em função dos interesses sociais e coletivos.

É o profissional que observa a legislação e a ética de sua profissão, revelando domínio conhecimento, bem como a capacidade para se adaptar a novas situações e novas tecnologias.

Conhece a legislação, os processos e sistemas das diferentes organizações, os princípios de negociação e administração, os instrumentos de informática e a influência do cenário econômico nas instituições.

É um profissional com conhecimentos em planejamento, organização, controle, avaliação e aspectos relacionados à administração e às relações interpessoais nas organizações.

É o profissional com conhecimentos para gerir seu próprio negócio, atuando nas empresas públicas e privadas dos diversos setores da economia.

• Compreende o conceito de diversidade, a fim de fortalecer os valores, ampliar a capacidade crítico-reflexiva, articulada à formação para o mundo do trabalho, priorizando a ética, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento.

• Percebe a diversidade linguística, cultural, sexual, étnica, regional, intervindo para assegurar as opções individuais e de grupos com intuito de, garantindo as diferentes manifestações, democratizar as relações sociais.

• Atua social e profissionalmente de forma criativa, ética e empreendedora.

• Possui visão humanística consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

• Desenvolve projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social.

• Tem visão contextualizada do eixo tecnológico de informação em termos políticos, econômicos e sociais.

• Atua de forma a melhorar as condições de trabalho dos usuários, preservando o meio ambiente.

• Valoriza e reconhece as diferentes manifestações artísticas, culturais, sociais, históricas, laborais no âmbito do Brasil e da América Latina.

• Demonstra atitude de iniciativa, organização, liderança, autonomia e interesse pela obtenção de novo conhecimento que transforme a realidade.

• Valoriza o papel dos indivíduos e das organizações na construção de uma sociedade sustentável.

• Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.

• Mantém, valoriza e zela pelo patrimônio público.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos de sua formação.

• Identifica a alteridade no processo de construção da identidade e as relações sociais e do ambiente de trabalho.

• Conhece a internet e suas ferramentas básicas de comunicação e interação, bem como o ambiente virtual de aprendizagem.

• Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações, saúde e meio ambiente.

• Compreende as necessidades dos usuários em relação a treinamento e suporte.

• Identifica os elementos necessários para coletar e documentar informações sobre o desenvolvimento de projetos.

• Conhece os fundamentos da língua inglesa e/ou espanhola.

• Compreende e comunica-se no idioma de forma a entender as demandas específicas na área de atuação profissional.

• Utiliza as várias linguagens: artística, científica, corporal, filosófica, literária, matemática e tecnológica, bem como as línguas estrangeiras para ampliação da visão de mundo.

• Constrói argumentações consistentes, correlacionadas a situações diversas para propor e realizar ações éticas de intervenção social.

• Domina conhecimentos sobre fenômenos naturais e sociais, nos diferentes componentes curriculares, em seus processos histórico-geográficos, artístico-culturais e tecnológicos para a formação do cidadão.

• Interpreta, seleciona e organiza dados correlacionados a conhecimentos, representados nos diferentes componentes curriculares para enfrentar situações-problema teóricas e práticas.

• Domina conceitos de língua materna, geradora de significação e integração da organização de mundo e da própria identidade.

• Entende o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

• Compreende a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.

• Distingue as marcas próprias do discurso literário e estabelece relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

• Identifica textos de diferentes gêneros, inclusive os técnico-científicos, com seus elementos constitutivos, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro, e reconhece as categorias explicativas básicas da área, demonstrando domínio do léxico da língua.

• Compreende os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

• Conhece os mecanismos de organização textual como forma de leitura, interpretação e produção de textos nos mais diferentes contextos da organização.

• Compreende as relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas de Química, Física e Biologia nos aspectos sociopolítico e cultural.

• Reconhece aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.

• Situa os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento das áreas de Química, Biologia, Física e Tecnologia.

• Identifica e justifica a morfologia e a fisiologia dos seres vivos como características evolutivas e imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio ecológico.

• Compreende as profundas transformações do planeta, no decorrer do tempoe a necessidade de um equilíbrio dinâmico.

• Reconhece a célula como unidade viva formadora dos organismos, sua organização e funcionamento; compreende a função e a importância dos nutrientes na formação das células e na manutenção da saúde.

• Reconhece a origem e a variabilidade das espécies na interação de mecanismos físicos e biológicos que determinam sua existência, transformação e preservação.

• Relaciona os efeitos sofridos pelos sistemas decorrentes do uso indevido de substâncias.

• Identifica, localiza, compara e reconhece a importância dos ecossistemas brasileiros.

• Reconhece a interdependência das espécies e a influência que o meio exerce sobre elas e vice-versa.

• Compreende que os organismos possuem ecossistemas internos em equilíbrio dinâmico, e que podem sofrer alterações decorrentes de influências externas.

• Compreende que a matéria transita nos meios bióticos e abióticos, acarretando fluxo de energia.

• Estabelece diferenças entre conservação e preservação do meio ambiente.

• Situa a divisão dos grupos de seres vivos e os seus processos de adaptação e conhece a sua anatomia microscópica e macroscópica.

• Analisa e entende as diferenças na morfologia e na fisiologia masculina e feminina, e entende as transformações orgânicas e os comportamentais próprias de jovens e adultos.

• Apreende os fundamentos biológicos e sociais da sexualidade e reconhece questões relacionadas à gravidez.

• Identifica e descreve as consequências da fome no Brasil e no mundo.

• Compreende que o funcionamento adequado do organismo depende da regulação e da coordenação das funções vitais e relaciona os alimentos com os processos de desenvolvimento e de manutenção da vida dos seres vivos.

• Compreende a importância da conservação da flora e da fauna e as reconhece como fonte de matéria-prima.

• Reconhece a necessidade do controle biológico, recursos utilizados pelo homem na produção de alimentos na manutenção da cadeia e teia alimentar.

• Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avalia a sua ordem de grandeza.

• Reconhece as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades.

• Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais).

• Distingue o peso e a massa, bem como relaciona a força e o movimento em situações reais (Leis de Newton).

• Analisa a quantidade de movimento e impulso, conservação da quantidade de movimento.

• Relaciona força, peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio de atração de massas (Leis de Kepler e Lei de Newton – Gravitação Universal).

• Distingue as unidades básicas e as derivadas do Sistema Internacional de Unidades.

• Reconhece e representa as grandezas físicas fundamentais e as derivadas (escalares e vetoriais).

• Relaciona a evolução da Química com a construção da história humana e do trabalho.

• Distingue as transformações dos materiais por meio de observação experimental.

• Reconhece que as transformações envolvem troca de energia, promovendo ou não mudanças de estado físico.

• Entende que existe relação entre as transformações dos materiais de suas propriedades.

• Compreende o uso de modelos para explicar a constituição dos materiais.

• Reconhece que substâncias compostas podem ser decompostas em substâncias simples.

• Representa graficamente propriedades de substâncias e misturas.

• Distingue a importância dos gases para os seres vivos.

• Descreve os principais problemas gerados pelos gases poluentes.

• Aplica o sistema internacional de medidas nos conceitos básicos da química: massa e volume.

• Identifica o modelo atômico atual.

• Situa as partículas fundamentais que constituem o átomo.

• Posiciona a ocorrência, obtenção e aplicação de alguns elementos químicos.

• Reconhece a importância tecnológica e econômica dos metais.

• Compreende a polaridade de moléculas por meio dos tipos de átomos que constituem a molécula e de sua geometria.

• Distingue a importância dos compostos orgânicos.

• Identifica os tipos de carbonos nos compostos orgânicos.

• Estuda as propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos.

• Aprecia e analisa os fatores que intervêm no comportamento financeiro e econômico da sociedade.

• Faz generalizações e argumentações consistentes.

• Apropria a história da matemática para a elaboração do seu conhecimento.

• Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira.

• Analisa a probabilidade de ocorrência de um fato para que possa criticá-lo de forma ética.

• Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas.

• Situa características dos diferentes períodos de expansão da espécie humana.

• Analisa os fatores responsáveis pelas alterações no espaço provenientes das formas de ocupação realizadas pela espécie humana no planeta.

• Identifica os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos).

• Compreende as características essenciais do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos (Antiguidade, Idade Média, escravidão moderna, industrialização).

• Situa, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição.

• Identifica as principais características das sociedades pré-colombianas (maias, astecas e incas).

• Reconhece os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista, desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV e XVI.

• Identifica as características sociais, econômicas e políticas da Colônia, Império e República no Brasil.

• Percebe como as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do antigo regime e à deflagração das revoluções burguesas na Europa Ocidental.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América.

• Estabelece relações entre desenvolvimento tecnológico e trabalho.

• Identifica a origem dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz étnica brasileira.

• Analisa a participação dos africanos no que concerne à sua força de trabalho e influências culturais nos diferentes ciclos econômicos.

• Caracteriza situações representativas da atual situação dos países que compõem o continente africano, estabelecendo relações entre fundamentos antropológicos da origem dos povos e as influências étnico-culturais e econômicas resultantes dos processos de colonização em suas diferentes regiões.

• Conhece as diferentes formas de organização do espaço geográfico contemporâneo, associadas à nova malha relacional resultante do uso das tecnologias avançadas.

• Analisa as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais.

• Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados.

• Caracteriza a atual estrutura agrária brasileira e analisa as relações trabalhistas no campo.

• Analisa a organização e a produção do espaço agrário brasileiro e/ou sua transposição para o urbano industrial, no contexto do mundo do trabalho.

• Identifica quantitativa e qualitativamente os ritmos do processo de urbanização brasileira, com destaque para o processo de metropolização.

• Compreende as diferentes causas e consequências das migrações mundiais.

• Caracteriza o processo de transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram e ocorrem nos países da Europa Centro-Ocidental, a formação do Espaço Econômico Europeu (EEE) e a reunificação da(s) Alemanha(s).

• Analisa o processo expansionista dos EUA, sua liderança política e econômica, no contexto mundial, e seus reflexos no arranjo geopolítico atual.

• Identifica os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.

• Reconhece a posição proeminente de parte da Ásia e da Europa, assim como dos EUA nos fluxos econômicos globais em comparação com o restante do mundo, inclusive o Brasil.

• Relaciona a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas.

• Identifica os domínios naturais (litosfera, hidrosfera e atmosfera) e caracteriza os principais biomas do Brasil e do mundo, com destaque para questões relativas à biodiversidade.

• Reconhece a importância da geomorfologia climática, na dinâmica do espaço brasileiro, e do uso de recursos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

• Descreve e classifica o modelo do relevo brasileiro considerando a dinâmica tectônica e a atuação das forças exógenas notadamente a influenciada pelos fenômenos climáticos.

• Diferencia tempo e clima e identifica elementos e fatores responsáveis pelos diferentes tipos climáticos, além de caracterizá-los.

• Relaciona e classifica elementos das bacias hidrográficas brasileiras e seu aproveitamento como fonte de abastecimento e geração de energia.

• Compreende a dinâmica do espaço industrial brasileiro e os impactos socioambientais reconhecendo que os fatores político-econômicos influenciam o processo.

• Reconhece o processo de evolução e de distribuição populacional, para uma análise da organização e da ocupação do espaço territorial brasileiro, observando aspectos como a formação da população brasileira, sua diversidade cultural, crescimento, movimento, distribuição e estrutura.

• Identifica a diferença entre moral e ética.

• Identifica a presença do Estado nas mais variadas esferas da vida cotidiana.

• Desenvolve a reflexão filosófica, considerando os aspectos analíticos, investigadores e questionadores.

• Reconhece as principais características da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

• Identifica, a partir da História da Filosofia, os fundamentos básicos da Ética e dos valores que a definem, por meio de textos que expressem o pensamento filosófico.

• Reconhece fenômenos sociais representativos da análise sociológica.

• Identifica relações de identidade (semelhança) e diferença (oposição) representativas das estruturas sociais.

• Identifica as relações de poder presentes nas microestruturas das relações sociais.

• Analisa o impacto das atuais tecnologias de produção, informação e distribuição no surgimento de novas formas de exclusão e/ou inclusão social.

• Situa as possíveis relações entre os processos de estratificação social e as diferenças de gênero, orientação sexual, étnicas, religiosas, regionais e culturais.

• Identifica as principais características da Sociedade Brasileira.

• Identifica os valores e as ideologias que orientam escolhas e as ações dos membros de uma classe social.

• Analisa as diferenças de gênero, de orientação sexual, diferenças raciais, étnicas, culturais regionais e religiosas no contexto político dos movimentos sociais de afirmação do direito.

• Identifica as diferentes formas de participação política na relação indivíduo, Estado e sociedade civil organizada.

• Identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional.

• Compreende a estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos.

• Compreende os principais conceitos e funções administrativas, modelos de gestão, normas e legislações.

• Reconhece as situações e características das oportunidades que geram novos negócios.

• Conhece as demandas relacionadas ao recrutamento, à seleção e à sua correlação com as atividades a serem realizadas.

• Compreende a formação de informações de custos para a tomada de decisões.

• Conhece a composição do resultado – lucro ou prejuízo; analisa as demonstrações contábeis.

• Conhece os princípios e ferramentas de marketing.

• Compreende os fatores de influência no comportamento do consumidor.

• Identifica as normas legais que regem o funcionamento das organizações e as consequências/restrições no seu cumprimento.

• Compreende o funcionamento dos diversos sistemas de produção avaliando a sua eficiência e eficácia dos mesmos.

• Dimensiona a capacidade produtiva da empresa e os recursos necessários ao processo de produção.

• Compreende os conceitos introdutórios, os fundamentos históricos e o campo profissional da Logística, bem como as atividades primárias, atividades de apoio e, ainda, cadeia de suprimentos.

• Conhece os modelos de gestão empresarial e os instrumentos de Gestão da Qualidade.

• Identifica os fundamentos de padronização e normatização: série ISO´s.

• Identifica e classifica os tipos de organizações, compreende o papel e a importância de cada uma.

• Compreende a importância do fluxo das atividades administrativas nas organizações.

• Conhece os modelos e as funções do Planejamento no processo administrativo e de gestão.

• Situa os métodos estatísticos, sua aplicação e importância na tomada de decisões gerenciais.

• Conhece as ferramentas tecnológicas úteis às rotinas administrativas de pequenas e micro empresas.

• Compreende a importância do varejo no Brasil e no Distrito Federal para o crescimento econômico da região e de sua empresa.

• Observa, na gestão da organização, aspectos como localização e sortimento.

• Diferencia as peculiaridades do funcionamento de uma pequena e média empresa do ramo de atividade do turismo e de cooperativas.

• Analisa as políticas de desenvolvimento setorial do turismo e do cooperativismo.

• Conhece as ferramentas da qualidade na condução de processos de monitoramento, acompanhamento e melhoria de empresas de turismo e de cooperativas.

• Percebe a evolução do conceito de gestão de vendas na empresa.

• Reconhece a importância do planejamento das etapas de venda.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Utiliza os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização da realidade pela constituição de significados, expressão e comunicação e informação.

• Aplica os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.

• Interpreta textos dos diversos gêneros relacionando-os aos seus contextos de produção e de recepção.

• Estabelece relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio, relacionando histórias de leitura.

• Confronta o texto lido com outros textos, outras opiniões e posiciona-se criticamente.

• Localiza informações explícitas no texto, com o objetivo de solucionar um problema proposto.

• Diferencia ideias centrais e secundárias; ou itens e subitens de um texto.

• Seleciona textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.).

• Seleciona livros para leitura integral de acordo com seus objetivos e interesses.

• Posiciona-se criticamente a respeito dos textos lidos debatendo-os com outros leitores.

• Produz textos narrativos, dissertativos, argumentativos, opinativos e técnico-científicos, mobilizando no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero e organizando o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção.

• Utiliza as linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos de interlocutores.

• Lê e produz textos visuais.

• Reconhece os processos de organização, de leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos.

• Utiliza ferramentas instrumentais para leitura de textos específicos da área profissional em língua estrangeira.

• Compara as funções da arte em diferentes contextos e momentos da história.

• Analisa, reflete e compreende as artes visuais, a partir de critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins – de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, semiótico, científico e tecnológico.

• Analisa as diversas manifestações das artes visuais – em suas múltiplas funções – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos e interage com o patrimônio cultural.

• Entende o tempo em que o artista viveu, sua condição social e suas ideias – olha-o como sujeito histórico.

• Identifica e diferencia elementos formais como linha, cor, volume, superfície, textura, luz e outros e suas potencialidades simbólicas e expressivas no estudo da paisagem, fauna e flora.

• Reconhece as criações artísticas nacionais e as influências interculturais.

• Analisa as implicações estéticas e ideológicas das representações iconográficas dos diversos estilos de época.

• Lê textos diversos em inglês e espanhol: capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais e canções com certa fluência.

• Identifica vocábulos das línguas inglesa e espanhola, relacionando-os e associando-os com os da língua materna, dentro do seu universo socioeconômico e cultural, com base no seu conhecimento de mundo.

• Reconhece palavras, em textos, conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal.

• Manuseia adequadamente o dicionário em busca dos significados de palavras do texto.

• Associa os temas ou assuntos de um texto ao seu conhecimento prévio ou de mundo, com base em situações de perguntas e respostas dirigidas.

• Infere informações em textos apoiando-se em recursos não verbais, ilustrações, jogos e reconhecimento de palavras.

• Escreve satisfatoriamente pequenos textos em inglês e espanhol com finalidades diversas.

• Usa os saberes da língua inglesa e espanhola como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos culturais.

• Troca e constrói conhecimentos úteis entre os servidores públicos e destes com os usuários dos serviços públicos.

• Pratica atividades físicas que contribuam para o seu desenvolvimento humano e profissional.

• Aplica conceitos e vivências de atividade física abordados na escola, aos momentos de lazer e trabalho, de forma a melhorar a própria condição de vida e a do outro.

• Reinterpreta as normas estabelecidas para a realização de eventos inerentes à Educação Física, com vistas à integração dos indivíduos em atividades que proporcionem a participação solidária.

• Interpreta e expressa-se criticamente sobre as informações veiculadas pela mídia, relativas à atividade física.

• Posiciona-se criticamente, em face das orientações e recomendações contidas em bulas, vídeos, rótulos, manuais e outros textos relativos ao consumo de medicamentos, suplementos alimentares, equipamentos, que relacionam a prática da atividade física à saúde do indivíduo.

• Identifica e relaciona o processo de funcionamento do organismo humano.

• Entende a linguagem gráfica apropriando-se de situações do cotidiano.

• Aplica as funções como modelos ao estudo de situações reais e hipotéticas, observando seu comportamento quanto ao crescimento e de crescimento.

• Utiliza operações e conceitos básicos de matemática na solução de situações-problema e das atividades cotidianas.

• Apreende a linguagem gráfica e utiliza-a na interpretação de situações do cotidiano.

• Modela situações-problema relacionadas aos fenômenos físicos, sociais e naturais, auxiliando-as em todas as áreas do conhecimento.

• Identifica e analisa dados estatísticos, em situações do cotidiano, apresentados em gráficos e tabelas.

• Realiza cálculos com taxas de juros e descontos simples e compostos.

• Emprega os conhecimentos de Biologia para a compreensão do mundo e nele age com autonomia mediante os conhecimentos da área de Física.

• Analisa as intervenções do ser humano no meio ambiente e suas formas de utilização dos recursos naturais.

• Reconhece e executa procedimentos de proteção e de preservação das espécies de seres vivos.

• Intervém individual e coletivamente de forma a levantar os prejuízos causados na biosfera e sugerir ações de redução dos efeitos agudos e crônicos da ação natural e identifica possíveis alterações ambientais que modificam o equilíbrio ecológico.

• Reconhece o uso de alimentação adequada e saudável como requisito fundamental para os processos vitais e adaptativos dos seres.

• Avalia torques em configurações simples (p.ex., pedais, volantes) e ampliações de forças em ferramentas e nos movimentos do corpo humano.

• Localiza posições, descreve deslocamentos e representa velocidades ou acelerações, utilizando linguagem vetorial.

• Relaciona trabalho e energia, em situações reais (p.ex., quando se atira uma pedra, quando se lança um dardo).

• Utiliza a definição de trabalho para o cálculo da energia necessária para a realização de diversas atividades (p.ex., subir escada, frear veículos, arrastar objetos).

• Representa adequadamente medidas do cotidiano, por meio de algarismos significativos e de notação científica, e avaliar a sua ordem de grandeza.

• Critica as informações a partir da compreensão da importância da história da Química no desenvolvimento social, tecnológico e científico.

• Diferencia substâncias de misturas, de modo geral e a partir dos conceitos de temperatura de fusão, de temperatura de ebulição, de densidade e de solubilidade das substâncias.

• Converte a linguagem discursiva da Química em linguagem simbólica.

• Relaciona as substâncias simples e compostas, a partir do uso de modelos.

• Compreende os efeitos dos gases poluentes na atmosfera e descrever os principais problemas por eles gerados.

• Constrói as aplicações dos gases no cotidiano.

• Identifica, constrói e compreende o diagrama de Linus Pauling para a realização da distribuição eletrônica.

• Identifica camadas de valência e subníveis mais energéticos de cada elemento.

• Reconhece na Tabela Periódica a organização dos elementos químicos.

• Correlaciona a posição dos elementos na Tabela Periódica com suas propriedades (eletronegatividade, temperatura de fusão e ebulição, densidade, caráter metálico e raio atômico).

• Distingue os tipos de ligações químicas.

• Correlaciona as propriedades físico-químicas das substâncias com as interações intermoleculares e intramoleculares.

• Distingue calor e temperatura em situações do cotidiano bem como, reconhecer os pontos fixos em diferentes escalas termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin).

• Relaciona potência elétrica dissipada com a energia elétrica em térmica.

• Entende a utilidade dos dispositivos elétricos num sistema de circuito elétrico, além de refletir sobre a melhor forma de economizar energia elétrica para consumo.

• Aplica os conhecimentos apreendidos por meio de textos filosóficos no desenvolvimento de ações solidárias e de engajamento.

• Utiliza os conhecimentos apreendidos da Filosofia para a formação da cidadania.

• Faz relações entre liberdade e construção da cidadania, considerando o desenvolvimento da consciência de cada indivíduo.

• Identifica atitudes autoritárias em si e nos outros e em grupos.

• Interpreta fatos, dados, situações, problemas ou fenômenos apresentados em forma de textos, gráficos ou mapas, acerca das diferentes formas de manifestação socioeconômica na escala global, notadamente as representativas da composição atuação e abrangência dos blocos econômicos internacionais geopolíticas.

• Aplica o sistema de coordenadas geográficas para determinar a posição absoluta dos lugares identificando a influência destes mesmos em suas condições naturais.

• Aplica o sistema de coordenadas geográficas na delimitação dos fusos horários.

• Investiga como as novas tecnologias de informação (celular, internet, computador e outros) contribuem para a formação de novas identidades grupais.

• Lê e interpreta tabelas, gráficos, mapas e imagens presentes em livros, jornais e revistas relativos a partidos políticos, eleições, sindicatos e movimentos sociais.

• Aplica os conhecimentos e as tecnologias associados à Ciência Política no entendimento das questões vinculadas à participação em movimentos estudantis, partidos políticos, associações, ONGs, movimentos culturais, sindicatos, entre outros.

• Utiliza operações e conceitos básicos de matemática na solução de situações-problema.

• Lê e interpreta tabelas, gráficos, mapas e imagens presentes em livros, jornais e revistas referentes aos processos de constituição da identidade social e cultural.

• Identifica o caráter ideológico da construção das temporalidades históricas.

• Analisa os principais elementos dos sistemas políticos, econômicos e culturais de organização da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos).

• Compreende as características essenciais do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos (Antiguidade, Idade Média, escravidão moderna, industrialização).

• Reconhece e analisa os principais objetivos e características do processo de expansão e conquista, desenvolvido pelos europeus a partir dos séculos XV e XVI.

• Percebe como as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do antigo regime e à deflagração das revoluções burguesas na Europa Ocidental.

• Reconhece as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações.

• Identifica os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América.

• Reconhece as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.

• Situa as principais características do trabalho agrícola e industrial no mundo contemporâneo.

• Estabelece relações entre desenvolvimento tecnológico e empregabilidade.

• Analisa, criticamente, as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).

• Identifica, a partir de fontes históricas diversas, o processo de constituição das sociedades contemporâneas.

• Relaciona a ocupação do território brasileiro ao longo da história à destruição das sociedades indígenas.

• Compreende a questão da terra, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados.

• Aplica técnicas de pesquisa das Ciências Sociais na investigação sobre os diversos grupos e movimentos culturais constitutivos da sua comunidade.

• Identifica e diferencia técnicas de coleta de dados em função da interpretação dos resultados obtidos.

• Lê e interpreta tabelas, gráficos, mapas e imagens presentes em livros, jornais e revistas relativos a partidos políticos, eleições, sindicatos e movimentos sociais.

• Executa os processos administrativos.

• Aplica os valores e princípios do comportamento organizacional.

• Cumpre a legislação de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade.

• Executa os princípios da sustentabilidade nas organizações.

• Executa programas de recrutamento, seleção e treinamento.

• Cria condições de avaliar os candidatos buscando identificar talentos com base em competências diversificadas.

• Elabora e analisa as demonstrações contábeis.

• Auxilia na implementação das diferentes estratégias para viabilização do negócio.

• Auxilia na observação e no cumprimento dos aspectos legais e normativos da gestão e da administração.

• Supervisiona os processos produtivos e avalia o rendimento das atividades.

• Utiliza sistemas de informações gerenciais, para aprimorar o sistema logístico.

• Implementa os instrumentos de qualidade no ambiente empresarial.

• Realiza as atividades administrativas visando à qualidade.

• Adota as normas para abertura e registro de empresa.

• Executa as atividades administrativas nas organizações.

• Analisa dados relacionados ao Mercado Financeiro.

• Identifica os segmentos de mercado.

• Analisa o comportamento do consumidor no varejo para formular política de merchandising.

• Avalia o potencial do mercado para formulação de políticas de vendas.

• Procura a maximização do resultado de vendas na distribuição de equipes.

• Elabora gráficos e estatísticas que mostram o equilíbrio entre a oferta e procura.

• Utiliza os modelos de planejamento nas atividades administrativas.

• Organiza informações financeiras para o apoio ao planejamento.

Formação Geral

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistema Operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Letramento(s): leitura e produção de textos como práticas socioculturais

• Norma padrão, escrita e oralidade

• Textos em variados gêneros do discurso: relato, debate, resumo, teatro, etc

• Elementos de textualidade: pressupostos, interferência, coesão e coerência

• Textos narrativos, descritivos e argumentativos

• Concepções filosóficas, estéticas e linguísticas dos diversos estilos de época da literatura

• Leitura de obras literárias de autores lusófonos e da América Latina, inclusive os afro-brasileiros

• Produção, reescrita e releitura de textos em variados gêneros do discurso: relato, debate, resumo, artigo de opinião, textos expositivos, dissertativos, argumentativos, teatro etc

• Elementos linguísticos e gramaticais dos textos em situações de uso, tais como pontuação, concordância nominal e verbal, colocação pronominal, regência nominal e verbal e emprego da crase

• Leitura e interpretação de textos técnico-científicos em inglês e/ou espanhol

• Arte, representação artística e a relação com conceitos filosóficos e religiosos; indivíduo e cultura

• Leitura e produção de textos visuais em diferentes mídias, e as suas mixagens de canal, sintaxe e morfologia, bem como o sentido gerado em diferentes contextos

• Análise de imagens, funções da arte, compreensão dos processos criativos das produções artísticas nas diversas áreas da linguagem artística bem como das novas tecnologias aplicadas e leitura estética de imagens em suas diferentes formas

• O olhar do outro, tipos e gêneros na representação contemporânea

• Leitura e análise da obra de arte

• Arte em suas diferentes formas de manifestação, cultura e história

• Correntes artísticas ao longo da história

• Cultura brasileira em relação à cultura mundial; aspectos da globalização, obra de arte e sua função; cultura de massa e cultura popular

• Produção, criação e análise de objetos artísticos relacionados aos aspectos das obras estudadas em suas devidas contextualizações e linguagens expressivas

• Leitura de capas de revista, receitas, páginas da internet, instruções, rótulos, fichas de informações pessoais, canções em inglês e/ou, legendas de filmes etc

• Elementos da estrutura composicional dos diversos gêneros textuais em inglês e/ou espanhol

• Funções e finalidades dos textos lidos

• Vocabulário em língua estrangeira (cognatos e falsos cognatos)

• Uso de dicionário e significado de palavras

• Textos em língua estrangeira: interpretação e associação das informações dos textos ao seu conhecimento prévio ou de mundo

• Conhecimentos linguísticos básicos: artigos, preposições, tempos verbais, pronomes, adjetivos, verbos, conjunções etc

• Produção escrita em língua estrangeira de gêneros variados

• Organização textual em língua estrangeira: uso de maiúsculas, pontuação, diagramação, segmentação, coerência e coesão

• Concordância nominal e verbal em situações contextuais (relações de gênero e número necessárias para o aperfeiçoamento do texto em língua estrangeira)

• O esporte, o exercício físico, a valorização da forma física e os discursos midiáticos

• Jogos e sistemas táticos de modalidades individuais e coletivas para jovens e adultos

• Desempenho no esporte como lazer e no esporte como trabalho

• O esporte como criador de uma postura ética, solidária e colaborativa (fair play)

• Jogos cooperativos e competitivos, diferenças na participação e sistemas táticos em diversas modalidades nas vivências de jovens e adultos

• Suplementos, alimentos dietéticos, manuais e as publicações não científicas, o olhar do jovem e da vida adulta

• Práticas corporais e esportivas da cultura negra, em diferentes momentos históricos

• Influência das diferenças socioeconômicas nos praticantes das várias modalidades esportivas

• Brinquedos e brincadeiras das diferentes culturas, em particular da africana e suas ressignificações

• Modalidades culturalmente estabelecidas como masculinas e femininas

• As culturas juvenis no contexto dos esportes radicais, do ritmo, das lutas, da cultura do movimento e das lutas virtuais

• O adulto e o cuidado com o corpo

• Dança e práticas circenses

• O respeito à alteridade nas questões da corporeidade

• A relação entre saúde e beleza na contemporaneidade

• Ginástica laboral: benefícios, qualidade de vida do trabalhador e aumento de produtividade

• Sedentarismo, atividade física e prevenção na vida adulta

• Discurso da mídia sobre a relação do exercício físico e emagrecimento, hipertrofia muscular e saúde

Matemática e suas Tecnologias

• Conjuntos

• Classificação e representação

• Operações

• Intervalos

• Representação algébrica

• Domínio, imagem, contradomínio

• Função 1º e 2º grau

• Conceitos

• Matemática financeira – conceitos básicos

• Razão, proporção e regra de três

• Porcentagem, juro simples e composto

• Progressões

• Princípio fundamental da contagem

• Fatorial

• Estatística – conceitos básicos

• Média

• Moda mediana

• Gráficos e tabelas: análise e construção de materiais e estudos envolvendo o mundo do trabalho e saúde

• Geometria plana e espacial

Ciências da Natureza

• Ecologia – sustentabilidade, meio ambiente, biomas, fluxo de energia e ciclos da matéria

• Desequilíbrios ambientais e ação humana; conservação e preservação do meio ambiente

• Citologia: células – conceito, importância e funções

• Introdução à fisiologia e a divisão celular

• Evolução: origem e evolução da vida

• Fisiologia humana – nutrição, respiração, circulação e excreção

• Genética: conceitos básicos; importância da engenharia genética para a saúde humana e a economia (alimentos transgênicos)

• Hereditariedade e as Leis de Mendel: clonagem e transgenia

• Medidas de comprimento, massa e tempo (sistema internacional de unidades)

• Leis de conservação de energia

• Leis de Newton

• Trabalho, energia, impulso e quantidade de movimento

• Potência

• Ondas

• Grandezas físicas

• Energia

• Conservação de energia

• Correntes de convecção

• Conceitos de matéria, corpo, objeto e química

• O papel do homem na transformação da natureza

• Estados físicos da matéria, suas transformações e propriedades

• Substância e mistura (homogênea e heterogênea)

• Métodos de separação de misturas

• Modelo atômico de Dalton

• Evolução dos modelos atômicos

• Características do átomo

• Estudo do núcleo e da eletrosfera

• A organização dos diversos tipos de átomos e suas relações

• Tabela periódica

• Tipos de ligação química

• O uso de substâncias pelo homem para melhoria de sua qualidade de vida e do trabalho

• Funções inorgânicas

• Soluções

• Definições e características

• Cálculos de concentração

• A energia nos processos químicos

Ciências Humanas e suas Tecnologias

• A pré-história

• As sociedades da antiguidade

• A idade média

• As sociedades pré-colombianas

• A expansão comercial e marítima europeia

• A colonização brasileira

• Revoluções francesa e a revolução industrial

• Independência das colônias ibero-americanas

• O Império no Brasil

• Abolição da escravatura no Brasil

• A república no Brasil; primeira guerra mundial

• A revolução Russa

• Período entre guerras

• A 2ª guerra mundial

• O populismo

• A ditadura militar

• A redemocratização

• Desafios atuais do Brasil

• Geografia e seu objeto de estudo

• Paisagem, lugar, espaço natural e espaço artificial

• Espaço geográfico e seu significado político

• Orientação, localização e representação da Terra e do Brasil

• Planejamento territorial

• Estrutura geológica e relevo brasileiro

• Tempo e clima no Brasil

• A hidrografia do território brasileiro

• Industrialização brasileira

• O Brasil na globalização

• Redes de circulação e transportes

• O processo da urbanização no Brasil: êxodo rural e urbanização

• A realidade rural brasileira e reforma agrária

• A velha ordem da guerra fria

• A queda do muro de Berlim e a nova ordem mundial

• Movimentos migratórios

• O que é filosofia?

• Do mito à razão

• O cidadão da pólis/democracia

• O Homem como animal político

• O eu, os outros e o mundo

• Identidade étnico-racial

• Sujeito x objeto do conhecimento

• Senso comum x senso crítico

• Cidadania contemporânea

• Indústria cultural

• A moral e a ética

• Correntes filosóficas: algumas noções

• Sociologia como ciência

• Conhecimento sociológico do cotidiano

• O fato social (coercitividade, exterioridade, generalidade)

• Sociedade como organismo

• Solidariedade mecânica e orgânica

• Grupos sociais

• Conservação e transformação da sociedade

• Brasil: que país é este?

• Realidade social, política e cultural brasileira

• Fome, violência, trabalho infantil e escravo, analfabetismo, mortalidade infantil, entre outros

• Direitos humanos no Brasil

• Estado x sociedade civil organizada

• Divisão social do trabalho

• O Estado laico e o poder da religião

• As novas tecnologias na formação dos grupos sociais

• Ideologia, alienação e classes sociais no Brasil

• Conceitos básicos: política, poder e participação

• A ação política

• Representação das mulheres, dos negros e demais movimentos sociais na política nacional

• Temas da sociologia contemporânea

• Desenvolvimento de projetos de intervenção na realidade de atuação profissional e social

Formação Profissional

• Princípios de Administração

• Modelos de gestão

• Processos administrativos

• Princípios da ética e do comportamento profissional

• Relações interpessoais

• Conceituação de ciência e de pesquisa científica

• Produção de textos científicos

• Normas da ABNT

• Técnicas de estudo

• Técnicas de pesquisa

• Elementos e características de um projeto de pesquisa

• Técnicas de apresentação de trabalhos (construção do material, postura, técnicas de comunicação etc.)

• Técnicas empreendedoras

• Noções de negócios e oportunidades

• Plano de negócios

• Funções e instrumentos de gestão de pessoas

• Recursos humanos: definições e objetivos

• Objeto de estudo, aplicação e finalidade da contabilidade

• Procedimentos e normas técnicas e profissionais

• Contabilidade de custos

• Demonstrações contábeis

• Planejamento de marketing

• Segmentação de mercados

• Comportamento do consumidor

• O direito e a função do administrador

• Legislação trabalhista, tributária e empresarial

• Planejamento da produção e operações

• Processos produtivos

• Processos e serviços logísticos

• Políticas de estoque

• Armazenagem, distribuição e transportes

• Instrumentos da qualidade

• Desenvolvimento de estruturas e implementação da gestão da qualidade

• Tipos de organizações: características, finalidades, função, identificação

• Modelos de gestão

• Legislação, regulamentação

• Macro e microeconomia

• Economia empresarial

• Processo de coleta de dados econômicos e de mercado

• Planejamento estratégico, tático e operacional

• Etapas e instrumentos do Planejamento

• Definição de objetivos, missão, visão e valores

• Elaboração de planos de ação

• Avaliação do capital investido

• Conhecimento das funções mais importantes dos sistemas operacionais mais comuns

• Uso de editores de texto: formatação, arquivamento, mala direta, mecanismos de correção

• Uso de planilhas eletrônicas: construção de tabelas, relatórios, funções e gráficos

• Uso de editores de apresentação: formatação, clareza, organização

• Análise dos mecanismos de varejo nas diferentes regiões do Brasil e do Distrito Federal

• Análise da importância da escolha da localização para a implantação de um negócio

• Mecanismos para definição de área de atuação

• Mecanismos de construção do sortimento no ponto de venda

• Estudos do comportamento do consumidor

• Elementos da política de merchandising

• As doutrinas mais comuns para a gestão de uma empresa de turismo

• Análise dos sistemas de gerência de empresas de turismo

• Os modelos de organização de empresas de turismo

• Análise de políticas de desenvolvimentos setorial

• Os processos e ferramentas de qualidade na gestão de empresas de turismo

• As doutrinas mais comuns para a gestão de uma cooperativa

• Análise dos sistemas de gerência de uma cooperativa

• Os modelos de organização de uma cooperativa

• Análise de políticas de desenvolvimentos setorial

• A evolução com conceito de gestão de vendas ao longo da história e em diversos locais

• O planejamento das etapas de venda em todas as suas especificidades

• Mecanismos de avaliação do potencial de mercado

• Importância e principais mecanismos para a distribuição de uma equipe em determinado território

Formação Geral

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Introdução à EaD (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Informática Básica (45h)
Introdução à informática; sistemas operacionais e internet.

Língua Portuguesa (240h)
Diferentes instâncias de uso da linguagem. Letramento: a produção de leitores e escritores. Usos da língua em situações de leitura (compreensão, análise e interpretação) e de produção de textos falados e escritos. A língua e sua estrutura e a língua acontecimento. A língua portuguesa na fala do português brasileiro; variantes individuais, interindividuais e sociais. As diferentes formas de produção textual, incluindo os textos técnico-científicos, com seus elementos constitutivos. Os vários suportes de textos. A estrutura básica do texto e os elementos de coesão e coerências textuais.  Reescrita, reelaboração e revisão de textos. Importância da literatura e da crítica que ajudam na compreensão dos retratos sociais. A cultura nacional e latino-americana através da literatura.

Língua Estrangeira Inglês/ Espanhol (60h)
Leitura e compreensão de textos técnico-científicos como prática socioculturais em língua estrangeira e o mundo do trabalho. Leitura crítica de textos voltados à sua área profissional. Interpretação, análise de funções e finalidade, compreensão e produção de textos falados e escritos nos níveis semântico, sintático, morfológico e estilístico. Uso de dicionários e sua funcionalidade.

Educação Física (30h)
A prática da cultura corporal para o desenvolvimento humano e profissional. Instrumentos para uma apreciação crítica das vivências esportivas. O esporte como prática cultural e transformação social. Jogos e sistemas táticos de modalidades individuais e coletivas para jovens e adultos.

Artes (60h)
As variadas formas de ver e sentir os objetos artísticos: o reconhecimento, a preservação, a representação de culturas, de identidades do patrimônio da humanidade. Elementos da linguagem visual, da teoria e da história da arte dos principais artistas e obras da arte brasileira.

Matemática e suas Tecnologias

Matemática (240h)
Conjuntos, relação entre conjuntos e a vida. Funções. Razão, proporção, juros simples e composto. Matemática financeira. Sequências numéricas. Progressão aritmética. Progressão geométrica e noções de estatística. Estatística Aplicada à Administração.

Ciências da Natureza

Biologia (120h)
Organização funcional do meio ambiente e dos seres vivos. Conhecimentos tecnológicos e científicos. Biotecnologia e biodiversidade. Genética, hereditariedade, clonagem e transgênicos;
Responsabilidade social e ambiental; Gestão social e ambiental. Princípios básicos de: saúde e meio ambiente e sustentabilidade.  Políticas ambientais e sociais nas organizações. Desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Física (105h)
Leis de Newton, grandezas físicas, força, energia, conservação de energia, ondas e correntes de convecção.  Movimento em duas e três dimensões, força e movimento, energia cinética e trabalho.

Química (105h)
Noções de átomo e suas interações. Substância e suas transformações, interações, balanceamentos. Compostos de carbono. A Química e a qualidade de vida. Propriedades físicas e químicas dos compostos orgânicos.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História (90h)
Pré-história. Antiguidade.  Idade média.  América pré-colombiana. Expansão europeia. Revolução Francesa e Revolução Industrial. As grandes guerras. Independência das colônias ibero-americanas. História do Brasil: Colonização, Império e República.  Desafios atuais do Brasil e da sociedade mundial.

Geografia (90h)
As bases teóricas da Geografia. Sistemas de orientação. Território. Brasil: a construção do Estado e da Nação. Geomorfologia. Clima e recursos hídricos. Brasil: economia e urbanização. A questão da terra. Migrações. A guerra fria. A nova ordem mundial.

Filosofia (75h)
Introdução à Filosofia. O indivíduo. Liberdade. Conhecimento. O pensamento moderno. Ética, moral e política. Sociedade moderna. Cidadania.

Sociologia (75h)
Conhecimento da Sociologia. O pensamento de Emile Durkheim. As instituições políticas no Brasil. As novas tecnologias e a exclusão social. Ideologias. Movimentos sociais. Representação política, reforma agrária, extensão rural e padrões agrícolas no Brasil.

Projetos Integrados de Intervenção em Administração (60h)
O campo de atuação do técnico em Administração e  a possibilidade de desenvolvimento de projetos de intervenção na realidade. Elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares  de intervenção com  temas  vivenciados e selecionados pelos alunos. Sistematização, organização e elaboração de relatórios ou produtos finais.

Habilitação Profissional Técnica

Fundamentos da Administração (60h)
Teorias administrativas: influências e principais enfoques. Fundamentos e contribuições da Administração: funções básicas; modelos de gestão; noções de planejamento.  Funções do administrador. Estrutura organizacional.

Comportamento e Ética Profissional (30h)
Teorias do comportamento humano.
Relações humanas na sociedade. Ética: moral e valores nas organizações. Motivação, liderança e trabalho em equipe. Código de ética da profissão. Ética no uso das tecnologias da informação e comunicação.

Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h)
Normas técnicas da ABNT. Elaboração de projetos técnicos. Metodologia para coleta de informações.

Empreendedorismo (45h)
Empreendedorismo. Características e técnicas do empreendedorismo. Noções de negócios e plano de negócios.

Gestão de Pessoas (60h)
Políticas e técnicas de Gestão de Pessoas. Remuneração. Qualidade de vida no trabalho.

Contabilidade Geral (60h)
Conceito, objetivo e finalidade. Representação gráfica do patrimônio. Contas patrimoniais e de resultados: custos, despesas e receitas. Métodos de escrituração. Demonstrações contábeis.

Administração Mercadológica (60h)
Importância e conceitos de Marketing. Administração Mercadológica. Plano de Marketing.

Aspectos Legais da Administração (45h)
O direito e o administrador. Legislação trabalhista e previdenciária: Direitos e deveres do trabalhador. Contratos de trabalho. Legislação, tributária, empresarial e princípios do Código de Defesa do Consumidor.

Administração da Produção (45h)
Planejamento e função da produção e operação. Sintomas e problemas e soluções no planejamento da produção. Sistemas ERP (Planejamento de Recursos Organizacionais) e MRP II (Planejamento das necessidades de recursos). Sincronização: produção/vendas. Equipamentos e instalações.

Logística (45h)
Entradas e processamento de pedidos. Políticas e previsão de estoque. Reposição e classificação dos estoques. Dimensionamento do arranjo físico. Avaliação da capacidade de armazenagem. Classificação e características dos modais de transporte. Responsabilidades do departamento de transportes.

Gestão da Qualidade (30h)
Instrumentos da Qualidade. Desenvolvimento de estruturas e implementação da Gestão da Qualidade.

Organização Empresarial (45h)
Ambiente interno e externo.  Cultura e mudança organizacional. Departamentalização. Delegação, centralização e descentralização. Tipos de empresa. O papel das micros e pequenas empresas. Tributos. Processo de abertura e registro.

Fundamentos de Economia (30h)
Economia e estrutura de Mercado. Demanda, oferta e equilíbrio de Mercado. Economia monetária. Inflação e desenvolvimento econômico. Demonstração gráfica de oferta e procura. Produção de trabalho e renda.

Planejamento Empresarial (30h)
Planejamento estratégico, tático e operacional. Etapas e instrumentos do Planejamento. Definição de objetivos, missão, visão e valores. Elaboração de planos de ação.

Informática Aplicada à Administração (90h)
As ferramentas tecnológicas úteis às rotinas administrativas de pequenas e micro empresas: sistemas operacionais, editor de texto, editor de apresentação, planilha eletrônica e ferramentas da comunicação.

Gestão de Empresas de Varejo (60h)
A importância do varejo e sua evolução nas diferentes regiões do Brasil e particularmente no Distrito Federal; escolha da localização, área e sortimento do ponto de venda; o comportamento do consumidor no varejo e a política de merchandising.
Gestão de turismo. As peculiaridades do funcionamento de uma pequena e média empresa do ramo de atividade do turismo: doutrina, sistema e organização. Políticas de desenvolvimento setorial do turismo. As ferramentas da qualidade na condução dos processos de monitoramento, acompanhamento e melhoria da gestão desse tipo de empresa.

Gestão de Vendas (60h)
A evolução do conceito de gestão de vendas na empresa, o planejamento das etapas de venda, avaliação do potencial de mercado e da distribuição de uma equipe no território no intuito de maximizar resultados de vendas.

Gestão de Cooperativas (60h)
As peculiaridades do funcionamento de uma cooperativa, doutrina, sistema, movimento ou disposição de organização dessa atividade socioeconômica. Políticas de desenvolvimento setorial para o cooperativismo. As ferramentas da qualidade na condução dos processos de monitoramento, acompanhamento, avaliação e melhoria da gestão de cooperativas.

Projeto Final – TCC (120h)Elaboração de plano de negócios, segundo as características já trabalhadas no curso, agregando conteúdos de disciplinas variadas.

Grupo de Pesquisa PCEADIs