CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico PAL/
Técnico em Agroindústria

O curso Técnico em Agroindústria tem por objetivo formar profissionais com o propósito principal de atender à crescente demanda das diferentes regiões brasileiras na conservação e na industrialização de produtos de origem vegetal e animal, para indústrias de pequeno, médio e grande porte, bem como capacitar para o uso correto das ferramentas de gestão agroindustrial, respeitando as características regionais.

O Técnico em Agroindústria é um profissional que possui competências pessoais, éticas e de comunicação, que lhe possibilitam uma melhor compreensão de si mesmo, para o convívio e o desempenho profissional equilibrado e harmônico, além de uma atuação coerente em seu contexto social, promovendo o desenvolvimento regional.

Na elaboração desta Matriz Curricular de Referência foram consultadas os Projetos Pedagógicos dos cursos, os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações e a legislação vigente.

Esta pesquisa desenvolveu-se como um trabalho coletivo que contou com a participação de professores, especialistas na área, empresários e sindicatos do setor, alunos egressos e com professores de cursos do mesmo eixo tecnológico, promovendo um crescimento participativo e enriquecedor.

O resultado desse trabalho resulta na identificação do Perfil Profissional, das Competências, das Habilidades, das Bases Tecnológicas que se expressam num elenco de Ementas, que este promoverá a formação de profissional competente para atuar no mercado de trabalho de um mundo cada vez mais competitivo.

Dessa forma, a Matriz Curricular de Referência aqui apresentada contribui com a democratização e universalização da educação para as diferentes realidades do país.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.275 horas, distribuídas em 19 disciplinas, das quais 04 integram o curso nos demais eixos, 07 integram o curso no próprio eixo e 08 são de natureza específica do curso.

Marcelo Zaffalon Peter

Grupo de Pesquisa PCEADIs