CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico I&C/
Técnico em Telecomunicações

A Matriz Curricular do curso Técnico em Telecomunicações foi elaborada a partir de pressupostos teórico-metodológicos que privilegiam a interação entre o Perfil Profissional, as Competências, as Habilidades, Bases Tecnológicas e Ementas.

Nas discussões ocorridas nos diversos encontros entre os pesquisadores do GPCRF observou-se que, algumas competências e habilidades eram comuns a outros cursos deste Eixo Tecnológico e, que sua integração contribuía tanto para a efetivação do perfil profissiográfico do egresso deste curso, através de práticas pedagógicas num contexto de aprendizado contínuo e inovador, assim como oportunizava a produção eficiente e racional de material didático para os cursos do Sistema e-Tec-Brasil.

Esta Matriz Curricular de Referência está alicerçada em Projetos Pedagógicos estabelecidos em cursos do Sistema e-Tec Brasil, nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, na Classificação Brasileira de Ocupações e na legislação vigente. Foram consultados, ainda, os documentos da Agência Nacional de Qualificação do Ministério da Educação de Portugal (ANAQ) e documentos da Comissão Regional de Educação Tecnológica do Mercosul.

As instituições que pretendem ofertar o curso Técnico em Telecomunicações podem utilizar esta Matriz de Referência em âmbito nacional, e de acordo com o Projeto Político-Pedagógico do Curso, respeitar especificidades de cada região.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.215 horas, distribuídas em 24 disciplinas, das quais 09 integram o curso nos demais eixos, 04 integram o curso no próprio eixo e 11 são de natureza específica do curso.

 Luiz Carlos Vitorino

Grupo de Pesquisa PCEADIs