CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico H&L /
Técnico em Lazer

O Brasil, nos últimos anos, vem aumentando consideravelmente a demanda no turismo interno e externo, o que exige cada vez mais investimentos em infraestrutura e recursos humanos necessários para o melhor aproveitamento e crescimento das várias especificidades da área turística, capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

O Curso Técnico em Lazer tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio para organizar e executar atividades de lazer, recreação e animação sociocultural para as diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais, tendo em vista a inclusão social através de formação de grupos de lazer, organizados a partir do interesse das comunidades, podendo atuar em diferentes tipologias de hotéis, parques de visitação, locais turísticos e outros espaços e formas de lazer.

Nesse contexto, o Curso conjuga fundamentos teórico-metodológicos que permitem aos estudantes das mais diversas realidades socioeconômicas a obtenção de formação técnica que contribua com o desenvolvimento nacional, regional e local. Essas metodologias fundamentam-se num projeto pedagógico que valoriza o saber-saber, o saber-ser, o saber-fazer e o saber-conviver na formação de cidadãos críticos, criativos, éticos e competentes.

A Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Lazer é resultado de intenso trabalho realizado em colaboração com especialistas dos diversos componentes curriculares, observando as orientações do Grupo de Pesquisa Currículo Referência, dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, da Classificação Brasileira de Ocupações e da legislação vigente.

Esta Matriz Curricular poderá ser utilizada como referência pelas instituições que pretendam a implantação e o desenvolvimento do curso no âmbito do Sistema e-Tec Brasil.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 880 horas, distribuídas em 23 disciplinas, das quais 09 integram o curso nos demais eixos, 01 integra o curso no próprio eixo e 13 são de natureza específica do curso. 

Reginaldo Ribeiro Soares

Grupo de Pesquisa PCEADIs