CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico CPI/
Técnico em Sistemas de Energia Renovável

A energia é um elemento fundamental em todo o universo. No mundo atual, ela se apresenta sob diversas formas e constitui-se como o recurso do qual toda a sustentação da humanidade é dependente. A sociedade atual tem o seu desenvolvimento na utilização fundamentalmente da energia proveniente de combustíveis de origem fóssil, como gás e petróleo. Tais insumos não são renováveis a curto prazo, visto que se formaram pela decomposição da matéria orgânica ao longo dos milênios.

As fontes renováveis de energia são uma das opções para suprir o abastecimento energético necessário ao desenvolvimento atual. Para que elas sejam devidamente aproveitadas se faz necessário a formação de recursos humanos munidos de conhecimentos técnicos sobre as formas de aproveitamento, instalação e manutenção de tais sistemas de energia, em particular a energia solar e a energia eólica. A criação do curso Técnico em Sistema de Energia Renovável visa, portanto, ao preenchimento dessa lacuna.

A organização desta Matriz Curricular de Referência se sustenta na elaboração de um perfil profissional e suas competências e habilidades, que indicam as Bases Tecnológicas e se expressam num elenco de ementas. Para a definição de tais elementos, foram consideradas as Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações, a legislação vigente, livros e documentos científicos como dissertações de mestrado e teses de doutorado, além da opinião de especialistas renomados nacionalmente no tema.

Esta Matriz Curricular tem como objetivo servir de base para a elaboração de projetos de cursos Técnicos na área de Energia Renovável em âmbito nacional que queiram formar técnicos especialistas nas duas fontes renováveis citadas, solar e eólica, ou apenas em uma delas.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.230 horas, distribuídas em 20 disciplinas, das quais 07 integram o curso nos demais eixos, 03 integram o curso no próprio Eixo e 10 são de natureza específica do curso.

Manoel Henrique de Oliveira Pedrosa Filho

Grupo de Pesquisa PCEADIs