Perfil Técnico-Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
---|---|---|---|---|---|
O Técnico em Sistemas de Energias Renováveis é o profissional com visão sistêmica do papel do controle e processos industriais na sociedade. Aplica seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução de sua profissão. Possui conhecimento de dinâmica organizacional podendo atuar em empresas públicas e privadas bem como gerir seu próprio negócio. Atua com ética profissional, sustentabilidade, iniciativa empreendedora, responsabilidade socioambiental e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. É crítico e consistente em sua atuação profissional na sociedade. Possui habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares. Aplica e respeita as normas de proteção e de prevenção ao meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.
É o profissional que arrisca inovações a partir de um acompanhamento contínuo das tendências tecnológicas, constituindo-se num agente que compreende a realidade e nela interfere de forma ética e responsável, no sentido de seu aperfeiçoamento. Para tanto, pensa o seu fazer e aprende e reformula-se permanentemente. Observa o cenário atual e relaciona-se com o saber existente estabelecendo novas interações, na perspectiva de prever e projetar o saber futuro.
É o profissional que planeja, executa, instala e mantém projetos de sistemas de energia renovável domiciliar, comercial e/ou industrial.
|
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.
• Compreende-se num quadro de formação/aprendizagem permanente e de contínua superação das competências pessoais e profissionais adquiridas, reconhecendo a complexidade e a mudança como características de vida. • Possui flexibilidade e predisposição para a aprendizagem social, histórica, cultural, política e/ou emocional. • Possui visão contextualizada de sua profissão em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Possui visão crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Mobiliza eficazmente recursos e saberes, no sentido de atender a objetivos coletivos, profissionais e pessoais, mesmo em contextos de incertezas. • É inovador e eficiente na solução dos problemas. • Atua social e profissionalmente de forma ética e cooperativa em equipes multidisciplinares. • Atua de forma a melhorar as condições de trabalho dos usuários, preservando o meio ambiente. • Valoriza o bom relacionamento interpessoal. • Defende a flexibilidade das atividades como alternativa perante as vulnerabilidades da sociedade e do mercado. • Possui consciência da necessidade de estar sempre tecnologicamente atualizado com as mudanças da sua profissão. • Demonstra capacidade de organização, liderança, facilidade e clareza de comunicação, iniciativa com ética na tomada de decisão. • Facilita o acesso e a disseminação do conhecimento na área de sua atuação. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.
• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece os fundamentos da língua inglesa. • Compreende e se comunica no idioma de forma a atender as demandas específicas na área de atuação profissional. • Compreende os conceitos fundamentais sobre informática e computação (software e hardware). • Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos de sua formação. • Compreende a dinâmica das relações interpessoais produzidas no ambiente de trabalho. • Compreende e estabelece relação entre as condições do trabalho com a saúde do trabalhador e com o meio ambiente. • Identifica oportunidades de negócio no eixo de controle e processos industriais. • Conhece documentação técnica de sistemas de controle e processos industriais. • Analisa necessidades de substituição ou de atualização tecnológica de equipamentos. • Conhece as normas básicas de segurança para instalação e configuração de dispositivos e equipamentos. • Conhece métodos e princípios de utilização de instrumentos de medição industrial. • Conhece normas técnicas e de qualidade total. • Conhece princípios e fundamentos básicos de gestão administrativa e recursos humanos. • Conhece as legislações pertinentes às relações do trabalho. • Conhece metodologias de planejamento industrial. • Analisa os impactos econômicos, sociais, políticos e ambientais da atividade. • Conhece os princípios das principais fontes de energia renovável. • Identifica e diferencia os principais sistemas e subsistemas que compõem os dispositivos eletrônicos. • Conhece os princípios da utilização das fontes de energia solar e eólica em substituição às fontes convencionais. • Descreve os processos de obtenção de energia e suas aplicações. • Projeta a instalação e a produção de energia elétrica a partir da energia solar e eólica. • Conhece normas, procedimentos de execução, identificação e inspeção concernentes às aplicações da energia solar e eólica. • Descreve o funcionamento de sistemas de proteção para instalações elétricas. • Conhece características e propriedades de materiais usados nas aplicações de energia solar e eólica. • Planeja o dimensionamento de sistemas de proteção elétrica aplicados às instalações elétricas residenciais. • Conhece técnicas de instalação e manutenção de instrumentos de sistemas de energia solar e eólica. • Descreve o dimensionamento de pequenos amplificadores transistorizados. • Relaciona conhecimentos de física dos semicondutores que ocorrem da produção de energia solar fotovoltaica. • Descreve e classifica os fenômenos meteorológicos. • Conhece e aplica os princípios físicos da termodinâmica que ocorrem na utilização da energia solar térmica. • Conhece e especifica a utilização de diodos e transistores. • Conhece as características da atmosfera como composição estrutura vertical, e ionosfera. • Identifica e explica os efeitos naturais e sazonais que podem influenciar na produção de energia solar e eólica. • Planeja instalações para a produção de energia solar e eólica. • Conhece os principais instrumentos e dispositivos utilizados em energia solar e eólica. • Conhece o funcionamento e especificação das turbinas eólicas. • Conhece os fundamentos da ação dos ventos para auxiliar na elaboração de projetos de geração eólica. • Conhece os princípios de pressão atmosférica; lei dos gases ideais; variação da pressão com a altitude; variações horizontais; influência da temperatura e do vapor d'água; divergência e convergência; altas e baixas pressões; medidas de pressão atmosférica. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.
• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos específicos da área profissional em língua inglesa. • Coleta dados para construção de tabelas, gráficos e planilhas sobre problemas ou situações da sua área. • Implementa e recomenda a abertura de negócios. • Aplica os conceitos de prevenção de acidentes, preservação do meio ambiente e da saúde. • Utiliza as ferramentas para automação de escritório. • Exerce a profissão dentro dos princípios éticos e morais. • Executa ações aplicando os conhecimentos específicos às realidades práticas das instalações elétricas domiciliares. • Conhece, descreve e aplica, em circuitos práticos, os diodos e transistores. • Utiliza, corretamente, máquinas, equipamentos e dispositivos elétricos. • Executa ações de proteção a sistemas elétricos. • Aplica em circuitos práticos os diodos e transistores. • Auxilia na implementação, instalação e manutenção de projetos e processos industriais em energia solar e eólica. • Dimensiona amplificadores transistorizados. • Dimensiona e executa instalações elétricas. • Executa projetos de instalações para produção de energia solar e eólica. • Aplica os conhecimentos de termodinâmica na execução e manutenção de sistemas de energia solar térmica. • Coordena e executa ações de utilização e conservação de energia a partir do uso de fontes alternativas. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD)
• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Leitura e interpretação de textos técnico-científicos em inglês • Vocabulário técnico • Principais componentes do computador • Ferramentas de comunicação via internet enviando mensagens eletrônicas • Procedimentos de segurança adotados na internet • Segurança do trabalho (CIPA) • Matemática básica • Perfil do empreendedor • Ética e o exercício da profissão • Componentes de sistema elétrico • Componentes eletrônicos • Operações de circuitos eletrônicos • Ferramentas para instalações elétricas • Climatologia • Conversão fotovoltaica e térmica • Termodinâmica. Princípios de conservação de energia • Potencial eólico e solar • Equipamentos utilizados na medição e avaliação da energia solar • Princípios para o aproveitamento e armazenamento de energia solar térmica • Projetos e instalações de sistemas de energia solar • Princípios de manutenção dos sistemas de energia solar e eólica • Princípios para a utilização da energia eólica • Princípios da energia fotovoltaica |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (30h) Introdução à Informática (45h) Segurança, Meio Ambiente e Saúde (30h) Matemática Instrumental (30h) Empreendedorismo (30h)
Eletricidade Básica (90h) Eletrônica Básica (105h) Instalações Elétricas (90h) Meteorologia Aplicada (60h) Física Aplicada para Sistemas de Energia Renovável (120h) Introdução à Energia Renovável (45h) Introdução à Energia Solar (60h) Introdução à Energia Eólica (60h) Energia Solar Fotovoltaica (90h) Energia Solar Térmica (90h) Ética Profissional (30h) Projeto e Instalação de Sistemas de Energia Eólica (60h) Manutenção de Sistemas de Energia Eólica e Solar (60h)Fundamentos e planejamento da manutenção. Procedimentos de manutenção. Rotinas e procedimentos de manutenção dos sistemas de energia eólica.
|