CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico ASS/Técnico em Nutrição e Dietética
Técnico em Nutrição e Dietética
Pesquisadora: Elisangela de Oliveira Novais Brito
Perfil-Técnico Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica-Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas
O Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional com visão sistêmica do meio ambiente, saúde e segurança, que atua de forma autônoma e inovadora, acompanhando e respeitando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipe multidisciplinar. Age com ética profissional, sustentabilidade, flexibilidade, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Facilita o acesso e a disseminação dos saberes na área da saúde pública e conhece a dinâmica do Sistema Único de Saúde (SUS). Busca a prevenção da doença, a promoção da saúde e preserva a integridade e a individualidade do ser humano por meio da humanização da assistência e da valorização da autonomia das pessoas na recuperação da saúde. Atua em conjunto com o nutricionista, engenheiro de alimentos, sanitarista e demais membros das equipes multidisciplinares que prestam serviços a populações sadias e portadoras de enfermidades nas Unidades de Alimentação e Nutrição, de Nutrição e Dietética, em Indústrias de Alimentos e em programas de Saúde Coletiva. Contribui para a saúde humana buscando a inocuidade dos alimentos através da execução adequada dos procedimentos higiênico-sanitários, previstos em lei.
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Atua social e profissionalmente de forma ética, consciente de sua responsabilidade sócio-ambiental.

• Revela autonomia e facilidade para se adaptar a novas situações e novas tecnologias.

• Entende e valoriza a leitura como um objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e sociedade.

• É inovador e eficiente na solução dos problemas.

• Atua em equipe multidisciplinar de forma democrática, cooperativa, solidária e pertinente com as políticas e ações de saúde.

• Possui visão contextualizada da saúde sob os aspectos psicológicos, econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais.

• Adota medidas preventivas, promocionais, assistenciais inclusivas e educativas no âmbito da saúde.

• Valoriza e dissemina o conhecimento referente à Nutrição Humana.

• Respeita a autonomia e a cultura alimentar de cada paciente.
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Identifica as ações do profissional de saúde no suporte básico de vida.

• Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais, éticos e profissionais.

• Compreende a dinâmica das relações interpessoais produzidas no ambiente de trabalho.

• Conhece o Código de Ética da profissão.

• Conhece a Legislação e Normas Técnicas da sua área de atuação.

• Conhece e compreende as diretrizes preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

• Conhece e compreende as Políticas Públicas e Programas de Saúde no contexto do trabalho.

• Conhece os protocolos do atendimento de urgência e emergência.

• Identifica e conhece fisiologicamente os órgãos que compõem os aparelhos e sistemas do corpo humano.

• Identifica as doenças causadas por carências nutricionais e/ou hábitos alimentares errôneos.

• Identifica as ações de prevenção de riscos sanitários, prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde visando à melhoria da qualidade de vida da população, com vistas à inclusão social.

• Conhece as principais doenças de interesse para a Saúde Pública.

• Compreende saúde e higiene como resultado de ações individuais e coletivas.

• Identifica sinais e sintomas que indiquem doenças transmissíveis e parasitárias.

• Correlaciona o estudo microbiológico e parasitológico com as doenças transmissíveis e parasitárias.

• Conhece as principais DST's de interesse epidemiológico.

• Conhece os métodos e técnicas de higiene e conservação de alimentos.

• Reconhece os princípios básicos da nutrição e dietoterapia.

• Conhece e identifica os diferentes estados nutricionais.

• Conhece e diferencia os métodos de avaliação nutricional.

• Relaciona as práticas alimentícias do indivíduo e da comunidade com o seu estado nutricional.

• Identifica as diferentes faixas etárias e seus parâmetros de avaliação nutricional.

• Conhece as diferentes formas para estabelecer o diálogo nas relações humanas indo em busca de uma comunicação eficaz com o cliente/paciente.

• Reconhece as fontes de contaminação dos alimentos.

• Identifica as principais enfermidades transmitidas pela contaminação de micro-organismos.

• Conhece métodos de esterilização e desinfecção de utensílios e higienização dos alimentos.

• Conhece as características gerais dos protozoários e helmintos de maior interesse à nutrição.

• Conhece o processo de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes.

• Conhece os tipos diferentes de cardápios relacionados a faixas etárias e condições especiais.

• Identifica as propriedades químicas e físicas dos diversos grupos de alimentos e sua melhor utilização na nutrição.

• Conhece as características de alimentos diet e light.

• Conhece os métodos de conservação dos alimentos pelo uso do calor, frio e radiação.

• Conhece os mecanismos da fisiologia da gravidez e da lactação e as necessidades nutricionais demandadas na mulher e na adolescente gestante e nutriz.

• Entende a fisiologia e a adequação do estado nutricional da gestante em diferentes faixas etárias.

• Conhece as dietas hospitalares e suas modificações químicas e físicas.

• Conhece as terminologias e siglas usuais relacionadas ao ambiente hospitalar e de produção.

• Conhece as necessidades nutricionais básicas do ser humano e todas as fases do ciclo vital.

• Relaciona a alimentação equilibrada com a manutenção da saúde, o bem-estar e a disposição para o trabalho.

• Conhece os procedimentos dietoterápicos para pacientes submetidos à cirurgia.

• Identifica a estrutura organizacional da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) na empresa.

• Conhece princípios da psicologia que auxiliam na promoção de ações de saúde junto ao usuário/paciente.

• Conhece os processos fisiológicos de produção do leite materno.

• Conhece os procedimentos necessários ao armazenamento e à conservação do leite materno.

• Relaciona os vários tipos de dietas de rotina com a prescrição dietética.

• Conhece dietas de pré-preparo de exames.

• Conhece os critérios de qualidade e segurança no trabalho.

• Conhece os aspectos físicos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição.

• Conhece o método de controle higiênico sanitário Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCP).

• Identifica hábitos e tabus alimentares regionais, familiares ou individuais.

• Conhece as principais características de cada sistema de proteína, lipídeos e carboidratos.
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Elabora relatórios técnicos de procedimentos e atividades.

• Age segundo os princípios éticos na abordagem com o cliente/comunidade e com os outros profissionais da equipe de trabalho.

• Atua segundo as diretrizes e os princípios das Políticas Públicas de Saúde e programas de intervenção nutricional.

• Participa do processo de planejamento e avaliação das ações desenvolvidas nos serviços de saúde.

• Realiza atendimento de urgência e emergência de acordo com os protocolos nacionais.

• Age segundo os procedimentos de higiene e saneamento para o controle e a prevenção de doenças.

• Executa, difunde e controla a aplicação das técnicas sanitárias e os procedimentos de higiene.

• Executa ações de redução de riscos sanitários, promoção, proteção e recuperação da saúde.

• Executa ações de higienização e conservação de alimentos segundo técnicas e métodos apropriados.

• Executa ações de avaliação nutricional.

• Realiza entrevistas, aplica questionários e preenche formulários com a finalidade de levantar dados socioeconômicos e de saúde ligados à alimentação.

• Executa corretamente ações de esterilização e desinfecção de utensílios e higienização dos alimentos.

• Demonstra o preparo adequado de alimentos e/ou fórmulas dietéticas, de acordo com as necessidades patológicas do indivíduo.

• Encaminha as dietas prescritas pelo nutricionista ao responsável pelo seu preparo.

• Executa ações para conservação dos alimentos pelo uso do calor, frio e radiação.

• Elabora diferentes tipos de cardápios de acordo com as necessidades nutricionais e hábitos alimentares da população.

• Monitora o pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições.

• Executa ações de orientação quanto às técnicas adequadas de amamentação e as vantagens do aleitamento materno.

• Executa ações necessárias ao armazenamento e conservação do leite materno.

• Executa ações junto aos indivíduos e comunidade para reeducação e orientação quanto à alimentação saudável.

• Consulta os prontuários dos pacientes para ter conhecimento das dietas prescritas.

• Age segundo as normas de saúde e segurança no trabalho e uso dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individual).

• Executa ações para o acompanhamento da situação alimentar e nutricional da comunidade/paciente atendido.

• Executa ações segundo as etapas de Análises de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e Manual de Boas Práticas e Fabricação (BPF).

• Elabora corretamente lista de compras e cardápios.
• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Ética, trabalho e saúde

• Profissão: características, legislação e atuação

• Fundamentos históricos, políticos e sociais da nutrição e alimentação

• Políticas Públicas de saúde e programas de intervenção nutricional

Softwares de automação de escritório

• Suporte básico de vida

• Atendimento de urgência e emergência

• Anatomia e fisiologia humana

• Relações humanas

• Fundamentos da psicologia aplicada à nutrição

• Higiene e profilaxia

• Microbiologia e parasitologia

• Fundamentos de nutrição e dietética

• Nutrientes

• Pirâmide alimentar

• Classes de alimentos

• Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

• Epidemiologia

• Segurança e higiene alimentar

• Método de controle higiênico sanitário (APPCC e BPF)

• Antropometria

• Diagnóstico nutricional

• Valores nutricionais

• Gestação: alimentação e fisiologia

• Medidas de controle da dietoterapia

• Biotecnologia

• Economia

• Metabolismo

• Cardápios

• Lactário

• Noções de bioestatística

• Administração

• Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)

• Unidades de Nutrição Dietética (UND)

• Organização, funcionamento, legislação (CIPA)

• Gestão em nutrição

• Parasitologia

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (30h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Ética Profissional (30h)
Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.

Introdução à Profissão em Nutrição e Dietética (60h)
Características da profissão.
Legislação pertinente à área de atuação. Possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Introdução ao SUS (60h)
Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Modelos  assistenciais de saúde no Brasil.

Introdução à Informática (45h)
Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Primeiros Socorros (45h)
Atribuições do profissional de saúde no suporte básico de vida. Atendimento de urgência e emergência em traumas, ferimentos, queimaduras, afogamento, choque elétrico, desmaios, crise convulsiva, estado de choque, intoxicação, envenenamento e corpos estranhos no organismo.

Anatomia/Fisiologia (60h)
Principais estruturas anatômicas. Nomenclaturas básicas. Posição Anatômica. Divisões do corpo humano. Eixos e planos. Sistemas anatômicos.

Relações Humanas (30h)
Relações interpessoais. Formas de comunicação. Relacionamentos e atuação profissional. Liderança. Cidadania, conduta e apresentação pessoal.

Psicologia Aplicada (30h)
Origem e evolução. Psicologia aplicada à Saúde. Motivação. Emoção. Controle emocional. Inteligência. Personalidade

Higiene e Saneamento (45h)
Saúde e Saúde pública. Higiene. Saneamento básico. Epidemiologia nutricional. Medidas profiláticas

Microbiologia e Parasitologia (45h)
Características dos vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes. Respostas imunes específicas. Fenômenos de hipersensibilidade.

Nutrição e Dietética (30h)
Nutrição. Alimentação. Saúde. Doença. Dietoterapia. Carências nutricionais. Grupos alimentares. Micro e macro nutrientes. Pirâmide alimentar. Roda de alimentos. Alimentos transgênicos e funcionais.

Saúde Pública e Mental (60h)
Vigilância Epidemiológica. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Agente Comunitário de Saúde. Vacinação. Saúde da mulher. Planejamento Familiar. Cuidados com a criança. Saúde do adolescente. Saúde do idoso. Técnica de visita domiciliar.

Higiene dos Alimentos (60h)
Micro-organismos. Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA’s). Contaminação de alimentos. Técnicas de conservação de alimentos. Higienização dos alimentos. Análise de Perigo Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Avaliação Nutricional (45h)
Estado Nutricional. Métodos de avaliação do estado nutricional. Indicadores antropométricos. Carência nutricional. Indicadores demográficos. Indicadores de consumo alimentar. Indicadores bioquímicos. Exame físico.

Técnica em Dietética I (60h)
Aquisição de Alimento. Lista de compras Diet, Light. Ação do micro-ondas nos alimentos, preparo, pré-preparo. Valores nutricionais. Congelamento/descongelamento. Técnicas de serviço de cerimonial. Self service. Modificações térmicas.  Vivências práticas.

Nutrição Materno Infantil I (45h)
Fisiologia da gestação. Estado e necessidades nutricionais da gestante. Avaliação da gestante. Doenças próprias da gravidez. Alterações da gestação. Suplementação alimentar. Aleitamento materno.

Nutrição Clínica Hospitalar I (45h)
Conceito e objetivos da dietoterapia. Saúde e doença. Tipos de dietas e suas modificações. Vias de administração. Desnutrição. Obesidade. Anemia. Termos do ambiente hospitalar. Diabetes. Anorexia e bulimia. Câncer. AIDS.

Tecnologia dos Alimentos (30h)
Função da água. Classificação dos alimentos em relação à água. Métodos de conservação de alimentos. Sistema de proteínas. Lipídeos. Carboidratos. Pigmentação. Calor. Aditivos químicos. Revitaminização. Adição. Enriquecimento. Fortificação. Alimentos orgânicos e transgênicos. Alimentos funcionais. Suplementos. Embalagens. Biotecnologia.

Fundamentos de Economia (30h)
Conceito. Divisões da Economia. Estruturas de mercados. Análise de mercado. Oferta e demanda. Comercialização.

Bioquímica dos Alimentos (45h)
Processo de digestão e absorção de nutrientes. Absorção da água. Metabolismo dos nutrientes. Objetivos da inter-relação e integração metabólica. Metabolismo no jejum.

Técnica em Dietética II (60h)
Propriedades químicas e físicas do leite e derivados, ovos, carnes, aves, peixes, cereais, leguminosas, hortaliças e frutas, gorduras e óleos. Açúcares e edulcorantes. Agentes de crescimento. Molhos. Cardápios. Cozinha dietética. Preparações relacionadas com patologias e alergias alimentares. Cardápios especiais. Vivências práticas.

Nutrição Materno Infantil II (45h)
Alterações fisiologias relacionadas à produção de leite. Aleitamento materno. Técnicas de amamentação. Técnicas de ordenha, armazenamento e conservação do leite materno. Aleitamento artificial. Alimentação complementar. Avaliação nutricional do nascimento à pré-escola. Fisiopatologia da alergia alimentar.

Nutrição Humana (45h)
Nutrientes: classificação, fontes alimentares e funções. Tabela de composição dos alimentos. Alimentação da gestante, nutriz, lactente, pré-escolar, escolar,         adolescente, adulto, idoso, trabalhador e praticante de atividade física. Guias alimentares.

Bioestatística (30h)
Noções de variáveis. Apuração de dados, população, amostra. Técnicas de amostragem. Tabelas. Gráficos. Amplitude, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, prevalência e incidência.

Educação Nutricional (30h)
História da alimentação. Cultura e hábitos alimentares. Padrões alimentares. Planejamento de programas de saúde. Técnicas de orientação individual e grupal.

Fundamentos de Administração em Nutrição e Dietética (30h)
Conceito de Administração. Teoria geral da administração e suas abordagens. Organização da UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição). Recursos Humanos. Segurança no trabalho – CIPA E EPI.

Gestão de Negócios em Nutrição (30h)
Aspectos físicos da UAN. Definição de per capita e porção. Estimativa de custos. Previsão de compras. Recepção e armazenamento de compras. Confecção de formulários. Manual de boas práticas. Sistema APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Procedimentos operacionais.

Nutrição Clínica Hospitalar II (45h)
Etiologia, fisiologia e dietoterapia das patologias dos sistemas: digestório, renal, cardíaco e pulmonar. Alergias alimentares e  gota. Dietoterapia de pré e pósoperatório de queimados. Dietas de pré-preparo para exames.

Parasitologia Aplicada à Nutrição (30h)
Conceito. Termos da parasitologia. Parasita e hospedeiro. Protozoários e helmintos relacionados à nutrição.

Grupo de Pesquisa PCEADIs