CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico ASS
/Técnico em Meio Ambiente
Técnico em Meio Ambiente
Pesquisadora: Tânia Maria Barza Ramos dos Santos
Perfil Técnico-Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica-Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas
O Técnico em Meio Ambiente é o profissional com visão sistêmica do meio ambiente, saúde e segurança, que atua de forma autônoma e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Aplica e respeita as normas de proteção e de prevenção do meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipe multidisciplinar, atuando em ambientes naturais, urbanos e rurais, nas esferas pública, privada ou organizações não governamentais. Age com ética profissional, sustentabilidade, flexibilidade, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Atua em atividades ligadas às questões ambientais, possuindo uma formação que estimula o desempenho de ações que visam à preservação do meio ambiente, respeitando a cultura e a história local. Sabe fazer uso racional dos recursos naturais; executa planos de ação e manejo destes recursos de forma crítica, criativa e sustentável, bem como estabelece controle e tratamento dos resíduos poluentes gerados pelas atividades humanas, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações que visam diminuir as desigualdades sociais, através da educação e da inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentadas.
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Revela autonomia e facilidade para se adaptar a novas situações e novas tecnologias.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Atua social e profissionalmente de forma ética, consciente de sua responsabilidade socioambiental.

• Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e na sociedade.

• É inovador e eficiente na solução dos problemas.

• Atua de forma democrática e cooperativa em equipes multidisciplinares. Valoriza a cultura e a história local.

• Valoriza a dialogicidade nas relações interpessoais e o respeito ao próximo contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

• Valoriza e incentiva a preservação dos recursos naturais bem como a cultura e história local.

• Valoriza a Educação Ambiental como instrumento de proteção ambiental importante na prevenção de ações depredatórias da Natureza.

• Valoriza a atualização permanente em seu campo de atuação e nas ações de pesquisa e extensão.
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Conhece os fundamentos da língua inglesa.

• Compreende e se comunica no idioma inglês de forma a atender as demandas específicas na área de atuação profissional.

• Conhece as relações entre os aspectos técnicos, sociais, econômicos, legais e éticos da sua profissão.

• Compreende a dinâmica das relações interpessoais produzidas no ambiente de trabalho.

• Conhece os mecanismos que atuam no meio ambiente e indica as consequências das ações que os desequilibram.

• Identifica e correlaciona aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais.

• Conhece os princípios que norteiam a elaboração da Agenda 21.

• Identifica e indica técnicas de recuperação dos Ecossistemas.

• Identifica questões ambientais, analisa suas consequências e sugere ações para prevenção.

• Conhece a Legislação e as Normas Técnicas da sua área de atuação.

• Identifica as diferentes tecnologias apropriadas às ações de preservação do Meio Ambiente.

• Caracteriza os ecossistemas, os elementos que os compõem e suas respectivas funções.

• Detecta os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar).

• Avalia os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as consequências sobre a saúde humana e sobre a economia.

• Planeja ferramentas e técnicas de intervenções positivas no Meio Ambiente.

• Elabora quadros para análise de diagnóstico sócioambiental.

• Identifica e analisa situações de risco ambiental.
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos específicos da área profissional em língua inglesa.

• Utiliza as estruturas básicas da língua inglesa para se expressar operacionalmente.

• Elabora relatórios técnicos de procedimentos e atividades.

• Executa ações de sensibilização e conscientização da comunidade em relação à preservação ambiental.

• Executa ações de Avaliação de Impactos Ambientais.

• Participa na elaboração de Agendas 21.

• Aplica a Legislação Ambiental Nacional e Local.

• Realiza levantamentos e análises de Riscos Ambientais.

• Implementa medidas para solução de problemas de Meio Ambiente em áreas urbanas e rurais, bem como medidas de defesa coletiva das populações, em face aos diversos tipos de impactos ambientais.

• Executa ações de prevenção e redução de consequências de impactos ambientais.

• Auxilia na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas NBR/ISO 14000 e 14001.

• Realiza, de maneira educativa, ações de cumprimento da Legislação e das normas de controle ambiental vigente.

• Auxilia na execução e supervisão de projetos e sistemas de controle de poluição.

• Utiliza novas ferramentas e técnicas de intervenções positivas no Meio Ambiente.

• Utiliza os recursos naturais de forma sustentável e empreendedora para a melhoria socioeconômica das populações de baixa renda.
• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Leitura e interpretação de textos técnico-científicos em inglês

• Vocabulário técnico em inglês

• Legislação Ambiental

• Política ambiental brasileira

• Instrumentos utilizados no programa nacional de meio ambiente

• Estudos de AIA, EIA e Rima

• Agendas 21 – local, regional e mundial

• Sistema de gerenciamento para tratamento dos diferentes efluentes

• População, comunidade, biosfera e biomas

• Níveis de organização

• Fluxo de energia e matéria

• Produtividade nos ecossistemas

• Proporção de água doce e salgada no Planeta

• Importância dos ecossistemas marinhos e de água doce para o homem

• Lençóis freáticos

• Contaminação e escassez da água no mundo (PNMA)

• Formas de participação de grupos sociais

• Medidas preventivas sobre efeitos da poluição na saúde humana

• Política nacional de educação ambiental

• Políticas públicas ambientais no Brasil

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (30h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Inglês Instrumental (30h)
Leitura e compreensão de textos técnico-científicos. Expressão oral.

Matemática e Estatística Aplicada (45h)
Razão e proporção. Regra de três. Porcentagem. Potenciação. Fração. Unidades de medida. Área e volume. Introdução à estatística. Tabelas e gráficos. Análise de dados e indicadores. Probabilidade.

Introdução a Informática (30h)
Conhecimentos básicos de hardware e software. Ferramentas de produção e edição de textos. Planilha eletrônica e software de apresentação de slides.

Introdução ao Estudo do Meio Ambiente (30h)
Meio Ambiente: considerações gerais. A energia na Natureza. O ciclo da Matéria no Ambiente. O clima e sua influência sobre a vida na Terra. A água na Natureza. O solo e sua importância para a vida. Relações Homem e Natureza. Conservação e Preservação do Meio Ambiente.

Educação Ambiental (45h)
Relação Sociedade Natureza.  Histórico da educação ambiental no mundo e no Brasil. Princípios e práticas da educação ambiental. Educação ambiental e sustentabilidade. Conservação dos recursos naturais.

Ecologia dos Ecossistemas (45h)
Sistema e Ecossistemas. Fatores que interferem nos Ecossistemas. Energia e matéria nos ecossistemas. Estrutura dos Ecossistemas. Dinâmica dos Ecossistemas. Principais tipos de Ecossistemas. Ecossistemas nacional e regional. Ecossistemas de influência antrópica.

Química Ambiental (45h)
Histórico dos grandes acidentes de origem química. Agentes químicos: conceito e influências na natureza. Contaminação Ambiental: exposição, distribuição e transformação. Principais classes de contaminantes ambientais. Agente químico: vias de entrada e trânsito nos ecossistemas. Intoxicação e ação tóxica dos agentes químicos. Estocagem de produtos químicos e riscos ambientais. Amostragem de agentes químicos. Responsabilidade das Empresas no uso e estocagem de produtos químicos.

Geografia Ambiental (60h)
Noções de Cartografia. Leitura e interpretação de mapas. Perfis topográficos. Metodologia para obtenção de dados geográficos. Cartas temáticas. Sistema de informações geográficas (SIG). Aspectos fitoambientais. Sensoriamento remoto e geoprocessamento. Climatologia.

Geologia Ambiental (30h)
Geologia: conceituação, objetivos e campo de atuação. O planeta Terra: composição, estrutura e a descontinuidade de Mohorovicic. Minerais e Rochas. Rochas Ígneas ou Magmáticas. Rochas Sedimentares.

Ética Profissional (30h)
Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.

Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (45h)
Teoria Política e Políticas Públicas: o significado de República, bem público e Democracia, Cidadania e Sociedade Civil. O processo de surgimento das Políticas Públicas. Estatuto da Cidade, Plano Diretor e a função social do espaço urbano. Políticas Urbanas de Saneamento, Habitação e Responsabilidade Socioambiental.

Gestão Integrada de Resíduos (75h)
Sistema de limpeza pública. Classificação e origem dos resíduos. Características física, química e bacteriológica dos resíduos. Impactos dos resíduos no meio ambiente. Tratamento dos resíduos. Equipamentos para identificar, controlar, minimizar ou eliminar os resíduos. Esgoto doméstico e industrial. Resultados analíticos. Gestão de resíduos no Brasil. Gerenciamento Integrado. Origem definição, caracterização e classificação dos resíduos. Tratamento e disposição final dos resíduos. Legislação, normas técnicas e resoluções na área de resíduos.

Sistema de Gestão Ambiental - SGA (60h)
A gestão ambiental e a qualidade da produção. Certificação ambiental.  Mercados de produtos ambientalmente corretos. Ferramentas de gestão.  A questão ambiental sob o enfoque econômico. Sistema de Gestão Ambiental (ISO-14001 e 14004): objetivos, finalidades, fundamentos e princípios. Modelos de SGA na micro e pequena empresa e no ambiente urbano e rural. Avaliação ambiental inicial (ISO-14004). Política ambiental. Planejamento do processo de um SGA. Gestão Ambiental dos Municípios. Sistema de gestão ambiental e estratégia de produção limpa.

Análise de Impacto Ambiental (45h)
Avaliação de Impacto Ambiental. As tecnologias e metodologias de avaliação de impactos ambientais. Estudos Simplificados de Impactos Ambientais (EIA). Planejamento de Estudos e aplicação de impacto Ambiental. Análise de Risco. Relatório de Impactos Ambientais (RIMA). Impactos causados por resíduos de processos produtivos. Modelos de simulação aplicados aos poluentes ambientais.

Planejamento e Elaboração de Projetos (45h)
Projetos: conceito. Planejamento e elaboração. Pesquisa: relatório e técnica de apresentação de trabalhos científicos.

Recuperação de Áreas Degradadas (45h)
Recuperação de áreas degradadas. Estratégias e Práticas de Reflorestamento. Manejo e Conservação do Solo. Monitoramento e Avaliação de Recuperação de Áreas Degradadas por Reabilitação e Restauração.

Gestão De Recursos Hídricos (45h)
Recursos hídricos. Distribuição dos Recursos hídricos. Usos da água. Recursos hídricos, planejamento e desenvolvimento. Balanço Hídrico. O Gerenciamento de RH. Aspectos legais e políticos. O planejamento integral de bacias hidrográficas.

Economia para Meio Ambiente (30h)
Noções de economia, microeconomia e macroeconomia. Oferta procura e produção de bens e de serviços e as relações com o meio ambiente. Economia ambiental. Avaliação custo-benefícios, análise financeira e viabilidade econômica de projetos ambientais. Métodos de fiscalização e proteção dos recursos naturais. Impacto da globalização da economia. Visão holística do Meio Ambiente.

Grupo de Pesquisa PCEADIs