CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico ASS/
Técnico em Meio Ambiente

O Curso Técnico em Meio Ambiente visa formar jovens e adultos aptos a exercer a profissão reconhecida pela Lei Federal nº. 10.410 de 11 de janeiro de 2002, que normatiza o exercício da prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades de Gestores e Analistas Ambientais. Para tanto, é responsável pela execução de todas as atividades de coleta, seleção e tratamento de dados, orientação e realização de controle de processos voltados às áreas de Conservação, Pesquisa, Proteção e Defesa Ambiental, de acordo com os termos da Lei. Dessa forma, esses técnicos irão atender a uma demanda profissional da sociedade e do mundo do trabalho, no que se refere às questões ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O curso apresenta disciplinas que possibilitam a visão holística do meio ambiente, bem como apresenta soluções de caráter participativo, correlacionando os aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais, contribuindo para o estabelecimento de medidas de defesa coletiva das populações perante os diversos tipos de impactos ambientais.

Ao longo do processo de construção desta Matriz Curricular de Referência foram consultados os Projetos Pedagógicos de diversos cursos, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico – Área Saúde e, em especial, a Referência Curricular para o curso Técnico em Meio Ambiente.

Esta Matriz Curricular de Referência pode ser utilizada como base para implantação do curso Técnico em Meio Ambiente, apoiando instituições na construção do curso em questão permitindo a sua adaptação à realidade local.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 855 horas, distribuídas em 20 disciplinas das quais 07 integram o curso nos demais eixos, 02 integram o curso no próprio Eixo e 11 são de natureza específica do curso.

Tânia Maria Barza Ramos dos Santos

Grupo de Pesquisa PCEADIs