CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

 

7 CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

Antecedeu essa etapa de análise a elaboração do relatório executivo preliminar da pesquisa e um processo de aprimoramento dos resultados. Em outubro de 2010, em um Seminário Nacional congregando aproximadamente trezentos participantes entre os pesquisadores, coordenadores de cursos, coordenadores gerais do e-Tec e autoridades da SETEC/MEC, realizou-se o lançamento da versão preliminar do Currículo Referência. Essa versão foi lançada de modo aberto para consulta pública e colhimento de sugestões.

Essa segunda etapa da pesquisa alcançou um índice de interação intensa e significativa entre os pesquisadores.  Nesse tipo de pesquisa não se pode deixar de considerar como resultado o processo em si, isto é, a possibilidade de interação entre os envolvidos e  o aprofundamento das discussões garantindo uma melhor apropriação tanto dos aspectos teóricos quanto do sentido prático das questões. A intensidade de compartilhamento de dúvidas e de sugestões estende a socialização de experiências, elevando o nível de compreensão e apropriação da questão. Esses avanços não são observáveis de modo quantitativo e imediato, mas ao longo da história do curso os reflexos far-se-ão presentes.

Por outro lado destacam-se outras duas linhas de avanços objetivos e observáveis. Uma diz respeito ao processo de construção da identidade dos cursos integrado em um sistema – Sistema e-Tec Brasil. Essa construção coletiva superou a fragmentação entre os cursos de Formação Profissional Técnica de mesma natureza, bem como a sistematização na produção de materiais didáticos requeridos para a modalidade de Educação a Distância.

Na ocasião da divulgação da versão preliminar, realizou-se mais uma etapa de estudos buscando aprimorar os dados e estreitar a integração do sistema, dos cursos entre os Eixos e dos cursos no Eixo Tecnológico. Esse trabalho realizado pelos pesquisadores aprimorou os resultados de integração alcançados na versão preliminar. Fez-se uma leitura cuidadosa de todos os elementos das Matrizes Curriculares buscando um aprofundamento nos termos conceituais utilizados, identificando os sentidos equivalentes tanto para definição de perfil, como das competências, das habilidades, das bases tecnológicas e ementas, o que gerou uma melhor compreensão entre os pesquisadores e promoveu maior integração sistêmica.

O outro momento, que se prolongou por trinta dias de consulta pública via ambiente virtual, também contribuiu significativamente para o aprimoramento das informações e de sua organização como sistema.  Com essa segunda fase de reorganização e análise de dados, pode-se se observar uma integração bem maior que a da versão preliminar, e maior ainda em relação ao primeiro projeta de pesquisa GTMC, 2009.

Na ocasião desse último encontro presencial de sistematização e análise de dados pôde-se registrar o envolvimento e o comprometimento dos envolvidos com a pesquisa e dos gestores e autoridades com a implementação do Currículo Referência ao Sistema e-Tec Brasil.

Não se pode deixar de mencionar também a participação, nessa última fase, de um grupo de 13 consultores que deram seus pareceres indicando o nível do resultado de cada uma das Matrizes Curriculares. Esses pareceres tiveram função de subsidiar a equipe de pesquisadores a respeito do nível do trabalho realizado. O perfil dos consultores atendeu a dois critérios: formação acadêmica e experiência ou atuação no mercado de trabalho na área.

Para concluir, registram-se algumas considerações indicativas e não conclusivas, considerando o caráter desse processo que, ora instalado, torna-se contínuo, seja no modo  formal ou informalmente.

Quando se opera um estudo com esse caráter de pesquisa-ação, sempre paira o inconcluso como princípio e o comprometimento dos envolvidos como resultado. 

Certamente, os resultados deste trabalho requerem, por um lado, uma definição política de encaminhamentos e, por outro, uma nova etapa de aprofundamento teórico metodológico em forma de cursos de capacitação para todos os envolvidos (gestores, docentes,  equipe multidisciplinar) para garantir a implementação do Currículo Referência  e  materializar com  maior e melhor propriedade as ações,  metas e práticas efetivas  indicadas neste processo tais como:

• A definição das responsabilidades  e exigências próprias  da pesquisa-ação que, ao mesmo tempo que estimula, desafia,  interfere e garante a sequência do trabalho.
• O desafio primordial que se coloca  é a implementação da Matriz Curricular na perspectiva teórico-metodológica elaborada de modo a operar como uma diretriz e, ao mesmo tempo, respeitar a necessária flexibilidade do processo.
• A discussão para aprimorar algumas questões para as quais um maior tempo hábil é fundamental para garantir a continuidade e repercussão que se espera deste trabalho.
• A imediata organização de uma Comissão Editorial Nacional para analisar os materiais didáticos (cadernos pedagógicos) e verificar a sua pertinência ao Currículo Referência , de modo total ou parcial, e encaminhar a sua validação e/ou reformulação.
• A organização, com as Instituições de Ensino e também com as Instituições Validadoras, para dar sequência à produção de material didático observando as linhas de princípios de integração do sistemas para promover de fato a consolidação do Sistema e-Tec Brasil.
• A Promoção de encontros de estudos para garantir a apropriação e o comprometimento para com a metodologia de implementação das Matrizes Curriculares em todos as dimensões, ou seja, por todos os gestores, professores-formadores e professores-autores e equipes multidisciplinares.
• A continuidade de pesquisa e de avaliação do desenvolvimento do processo de implementação para verificar as realizações, as possibilidades, as dificuldades e propor soluções e alternativas dando continuidade ao processo.
• A identificação e análise dos possíveis encaminhamentos para melhor integração pedagógica entre os Eixos e entre os cursos, buscando consolidar certa identidade nacional e, ao mesmo tempo, flexibilizar abordagens pedagógicas e conceituais.

Também é importante frisar que se está tratando de Matriz Curricular de Referência, e não de padronização. Este processo precisa estar aberto aos princípios da modalidade da Educação a Distância, o que requer outra postura pedagógica, muito mais dinâmica, flexível, fluídica e, ao mesmo tempo, rigorosa para superar as nuances das novidades dos modismos e esse consolidar de fato como um processo de extensão e inovação no sistema de formação profissional de nível técnico.

Este trabalho de pesquisa teve como princípio básico a construção coletiva, que pressupõe investigação e interferência ao mesmo tempo. Considera-se como resultado não só os atributos observáveis, mas também as transformações geradas no processo, as quais foram de uma contundência inigualável, pois a evolução teórico-metodologica, o  aprimoramento e cooperação que o grupo de pesquisadores desenvolveu,  nesse período de aproximadamente um ano de trabalho coletivo, transformaram o modo pelo qual cada um e todos os envolvidos se inserem no sistema.

A realização dessa construção coletiva compartilhada leva-nos a uma perspectiva de transformação de possibilidades infinitas que não se encerra aqui; contudo, aqui se inicia.

Araci Hack Catapan, Clovis Nicanor Kassick, Walter Ruben Iriondo Otero (Org.)

 

Grupo de Pesquisa PCEADIs