CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico RNT
/Técnico em Agricultura
Técnico em Agricultura
Pesquisador: José Nilton Rodrigues Dorneles
Perfil Técnico-Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica-Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas

O Técnico em Agricultura é o profissional que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico e integrador na construção de novas estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais, necessárias ao incremento profissional. Privilegia a busca de equidade e inclusão social, por meio da promoção das políticas públicas e articulações institucionais para a adoção de bases tecnológicas que aproximam os processos produtivos das dinâmicas ecológicas.

Age com ética profissional, revelando iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade como disseminador e facilitador do conhecimento, permitindo uma abordagem sistêmica capaz de privilegiar a busca pela sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente.

Planeja e acompanha a colheita e a pós-colheita das principais culturas regionais, anuais e perenes. Auxilia na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Elabora laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos. Atua em atividades de extensão e associativismo.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Atua em prol do desenvolvimento sustentável.

• Possui visão profissional contextualizada em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

• Fomenta o associativismo e a agroecologia como alternativas de desenvolvimento econômico e social.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Compromete-se e se empenha com a criação de condições de trabalho salubre em benefício dos trabalhadores.

• É criativo e inovador, atuando de forma eficiente e eficaz na solução de problemas.

• Valoriza a pesquisa e extensão como estratégia para a diversificação das atividades produtivas e alternativa perante à vulnerabilidade do mercado.

• Atua social e profissionalmente de forma ética, comunitária e empreendedora.

• Possui consciência de sua responsabilidade sócioambiental.

• Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e na sociedade.

• Desenvolve uma postura crítica, investigativa e propositiva diante da atual crise ambiental, na perspectiva da construção de uma cidadania participativa e ativa.

• Reconhece a importância e a necessidade da aplicação de princípios e valores éticos e morais perante as diversas situações da vida do cidadão e, consequentemente, do cotidiano do profissional.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do Ambiente Virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Conhece as várias linguagens para ampliar seu papel educativo nos processos de desenvolvimento sustentável.

• Conhece o sistema operacional e os aplicativos para automação de escritório e navegação.

• Conhece os instrumentos de informática como instrumento de trabalho.

• Planeja e organiza ações de forma cooperativa, em equipes multiprofissionais.

• Analisa a situação técnica, econômica e social da região identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas.

• Compreende o funcionamento das organizações associativas.

• Compreende o contexto sócio-econômico-político e cultural em que está inserido e propõe e conduz melhorias junto ao setor rural, em nível de empresa rural e através de alternativas associativistas e cooperativistas.

• Estabelece programa de gerenciamento para o controle de qualidade na produção agropecuária.

• Conhece os conceitos e princípios de gestão vinculados à importância dos sistemas de qualidade.

• Identifica e age segundo os preceitos de Ética Moral e Ética Profissional.

• Conhece e interpreta corretamente a legislação ambiental, em especial sobre emissão de resíduos.

• Planeja a exploração e manejo do solo de acordo com suas características, os fatores climáticos e a sistemática de cultivo.

• Elabora programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção agroindustrial, de produtos de origem vegetal.

• Identifica o impacto das tecnologias sobre a vida social, os processos de produção e o meio ambiente.

• Identifica operações de tratamento de efluentes e resíduos sólidos agrícolas.

• Identifica a importância do controle de poluição agrícola.

• Identifica as principais características físico-químicas de efluentes agrícolas.

• Identifica as principais técnicas de reaproveitamento de resíduos agrícolas.

• Identifica os processos simbióticos de absorção, de translocação e os efeitos alopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas.

• Identifica e conhece as atividades ligadas à formação, à condução e à colheita.

• Planeja a construção de viveiros e plantas e demais instalações de acordo com a legislação.

• Identifica plantas com sintomas de deficiência e/ou excessos nutricionais.

• Estabelece relação entre pH do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

• Identifica e estabelece a relação solo-planta-clima.

• Planeja o desenvolvimento de projetos e programas da área de produção agrícola.

• Conhece métodos e programas de melhoramento genético.

• Conhece as recomendações técnicas sobre cultivo de culturas anuais.

• Identifica e diferencia os modelos organizacionais das cooperativas.

• Compara os resultados e avalia o custo/benefício das atividades.

• Estabelece projeto de controle de custo de produção.

• Estabelece parâmetros qualitativos para a produção agrícola.

• Elabora o planejamento do processo de comercialização dos produtos agrícolas.

• Conhece o método estatístico para subsidiar solução de problemas.

• Identifica técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos agrícolas.

• Identifica inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola.

• Elabora projetos para obtenção de créditos e financiamentos.

• Seleciona métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas invasoras, prescrevendo o receituário agronômico.

• Identifica famílias de organismos e micro-organismos relacionados à área, diferenciando os benéficos dos maléficos.

• Conhece, identifica e seleciona métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

• Calcula e compara os valores das propriedades físico-químicas do solo.

• Identifica os níveis de fertilidade do solo e as exigências das culturas.

• Conhece e identifica tabelas de recomendação de fertilidade do solo.

• Identifica os efeitos nocivos dos fertilizantes no ambiente.

• Planeja projetos topográficos necessários para instalação de culturas anuais e perenes.

• Quantifica e compatibiliza a necessidade de mão-de-obra, recursos humanos, máquinas, implementos, equipamentos e materiais.

• Reconhece máquinas, ferramentas e implementos agrícolas e suas utilizações.

• Conhece os processos de semeadura e plantio das culturas anuais e regionais.

• Quantifica a produção e dimensiona o seu transporte.

• Avalia a posição e o papel da agricultura no contexto sócio-político-econômico.

• Elabora projeto de extensão rural a partir dos processos de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

• Associa as práticas dos diferentes grupos e atores sociais aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

• Conhece e identifica as causas dos acidentes de trabalho e primeiros socorros.

• Conhece os fundamentos de Educação Ambiental e do controle de poluição agroindustrial.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Utiliza corretamente os instrumentos de informática como instrumento de trabalho.

• Opera com computadores e periféricos.

• Utiliza a informática para sua atualização profissional.

• Executa ações de promoção e gerenciamento de organizações associativas.

• Implementa e acompanha o desenvolvimento de projetos e programas da área da Agricultura.

• Age aplicando os princípios e conceitos da gestão da qualidade, no gerenciamento e controle da produção agrícola.

• Atua em consonância com as normas, leis e políticas públicas que regulamentam a atividade e a sociedade como um todo.

• Age segundo princípios conservacionistas e legislação ambiental no tratamento de efluentes e resíduos agrícolas, promovendo seu reaproveitamento, recuperação e/ou reciclagem.

• Aplica e monitora programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção agroindustrial de produtos de origem vegetal.

• Executa atividades ligadas à formação, condução e colheita de produtos agrícolas.

• Exercita ações inovadoras nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola.

• Aplica técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos agrícolas.

• Separa plantas com sintomas de deficiência e/ou excessos nutricionais.

• Coleta amostras de solo.

• Realiza processos de fertilização química do solo segundo tabelas de recomendação.

• Utiliza fontes de matéria orgânica.

• Aplica métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

• Realiza todas as práticas agrícolas segundo recomendações técnicas necessárias as diferentes culturas.

• Coleta, registra e utiliza dados meteorológicos.

• Executa projetos topográficos para as instalações de culturas anuais e perenes.

• Gerencia pessoas e atividades no ramo cooperativista.

• Opera corretamente máquinas, ferramentas e implementos agrícolas realizando sua manutenção.

• Realiza a semeadura e o plantio de culturas anuais regionais.

• Realiza controle de custos de produção.

• Verifica e controla a qualidade e apresentação dos produtos agrícolas.

• Executa o planejamento do processo de comercialização dos produtos agrícolas.

• Executa projeto de extensão rural a partir dos processos de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

• Aplica os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida social, política, econômica e cultural, segundo os preceitos de Ética Moral e Profissional.

• Aplica a legislação civil e as normas de segurança para evitar acidentes no trabalho.

• Executa corretamente ações de primeiros socorros, bem como ações preventivas de segurança no trabalho.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Normas da ABNT

• Associativismo; cooperativismo

• Agricultura e práticas agrícolas

• Solo agrícola

• Adubos e adubações

• Sistemas de cultivo e plantio

• Culturas anuais e perenes: ciclo produtivo

• Morfologia – fisiologia vegetal

• Fatores e elementos climáticos

• Legislação e normas internacionais para medidas fitossanitárias

• Metodologia de projetos

• Contabilidade: custo/benefício e sua aplicação

• Tração mecânica e animal

• Máquinas, implementos, ferramentas e utensílios agrícolas

• Controle sanitário de produtos agrícolas

• Agrimensura, instrumentos e acessórios

• Levantamentos planimétricos

• Cálculos de áreas

• Desenho topográfico

• Curva de nível

• Processo de tomada de decisão

• Legislação tributária e agrária

• Gestão de recursos humanos e dos fatores de produção

• Mercado agrícola

• Comercialização

• Administração agrícola empresarial

• Política de crédito agrícola

• Custos de produção

• Estrutura e organização social

• Organização sócio-produtiva

• Organização civil e estrutura do poder na sociedade brasileira

• Entidades de classe

• Meios de comunicação e sociedade

• Estratificação social e pirâmide social: classes sociais, estado, ideologia, infraestrutura, hegemonia, sociedade civil

• Censo brasileiro (dados estatísticos sociais do Brasil)

• Pesquisa social

• Constituição étnica da sociedade brasileira

• Processos sociais: associativo (cooperação); dissociativo (conflito – competição)

• Modo de produção socialista – capitalista – escravagista e feudal

• Zoneamento agroclimático

• Culturas frutíferas regionais

• Controle de pragas, doenças e plantas invasoras

Business plan

• Acidentes no trabalho

• Primeiros socorros

• Ecologia, educação ambiental e preservação do meio ambiente

• Reaproveitamento e reciclagem de resíduos

• Recuperação e regeneração de produtos

• Compostagem e vermicompostagem

 

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas de navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (45h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Redação Técnica (30h)Documentos oficiais: ata, ofício, relatório, memorando, circular.

Introdução à Informática (45h)Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.

Associativismo e Cooperativismo (45h)
Associações e cooperativas. Outras formas de associativismo.

Agricultura Geral (120h)Origem. Evolução. Importância e divisão. Relação solo-planta-clima. Genética de melhoramento. Erosão genética. Bases da agricultura orgânica. Educação rural. Políticas públicas para agricultura familiar e orgânica. Mecanização na agricultura. Sistema de equivalência métrica. Custos. Máquinas e implementos.

Planejamento e Elaboração de Projetos (45h)
Projetos: conceito. Planejamento e elaboração. Pesquisa: relatório e técnica de apresentação de trabalhos científicos.

Mecanização Agrícola (150h)
Tração mecânica e animal. Máquinas, implementos e ferramentas agrícolas. Manejo integrado de plantas invasoras, pragas e doenças. Controle sanitário de produtos agrícolas armazenados. Normas sobre saúde e segurança no trabalho.

Topografia (90h)
Planimetria. Altimetria. Planialtimetria.

Administração, Economia e Empreendedorismo (60h)
Processo de tomada de decisão: fundamentos e critérios. Legislação: tributária, agrária, CONCEX e outras pertinentes. Processo de gestão: financeira, comercial e de recursos humanos. Empreendedorismo. Administração empresarial. Política de crédito agrícola. Comercialização.

Extensão Rural (90h)
Desenvolvimento histórico da sociedade: sócio-primitiva-escravista-feudal. Sistema capitalista. Extratificação social e pirâmide social: classes sociais; estado; ideologia; infraestrutura; hegemonia; sociedade civil. Censo brasileiro. Pluralidade cultural do povo brasileiro. Processos sociais: associativo e dissociativo.

Fruticultura Geral (120h)
Fruticultura: conceito e importância. Aspectos sócio-econômicos. Clima e Solo. Propagação das plantas frutíferas. Manejo cultural das fruteiras. Legislação, ética e valores aplicados ao controle de pragas, doenças e plantas invasoras.

Fruticultura Especial (120h)
Espécies e cultivares. Plantio e manejo cultural. Colheita e pós-colheita Comercialização e custos. Viveiricultura: Tipos de viveiros, Sistemas de produção de mudas e Manejo cultural de plantas enviveiradas.

Informática Aplicada à Agricultura (90h)
Business Plan: Criação de empresas. Armazenamento de dados, movimentação de arquivos e pastas. Vocabulário técnico de Informática (Inglês/Português). Processador de texto Word for Windows. Software Power Point. Noções de conexão e navegação na Word Wide Web.

Ética Profissional (45h)
Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de ética.

Culturas Regionais (150h)
Sistemática. Fisiologia. Morfologia vegetal. Classificação botânica. Espécies e cultivares. Semeadura. Manejo Cultural. Colheita. Produtividade das culturas anuais regionais.

Saúde e Segurança no Trabalho (45h)
Legislação e Normas. Prevenção de acidentes no Trabalho. Ergonomia. CIPA. EPI e EPC. Primeiros Socorros.

Gestão Ambiental para Agricultura(45h)
Ecologia. Educação ambiental. Legislação e normalização ambiental. Reciclagem de resíduos.

Grupo de Pesquisa PCEADIs