Perfil Técnico-Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Agricultura é o profissional que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipes multidisciplinares, adotando um enfoque holístico e integrador na construção de novas estratégias de uso múltiplo dos recursos naturais, necessárias ao incremento profissional. Privilegia a busca de equidade e inclusão social, por meio da promoção das políticas públicas e articulações institucionais para a adoção de bases tecnológicas que aproximam os processos produtivos das dinâmicas ecológicas. Age com ética profissional, revelando iniciativa empreendedora, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade como disseminador e facilitador do conhecimento, permitindo uma abordagem sistêmica capaz de privilegiar a busca pela sustentabilidade como forma de garantir a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação do meio ambiente. Planeja e acompanha a colheita e a pós-colheita das principais culturas regionais, anuais e perenes. Auxilia na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Elabora laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos. Atua em atividades de extensão e associativismo. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Atua em prol do desenvolvimento sustentável. • Possui visão profissional contextualizada em termos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. • Fomenta o associativismo e a agroecologia como alternativas de desenvolvimento econômico e social. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Compromete-se e se empenha com a criação de condições de trabalho salubre em benefício dos trabalhadores. • É criativo e inovador, atuando de forma eficiente e eficaz na solução de problemas. • Valoriza a pesquisa e extensão como estratégia para a diversificação das atividades produtivas e alternativa perante à vulnerabilidade do mercado. • Atua social e profissionalmente de forma ética, comunitária e empreendedora. • Possui consciência de sua responsabilidade sócioambiental. • Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na natureza e na sociedade. • Desenvolve uma postura crítica, investigativa e propositiva diante da atual crise ambiental, na perspectiva da construção de uma cidadania participativa e ativa. • Reconhece a importância e a necessidade da aplicação de princípios e valores éticos e morais perante as diversas situações da vida do cidadão e, consequentemente, do cotidiano do profissional. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do Ambiente Virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Conhece as várias linguagens para ampliar seu papel educativo nos processos de desenvolvimento sustentável. • Conhece o sistema operacional e os aplicativos para automação de escritório e navegação. • Conhece os instrumentos de informática como instrumento de trabalho. • Planeja e organiza ações de forma cooperativa, em equipes multiprofissionais. • Analisa a situação técnica, econômica e social da região identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas. • Compreende o funcionamento das organizações associativas. • Compreende o contexto sócio-econômico-político e cultural em que está inserido e propõe e conduz melhorias junto ao setor rural, em nível de empresa rural e através de alternativas associativistas e cooperativistas. • Estabelece programa de gerenciamento para o controle de qualidade na produção agropecuária. • Conhece os conceitos e princípios de gestão vinculados à importância dos sistemas de qualidade. • Identifica e age segundo os preceitos de Ética Moral e Ética Profissional. • Conhece e interpreta corretamente a legislação ambiental, em especial sobre emissão de resíduos. • Planeja a exploração e manejo do solo de acordo com suas características, os fatores climáticos e a sistemática de cultivo. • Elabora programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção agroindustrial, de produtos de origem vegetal. • Identifica o impacto das tecnologias sobre a vida social, os processos de produção e o meio ambiente. • Identifica operações de tratamento de efluentes e resíduos sólidos agrícolas. • Identifica a importância do controle de poluição agrícola. • Identifica as principais características físico-químicas de efluentes agrícolas. • Identifica as principais técnicas de reaproveitamento de resíduos agrícolas. • Identifica os processos simbióticos de absorção, de translocação e os efeitos alopáticos entre solo e planta, planejando ações referentes aos tratos das culturas. • Identifica e conhece as atividades ligadas à formação, à condução e à colheita. • Planeja a construção de viveiros e plantas e demais instalações de acordo com a legislação. • Identifica plantas com sintomas de deficiência e/ou excessos nutricionais. • Estabelece relação entre pH do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas. • Identifica e estabelece a relação solo-planta-clima. • Planeja o desenvolvimento de projetos e programas da área de produção agrícola. • Conhece métodos e programas de melhoramento genético. • Conhece as recomendações técnicas sobre cultivo de culturas anuais. • Identifica e diferencia os modelos organizacionais das cooperativas. • Compara os resultados e avalia o custo/benefício das atividades. • Estabelece projeto de controle de custo de produção. • Estabelece parâmetros qualitativos para a produção agrícola. • Elabora o planejamento do processo de comercialização dos produtos agrícolas. • Conhece o método estatístico para subsidiar solução de problemas. • Identifica técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos agrícolas. • Identifica inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola. • Elabora projetos para obtenção de créditos e financiamentos. • Seleciona métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas invasoras, prescrevendo o receituário agronômico. • Identifica famílias de organismos e micro-organismos relacionados à área, diferenciando os benéficos dos maléficos. • Conhece, identifica e seleciona métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas. • Calcula e compara os valores das propriedades físico-químicas do solo. • Identifica os níveis de fertilidade do solo e as exigências das culturas. • Conhece e identifica tabelas de recomendação de fertilidade do solo. • Identifica os efeitos nocivos dos fertilizantes no ambiente. • Planeja projetos topográficos necessários para instalação de culturas anuais e perenes. • Quantifica e compatibiliza a necessidade de mão-de-obra, recursos humanos, máquinas, implementos, equipamentos e materiais. • Reconhece máquinas, ferramentas e implementos agrícolas e suas utilizações. • Conhece os processos de semeadura e plantio das culturas anuais e regionais. • Quantifica a produção e dimensiona o seu transporte. • Avalia a posição e o papel da agricultura no contexto sócio-político-econômico. • Elabora projeto de extensão rural a partir dos processos de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos. • Associa as práticas dos diferentes grupos e atores sociais aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos. • Conhece e identifica as causas dos acidentes de trabalho e primeiros socorros. • Conhece os fundamentos de Educação Ambiental e do controle de poluição agroindustrial. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza corretamente os instrumentos de informática como instrumento de trabalho. • Opera com computadores e periféricos. • Utiliza a informática para sua atualização profissional. • Executa ações de promoção e gerenciamento de organizações associativas. • Implementa e acompanha o desenvolvimento de projetos e programas da área da Agricultura. • Age aplicando os princípios e conceitos da gestão da qualidade, no gerenciamento e controle da produção agrícola. • Atua em consonância com as normas, leis e políticas públicas que regulamentam a atividade e a sociedade como um todo. • Age segundo princípios conservacionistas e legislação ambiental no tratamento de efluentes e resíduos agrícolas, promovendo seu reaproveitamento, recuperação e/ou reciclagem. • Aplica e monitora programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção agroindustrial de produtos de origem vegetal. • Executa atividades ligadas à formação, condução e colheita de produtos agrícolas. • Exercita ações inovadoras nos processos de montagem, monitoramento e gestão do empreendimento agrícola. • Aplica técnicas mercadológicas para a distribuição e a comercialização de produtos agrícolas. • Separa plantas com sintomas de deficiência e/ou excessos nutricionais. • Coleta amostras de solo. • Realiza processos de fertilização química do solo segundo tabelas de recomendação. • Utiliza fontes de matéria orgânica. • Aplica métodos de erradicação e controle de pragas, doenças e plantas daninhas. • Realiza todas as práticas agrícolas segundo recomendações técnicas necessárias as diferentes culturas. • Coleta, registra e utiliza dados meteorológicos. • Executa projetos topográficos para as instalações de culturas anuais e perenes. • Gerencia pessoas e atividades no ramo cooperativista. • Opera corretamente máquinas, ferramentas e implementos agrícolas realizando sua manutenção. • Realiza a semeadura e o plantio de culturas anuais regionais. • Realiza controle de custos de produção. • Verifica e controla a qualidade e apresentação dos produtos agrícolas. • Executa o planejamento do processo de comercialização dos produtos agrícolas. • Executa projeto de extensão rural a partir dos processos de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos. • Aplica os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida social, política, econômica e cultural, segundo os preceitos de Ética Moral e Profissional. • Aplica a legislação civil e as normas de segurança para evitar acidentes no trabalho. • Executa corretamente ações de primeiros socorros, bem como ações preventivas de segurança no trabalho. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Normas da ABNT • Associativismo; cooperativismo • Agricultura e práticas agrícolas • Solo agrícola • Adubos e adubações • Sistemas de cultivo e plantio • Culturas anuais e perenes: ciclo produtivo • Morfologia – fisiologia vegetal • Fatores e elementos climáticos • Legislação e normas internacionais para medidas fitossanitárias • Metodologia de projetos • Contabilidade: custo/benefício e sua aplicação • Tração mecânica e animal • Máquinas, implementos, ferramentas e utensílios agrícolas • Controle sanitário de produtos agrícolas • Agrimensura, instrumentos e acessórios • Levantamentos planimétricos • Cálculos de áreas • Desenho topográfico • Curva de nível • Processo de tomada de decisão • Legislação tributária e agrária • Gestão de recursos humanos e dos fatores de produção • Mercado agrícola • Comercialização • Administração agrícola empresarial • Política de crédito agrícola • Custos de produção • Estrutura e organização social • Organização sócio-produtiva • Organização civil e estrutura do poder na sociedade brasileira • Entidades de classe • Meios de comunicação e sociedade • Estratificação social e pirâmide social: classes sociais, estado, ideologia, infraestrutura, hegemonia, sociedade civil • Censo brasileiro (dados estatísticos sociais do Brasil) • Pesquisa social • Constituição étnica da sociedade brasileira • Processos sociais: associativo (cooperação); dissociativo (conflito – competição) • Modo de produção socialista – capitalista – escravagista e feudal • Zoneamento agroclimático • Culturas frutíferas regionais • Controle de pragas, doenças e plantas invasoras • Business plan • Acidentes no trabalho • Primeiros socorros • Ecologia, educação ambiental e preservação do meio ambiente • Reaproveitamento e reciclagem de resíduos • Recuperação e regeneração de produtos • Compostagem e vermicompostagem |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (45h) Redação Técnica (30h)Documentos oficiais: ata, ofício, relatório, memorando, circular. Introdução à Informática (45h)Conceitos básicos de informática. Ferramentas para produção e edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides. Associativismo e Cooperativismo (45h) Agricultura Geral (120h)Origem. Evolução. Importância e divisão. Relação solo-planta-clima. Genética de melhoramento. Erosão genética. Bases da agricultura orgânica. Educação rural. Políticas públicas para agricultura familiar e orgânica. Mecanização na agricultura. Sistema de equivalência métrica. Custos. Máquinas e implementos. Planejamento e Elaboração de Projetos (45h) Mecanização Agrícola (150h) Topografia (90h) Administração, Economia e Empreendedorismo (60h) Extensão Rural (90h) Fruticultura Geral (120h) Fruticultura Especial (120h) Informática Aplicada à Agricultura (90h) Ética Profissional (45h) Culturas Regionais (150h) Saúde e Segurança no Trabalho (45h) Gestão Ambiental para Agricultura(45h) |