CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico RNT/
Técnico em Cafeicultura

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, respondendo por mais de 30% da produção mundial. O grande benefício social da cafeicultura pode ser avaliado pelo do número de empregos gerados – mais de um milhão e quinhentas mil pessoas dependem das atividades dessa cadeia produtiva. A crise do setor, nos últimos anos, tem agravado problemas sociais dos municípios produtores e tem originado a descapitalização dos cafeicultores, comprometendo grande parte do parque cafeeiro nacional.

Em contrapartida, as dificuldades motivam novas ações para o desenvolvimento de soluções técnicas e gerenciais sustentáveis, visando a aumentar a produtividade, a redução de custos e a valorização da qualidade. Essas ações têm gerado uma grande demanda de tecnologia e de mão de obra qualificada e especializada para a produção, processamento, industrialização, classificação e comercialização de café de qualidade.

Nesse contexto, o Curso Técnico em Cafeicultura conjuga metodologias que permitem aos alunos das mais diversas realidades socioeconômicas, a obtenção de formação técnica que impulsione o desenvolvimento regional e nacional. Essas metodologias se fundamentam em um projeto pedagógico que valoriza o saber-saber, o saber-ser, o saber-fazer e o saber conviver, na formação de cidadãos críticos, éticos e competentes.

Esta Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Cafeicultura, é fruto de intenso trabalho, que se pautou nas nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, na Classificação Brasileira de Ocupações e na legislação vigente. É resultado e uma trabalho coletivo de pesquisa e elaboração que congregou  especialistas, coordenadores de cursos, professores de diversos campos de conhecimentos de diferentes Instituições de pesquisa e de ensino Técnico.

A Matriz Curricular de Referência aqui apresentada é fruto de todo esse trabalho e investimento realizado, e poderá ser utilizada como referência nacional, respeitando peculiaridades regionais e institucionais.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.440 horas, distribuídas em 27 disciplinas, das quais 04 integram o curso nos demais eixos, 02 integram o curso no próprio eixo e 21 são de natureza específica do curso. 

Márcio Maltarolli Quida

Grupo de Pesquisa PCEADIs