CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico RNT/
Técnico em Agropecuária

O curso Técnico em Agropecuária compreende um conjunto de tecnologias, competências e habilidades voltadas para as atividades de produção animal, vegetal, paisagística e agroindustrial, estruturadas e aplicadas de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos da cadeia produtiva e do agronegócio, visando à qualidade e à sustentabilidade ambiental.

Concebida em processo participativo, a Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade a Distância, pautou-se nas Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, na Classificação Brasileira de Ocupações e na legislação vigente e na análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos existentes. Contou com a contribuição de professores da área, com profissionais representantes das diversas instituições públicas e privadas ligadas aos setores de ensino, pesquisa, extensão e comércio, pesquisadores das universidades, institutos e centros de ensino profissional.

A partir do Perfil Profissional do Técnico em Agropecuária definiram-se as Competências, as Habilidades, as Bases Tecnológicas e as Ementas para compor o processo de formação desse profissional. O Técnico em Agropecuária atua como autônomo ou na iniciativa privada, trabalhando no incremento da produção familiar local, assessorando projetos agropecuários e agroindustriais, na comercialização de produtos, em órgãos públicos ligados ao setor primário e em organizações não governamentais (ONGs).

Esta Matriz Curricular tem como objetivo servir de referência para elaboração de projetos de cursos técnicos em Agropecuária, podendo ser adotada nacionalmente, de acordo com a especificidade de cada instituição de ensino.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.645 horas, distribuídas em 24 disciplinas, das quais 05 integram o curso nos demais eixos, 02 integram o curso no próprio eixo e 17 são de natureza específica do curso. 

Avânia Maria Cordeiro de Araújo

Grupo de Pesquisa PCEADIs