CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico PIN/
Técnico em Açúcar e Álcool

A cadeia produtiva de biocombustíveis é, notadamente, uma das que apresentam maior potencial de desenvolvimento no país. Dadas as características do setor, as discussões acerca da utilização do petróleo como combustível limpo, assim como várias iniciativas governamentais demonstram a existência de retorno dos investimentos nesse setor.

Há uma grande expectativa quanto ao aumento da demanda por álcool em escala mundial, tendo em vista a crescente preocupação quanto à necessidade de ações que alimentem o desenvolvimento sem, no entanto, trazer riscos para a sustentabilidade do planeta. A conjugação desses fatores tem colocado o Brasil como o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e potencial líder no domínio de tecnologias de produção de álcool anidro e hidratado, transformando a indústria sucroalcooleira brasileira como uma das mais competitivas do mundo. Por sua vez, a necessidade de otimizar a produção em todos os aspectos citados implica na contratação de trabalhadores especialmente formados para atuar no setor, ou em alguns casos, na requalificação de grande parte daqueles que atuam hoje no mercado produtivo de biocombustível.

O curso Técnico em Açúcar e Álcool objetiva capacitar o profissional na perspectiva de uma visão estratégica globalizada do setor produtivo sucroalcooleiro, com domínio dos processos industriais nas áreas de controle, supervisão e operações dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos, observando a responsabilidade ambiental, com visão empreendedora pautando-se na ética e no exercício da cidadania.

A Matriz Curricular de Referência do curso Técnico em Açúcar e Álcool foi desenvolvida em encontros presenciais e em ambientes virtuais que possibilitaram o debate e a elaboração do Perfil Profissional, das Competências, das Habilidades, das Bases Tecnológicas e das Ementas que compõem  esta Matriz que é  indicada  como referência nacional respeitadas as especificidades institucionais.

A metodologia deste trabalho constituiu-se pela interação entre especialista, coordenadores de cursos e professores representantes dos Institutos Federais que compõem a Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, sob orientação dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Currículo Referência da UFSC. Além desse processo de interação realizou-se consultas aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, à Classificação Brasileira de Ocupações, à Legislação vigente e à análises de projetos pedagógicos de cursos ofertados atualmente. 

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.275 horas, distribuídas em 23 disciplinas, das quais 08 integram o curso nos demais eixos e 15 são de natureza específica do curso. 

Rodrigo Candido Borges

Grupo de Pesquisa PCEADIs