CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico I&C/
Técnico em Redes de Computadores

A necessidade de compartilhamento de dados, informações e serviços computacionais se tornou, nas últimas décadas, um elemento essencial em praticamente todas as instituições, sejam elas comerciais, de ensino, de produção de bens e serviços, públicas ou privadas e, principalmente, de qualquer porte ou esfera governamental. Nesse cenário, torna-se necessária a interligação dos diversos dispositivos computacionais através das redes de computadores, cujo projeto, instalação e manutenção requerem profissionais habilitados. A criação do curso Técnico em Redes de Computadores visa, portanto, preencher essa lacuna.

A elaboração da Matriz Curricular de Referência para o Curso Técnico em Redes de Computadores aqui apresentada foi concebida partindo do Perfil Profissional e contempla as Competências, Habilidades, Bases Tecnológicas e Ementas que garantem a formação desse profissional. A tarefa foi fruto de vários meses de trabalho do Grupo de Pesquisa do Currículo de Referência Nacional que envolveu diversos especialistas e coordenadores de cursos Técnicos.

Para a definição desta Matriz Curricular foram consultadas as orientações dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações, a Legislação vigente, os projetos pedagógicos de cursos ofertados atualmente, e acatadas as contribuições de  professores e de especialistas da área.

Esta Matriz Curricular tem como objetivo servir de referência para a elaboração de projetos de cursos Técnicos em Redes de Computadores, podendo ser utilizada nacionalmente, respeitando a especificidade de cada instituição de ensino.
Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.125 horas, distribuídas em 22 disciplinas, das quais 08 integram o curso nos demais eixos, 04 integram o curso no próprio eixo e 10 são de natureza específica do curso. 

João Henrique Caminhas Ferreira

Grupo de Pesquisa PCEADIs