CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico I&C/
Técnico em Planejamento e Gestão em
Tecnologia da Informação

O curso Técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação (PGTI) nasceu de uma demanda premente apresentada pelas empresas dos ambientes público e privado, das diversas áreas de atuação.  Entende-se o curso PGTI como uma linha de qualificação que se dispõe a formar profissionais que, além de possuir conhecimentos técnicos específicos da área de informática, possuam também informação e sensibilidade para compreender o novo momento que vivenciam as empresas na atualidade.

O técnico em PGTI deve se inserir nessa nova realidade empresarial, que valoriza o desenvolvimento da qualidade nas atividades de produção, exigindo menor grau de desperdício de material e energia, proporcionando otimização e maior assertividade no desenvolvimento das rotinas que envolvem o processo produtivo. Para tanto, o curso PGTI propõe uma formação alinhada com o eixo de Informação e Comunicação.

Nessa perspectiva, espera-se do profissional técnico em PGTI a capacidade de suprir as demandas de serviços de planejamento e gestão das tecnologias da informação suportando as solicitações essencialmente técnicas, bem como a gestão dos recursos informáticos da organização.

A Matriz Curricular de Referência para o curso Técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação foi concebida com a contribuição dos coordenadores dos cursos do eixo Informação e Comunicação do Grupo de Pesquisa Currículo Referência do Sistema e-Tec Brasil. Foram consultados os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações e a legislação vigente.

Esta Matriz Curricular tem como objetivo servir de referência para a elaboração de projetos de cursos técnicos em PGTI no âmbito do Sistema e-Tec Brasil, respeitando as diversas possibilidades de oferta e criando flexibilidade para a formação de um profissional que possua alto grau de aceitação no cenário de trabalho nacional.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.125 horas, distribuídas em 22 disciplinas, das quais 07 integram o curso nos demais eixos, 03 integram o curso no próprio eixo e 12 são de natureza específica do curso.

Adelson de Paula Silva

Grupo de Pesquisa PCEADIs