CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico I&C/
Técnico em Informática

O mercado de trabalho no Brasil vem se modificando em função dos novos paradigmas tecnológicos trazidos pela informatização, causando mudanças tanto na dimensão da demanda por trabalho quanto no perfil profissional a ela adequado. 

Atualmente, o mercado de trabalho é um ambiente dinâmico e instável, trazendo sérios impactos sobre o mundo do trabalho e a exigência de um novo perfil de profissional. Pesquisas afirmam que este é o momento em que o profissional precisa aprender a aprender o novo e a desaprender o passado, o obsoleto, o que significa uma reconceitualização dos modelos mentais de cada indivíduo, refletindo, por conseguinte, na própria mudança de atitude diante desses acontecimentos.

Esta Matriz Curricular de Referência considera o ser humano em sua dimensão interpessoal, social e profissional, atuando na formação do sujeito criativo e autônomo, preparando-o para o uso da inteligência em prol da transformação da sociedade, atrelado aos princípios éticos da cooperação, solidariedade e respeito, capaz de compreender o mundo em que vive.  

Partindo desse pressuposto, a Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Informática teve sua construção pautada no Perfil Profissional desejado. Desenvolve-se elencando Competências e Habilidades, Bases Tecnológicas e Ementas. Objetiva formar um profissional apto a atuar em diversas situações, agindo na tomada de decisão, interagindo com as pessoas, mobilizando habilidades éticas, pessoais, profissionais, cognitivas, técnicas e de comunicação, o que o tornam capaz de melhor compreender a si mesmo e ao mundo. Uma pessoa capaz de agir no seu contexto e contribuir para a vida em sociedade, compreendendo o novo paradigma pelo qual a profissão não é mais entendida como um saber profissional estrito, o chamado “ofício”. A profissão é hoje entendida como “profissionalidade”, de amplo espectro de saber profissional, o que significa, não apenas “saber-fazer”, mas “saber-saber” saber-ser e saber-conviver de acordo com as demandas do mundo do trabalho atual.

A elaboração desta Matriz observou as orientações dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações, a Legislação vigente e as análises de projetos pedagógicos de cursos ofertados atualmente.  

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.095 horas, distribuídas em 25 disciplinas, das quais 07 integram o curso nos demais eixos, 12 integram o curso no próprio eixo e 06 são de natureza específica do curso. 

Almir Pires Ferreira Neto

Grupo de Pesquisa PCEADIs