Perfil Técnico- Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica- Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
---|---|---|---|---|---|
O Técnico em Comércio é o profissional que conhece as tecnologias organizacionais, as técnicas de comercialização, as ferramentas de informática, as estratégias de marketing e a viabilidade econômica do mercado, bem como planeja, avalia e gerencia os aspectos relacionados à logística, às finanças, às relações interpessoais compreendidas em organizações de todos os portes e ramos de atuação. Observa a legislação e a ética de sua profissão, tem iniciativa empreendedora, responsabilidade social e ambiental, com domínio do saber-saber, saber-fazer e saber-ser e do saber conviver. Facilita o acesso e a disseminação do conhecimento na área de Gestão e Negócios, com visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Atua social e profissionalmente de forma ética. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas, compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Revela atitude criativa e empreendedora frente à gestão. • Possui visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade. • Revela atitudes de boas relações humanas na sociedade. • Demonstra atitude de iniciativa, organização, liderança, autonomia e interesse pela obtenção de conhecimentos que transformem a realidade. • Valoriza o papel dos indivíduos e das organizações na construção de uma sociedade sustentável. • Contribui para a construção de organizações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita • Conhece os fundamentos da língua inglesa. • Compreende e se comunica no idioma inglês de forma a atender as demandas específicas na área de atuação profissional. • Conhece os princípios fundamentais da matemática financeira. • Conhece a sistemática do cálculo de taxas, juros e descontos, simples e compostos necessárias às operações comerciais. • Identifica e conhece princípios do comportamento organizacional. • Conhece a ABNT. • Conhece e identifica a legislação sobre gestão social e ambiental. • Conhece os códigos de ética profissional. • Conhece os fundamentos e princípios da sustentabilidade e responsabilidade social em organizações. • Identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional. • Compreende a estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos. • Compreende os principais conceitos e funções administrativas, modelos de gestão, normas e legislações. • Conhece as técnicas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações. • Conhece as normas ergonômicas e suas condições de aplicabilidade ao ambiente de trabalho. • Conhece a rotina do profissional, técnicas de organização do ambiente de trabalho, negociações, atendimentos e interação. • Compreende planos de gestão do tempo e documentos e as políticas de atendimento ao público. • Identifica os documentos técnico/científicos e seus elementos constitutivos. • Analisa os possíveis riscos de mercado e o comportamento de consumidores. • Elabora e analisa as demonstrações contábeis. • Identifica produtos e serviços de acordo com a demanda de mercado. • Conhece a sistemática de funcionamento de recursos audiovisuais utilizados no comércio. • Identifica conflitos e propõe soluções utilizando comportamento assertivo. • Identifica a demanda e o perfil do profissional de Comércio exigido no mundo do trabalho atual. • Conhece as normas e os procedimentos de atuação da equipe comercial. • Entende a importância de cumprir as normas para funcionamento de uma organização. • Conhece as normas legais e fiscais necessárias e utilizadas pela organização comercial. • Conhece os procedimentos legais e fiscais à abertura e registro de empresas. • Compreende a importância do fluxo das atividades administrativas e dos documentos nas organizações. • Compreende as demonstrações contábeis. • Analisa documentos e informações relacionados ao Mercado Financeiro. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Utiliza ferramentas instrumentais na leitura de textos específicos da área profissional em língua inglesa. • Utiliza as estruturas básicas da língua inglesa para se expressar operacionalmente. • Executa ações que envolvem cálculos com taxas de juros e descontos simples e composto. • Executa ações que envolvem valores e princípios do comportamento organizacional. • Age segundo a legislação de gestão social e ambiental para promoção da sustentabilidade. • Aplica o código de ética profissional no exercício da profissão. • Executa ações de organização do ambiente de trabalho. • Aplica normas ergonômicas ao ambiente de trabalho. • Executa ações comuns à rotina do profissional da área comercial. • Manuseia de forma adequada recursos audiovisuais. • Executa programas de recrutamento, seleção e treinamento, desenvolvimento, remuneração e qualidade de vida do trabalho. • Auxilia em ações de cumprimento às normas legais e fiscais de funcionamento de uma organização. • Executa ações necessárias à abertura e ao registro de empresa. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Leitura e interpretação de textos técnico-científicos em inglês • Vocabulário técnico em inglês • Tecnologia de informação e comunicação • Processos e métodos de cálculos de juros • Sistemas de concessão de descontos • Princípios de administração • Modelos de gestão • Processos administrativos • Princípios da ética e do comportamento profissional • Relações interpessoais • Documentos técnicos e oficiais • Direitos autorais • Políticas, normas e legislações • Execução e controle de políticas públicas • Sustentabilidade e meio ambiente • Comércio e gestão de varejo • Legislação comercial, tributária, civil e trabalhista • Organização empresarial • Formulários • Sistemas organizacionais • Produtos e sua comercialização • Vendas e suas técnicas • Atendimento ao cliente • Matemática básica • Sistemas de informações • Demanda e ofertas • Armazenamento, estoque e transportes • Softwares específicos ao uso em comércio • Motivação e relacionamento para trabalho em equipe • Psicologia das relações • Inovação de negócios • Inicialização empresarial • Formação de empresas novas • ABNT • Código de ética profissional |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (60h) Inglês Instrumental (45h) Matemática Financeira (45h) Fundamentos da Administração (45h) Ética Profissional (30h) Metodologia de Pesquisa Técnica e Científica (30h) Responsabilidade Social e Ambiental (30h) Introdução ao Estudo do Comércio (45h) Direito e Legislação Comercial (45h) Organização, Sistemas e Métodos (45h) Promoção do Produto e Gestão de Vendas (60h) Matemática Básica (45h) Micro e Pequena Empresa (45h) Logística (45h) Introdução à Informática (45h) Gestão de Pessoas (45h) Empreendedorismo (60h) |