CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico G&N/
Técnico em Secretariado

A Matriz Curricular de Referência para o curso Técnico em Secretariado foi estruturada pensando no profissional que atua na área administrativa em organizações públicas e privadas desenvolvendo funções de atendimento e de apoio administrativo. As principais ações envolvem a organização de arquivos e documentos, bem como de planejamento, execução e avaliação de eventos de forma pró-ativa, criativa, ética e consciente na resolução de problemas buscando inovação com domínio do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e do saber-conviver dentro de sua área de atuação.

Por meio de pesquisa e estudo coletivo em encontros presenciais e fóruns virtuais, a Matriz foi construída com referência aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, à Classificação Brasileira de Ocupações, à legislação vigente, à Metodologia para Elaboração de Currículo Referência e, ainda, aos Planos Pedagógicos das instituições de ensino que ofertam o curso Técnico em Secretariado no âmbito do Sistema e-Tec Brasil.

Tem como ponto de partia a definição do perfil profissional em âmbito nacional, respeitando as diversidades e particularidades regionais. A  pesquisa resultou na presente Matriz Curricular de Referência, que contempla Competências Atitudinais, Cognitivas e Técnicas, bem como Habilidades, Bases Tecnológicas resultando num  elenco de ementa, buscando a integração com outros eixos e a especificidade do Técnico em Secretariado.

A presente Matriz Curricular subsidiará as instituições de ensino na organização de projetos de cursos ofertados nessa área, bem como,  a produção de materiais didáticos para cursos técnicos vinculados ao sistema e-Tec Brasil.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 900 horas, distribuídas em 20 disciplinas, das quais 09 integram o curso nos demais eixos, 04 integram o curso no próprio Eixo e 07 são de natureza específica do curso.  

Gislene Magali da Silva

Grupo de Pesquisa PCEADIs