CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico G&N/
Técnico em Marketing

A Matriz Curricular de Referência para o Curso Técnico em Marketing foi estruturada numa perspectiva que dá condições ao futuro técnico para compreender, analisar e explicar as organizações da qual participa, permitindo-lhe construir sua prática administrativa de forma consciente e cooparticipativa num projeto de formação profissional ética, política e inovadora.

A Matriz Curricular, por sua natureza teórico-prática essencialmente orgânica, foi concebida de acordo com as orientações metodológicas para a elaboração do Currículo Referência. Observa os Projetos Pedagógicos estabelecidos pelo Sistema e-Tec Brasil, os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, de forma a permitir a articulação das diferentes áreas de conhecimento na prática administrativa. A construção desta Matriz tem como metodologia a construção coletiva no estudo e nas pesquisas de temas gerais e questões regionais. A definição do Perfil Profissional desdobra-se na indicação de Competências e Habilidades, respaldadas nas Bases Tecnológicas e expressas em ementas.

Esta Matriz Curricular pode ser adotada nacionalmente como referência para o Curso Técnico em Marketing, considerando as diversidades regionais e a especificidade de cada instituição de ensino.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 805 horas, distribuídas em 20 disciplinas, das quais 05 integram o curso nos demais eixos, 04 integram o curso no próprio Eixo e 11 são de natureza específica do curso.  

Rafael Montanhini Soares de Oliveira

Grupo de Pesquisa PCEADIs