CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico G&N/
Técnico em Logística

O Curso Técnico em Logística foi estruturado abordando as competências profissionais gerais do Eixo Gestão e Negócios, com foco no perfil profissional que contempla o saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber-conviver, de forma a mobilizar e articular com pertinência conhecimentos, habilidades, atitudes e valores em níveis crescentes de complexidade. Nesse sentido, esta concepção curricular agrega competências profissionais com as novas tecnologias, de forma a desenvolver a autonomia para enfrentar diferentes situações com criatividade e flexibilidade, requeridas em um mercado competitivo que absorve profissionais multifuncionais.

Esses profissionais atuarão em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística e de suas funções planejando, organizando, dirigindo, controlando, avaliando os aspectos relacionados à administração, aos procedimentos de movimentação, distribuição, transporte, armazenamento, logística internacional e reversa, além das relações interpessoais dos agentes nas organizações.

A Matriz Curricular de Referência para o Curso Técnico em Logística foi concebida de acordo com a Metodologia para Elaboração de Currículo Referência para os cursos técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil por meio de um trabalho coletivo de diversos especialistas. Notadamente, coordenadores de diferentes cursos do Eixo Gestão e Negócios de diferentes regiões brasileiras e instituições de ensino. A partir da definição do Perfil Profissiográfico indicam-se as Competências Atitudinais, Técnico-cognitivas, as Habilidades, as Bases Tecnológicas e as Ementas de cada disciplina. Esta elaboração se orienta por uma pesquisa participativa que toma com base os Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico a Classificação Brasileira de Ocupações e a Legislação vigente.

Esta Matriz Curricular de Referência pode ser adotada nacionalmente, respeitadas as diversidades regionais, possibilitando maior abrangência do currículo, coerência entre os perfis de conclusão além de benefícios nos aspectos técnico-administrativos que perpassam a oferta de cursos técnicos.

Essa Matriz Curricular de Referência soma 1.095 horas, distribuídas em 22 disciplinas das quais 07 integram o curso nos demais eixos, 4 integram o curso no próprio Eixo e 11 são de natureza específica do curso.  

Maria Cristina Alves de Souza Costa

Grupo de Pesquisa PCEADIs