CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico G&N/
Técnico em Contabilidade

Ao analisarmos o mercado de trabalho constata-se que a cada dia cresce a demanda de Técnicos em Contabilidade, visto que estes são os profissionais que controlam o patrimônio das entidades e de seus proprietários e fornecem informações necessárias ao processo de tomada de decisões das empresas. Além disso, devem conhecer as ferramentas de mercado necessárias à prática contábil.

Diante dessa necessidade, o Técnico em Contabilidade deve possuir habilidades pertinentes à prática contábil para atuar em empresas públicas e privadas, com conhecimentos substanciais nas áreas fiscais, tributárias, financeiras, previdenciárias e trabalhistas, necessárias às exigências do mundo do trabalho. Deve ainda ser capaz de analisar a situação econômica e financeira das empresas, identificar as tendências de mercado bem como apontar fatores favoráveis e desfavoráveis no processo produtivo empresarial em decorrência de análises de custos, auxiliando, com isso, o processo de tomada de decisão.

A Matriz Curricular de Referência para o curso Técnico em Contabilidade tem por objetivo subsidiar a elaboração de projetos de cursos Técnicos em Contabilidade das instituições que desejam oferecer esse curso no âmbito do Sistema e-Tec Brasil. Foi construída em vários encontros com os profissionais envolvidos no Grupo de Pesquisa Currículo Referência (GPCRF), baseada nas orientações dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, do Catálogo Nacional de Cursos e na legislação vigente.

A elaboração da Matriz contou com a supervisão dos profissionais do Sistema e-Tec Brasil e de professores de várias instituições que fazem parte do GPCRF-UFSC. Foi constituída observando-se as normas da profissão e as diferenças regionais, focalizando no Perfil Profissional, nas Competências e Habilidades, nas Bases Tecnológicas indicadas, pelas quais se definem as ementas das disciplinas essenciais à formação de um profissional que atue de forma criativa, ética, empreendedora e consciente do impacto sociocultural e de sua responsabilidade no exercício da atividade.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 885 horas, distribuídas em 19 disciplinas, das quais 05 integram o curso nos demais eixos, 04 integram o curso no próprio eixo e 10 são de natureza específica do curso.  

Daniela Miguel Coelho

Grupo de Pesquisa PCEADIs