CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico CPI/
Técnico em Eletrotécnica

A Educação a Distância visa atender a uma demanda crescente daqueles que não têm acesso a cursos técnicos presenciais, seja pela insuficiência de instituições de ensino técnico, por dificuldade de deslocamento para outra cidade ou centro urbano, seja por não conciliar tempo de trabalho e estudo.

O Curso Técnico em Eletrotécnica, além de oferecer ao egresso a qualificação profissional proporcionando sua empregabilidade no mercado, haja vista a grande demanda por profissionais especializados nesta área, forma cidadãos críticos, flexíveis, empreendedores, com domínio do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber-conviver. O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que planeja, controla, executa, repara e supervisiona serviços de instalação, operação e manutenção de sistemas e equipamentos elétricos.

A Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Eletrotécnica aqui apresentada constitui-se em identidade nacional enquanto referência norteadora do perfil profissional, competências, habilidades, bases tecnológicas e ementas para a oferta de novos cursos e a produção de materiais didáticos, de acordo com as necessidades regionais e institucionais.

Para a elaboração desta Matriz foram consultados projetos pedagógicos de diversos cursos técnicos do país, os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, as normas dos Conselhos de Categoria, bem como as orientações do projeto de pesquisa, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – Metodologia para Elaboração de Currículo Referência para os cursos técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. Esta Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico pode ser adotada nacionalmente, respeitando as especificidade de cada instituição de ensino.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.215 horas, distribuídas em 21 disciplinas das quais 08 integram o curso nos demais eixos, 01 integra o curso no próprio Eixo e 12 são de natureza específica do curso.

George Cajazeiras Silveira

Grupo de Pesquisa PCEADIs