CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico CPI/
Técnico em Eletroeletrônica

A Educação a Distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições vislumbram nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida.

A construção da Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Eletroeletrônica foi concebida com uma visão contextualizada do setor de eletroeletrônica em termos econômicos, ambientais e sociais. Seguiu as orientações do Projeto de pesquisa Metodologia para Elaboração do Currículo Referência para os Cursos Técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pautou-se nas Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, na Classificação Brasileira de Ocupações e na Legislação vigente. Contou com a colaboração de coordenadores de cursos e coordenadores gerais de várias regiões do país, gerando um processo de interação na construção de conhecimentos e valores.

Esta Matriz Curricular de Referência tem como objetivo servir de referência para a elaboração de projetos de cursos técnicos em Eletroeletrônica, podendo ser utilizada nacionalmente respeitando especificidades regionais de cada instituição de ensino.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.215 horas, distribuídas em 18 disciplinas das quais 08 integram o curso nos demais eixos, 03 integram o curso no próprio Eixo e 07 são de natureza específica do curso.

Raimundo Marcelo Ferreira do Nascimento

Grupo de Pesquisa PCEADIs