CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico CPI/
Técnico em Automação Industrial

O Curso Técnico em Automação Industrial responde ao crescente nível de automatização dos processos industriais e agroindustriais que estão sendo verificados no setor produtivo brasileiro nos últimos anos. Existem hoje sistemas automatizados presentes em todos os setores das empresas auxiliando no projeto, na fabricação e no controle de qualidade de produtos dos mais diversos tipos possibilitando uma produção eficiente, segura e com custos baixos.

Esses sistemas automatizados são compostos por sistemas mecânicos, eletroeletrônicos e computacionais cada vez mais complexos, operando de forma integrada, e, portanto, exigem profissionais qualificados que dominem tecnologias dessas diferentes áreas. Esses profissionais terão como principais atribuições: entender, adaptar, instalar e dar manutenção a equipamentos automatizados, atuando de forma ética e empreendedora, seguindo as normas de segurança de forma autônoma ou como parte de uma equipe.

A Matriz Curricular de Referência do Curso Técnico em Automação Industrial foi elaborada visando definir um perfil profissional e um conjunto de competências e habilidades adequadas à formação desse profissional de forma que, além de dominar os aspectos tecnológicos dos sistemas, também tenha uma visão do impacto de sua atuação no contexto industrial, social e ambiental de sua região, tornando-se, portanto, um agente de transformação na comunidade onde atua.

A Matriz Curricular de Referência seguiu as orientações do Projeto de Pesquisa Metodologia para Elaboração de Currículo Referência para os cursos técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foram considerados os Projetos Pedagógicos estabelecidos no Sistema e-Tec Brasil, os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações e a Legislação vigente. Contou com a participação de professores, coordenadores e especialistas de cursos de várias instituições ofertantes de ensino profissional, num trabalho coletivo e poderá servir de referência para a elaboração de projetos de cursos técnicos em Automação Industrial, podendo ser adotada nacionalmente, de acordo com a especificidade de cada instituição de ensino.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.485 horas, distribuídas em 27 disciplinas das quais 10 integram o curso nos demais eixos, 01 integra o curso no próprio Eixo e 16 são de natureza específica do curso.

Fernando Mariano Bayer

Grupo de Pesquisa PCEADIs