CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico ASS/
Técnico em Vigilância em Saúde

O curso Técnico em Vigilância em Saúde forma profissionais que contribuem para a melhoria da assistência prestada pelos serviços públicos, reduzindo riscos e agravos que afetam a saúde da população, promovendo melhoria da qualidade de vida e fomentando a coesão dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia.

O profissional técnico em Vigilância em Saúde está habilitado para atuar no mercado de trabalho com capacidade de prevenir, diminuir e/ou eliminar riscos à saúde; intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços, ampliando a atuação da vigilância em saúde e a incorporação das atividades de saneamento, muitas vezes exercidas isoladamente.

A elaboração da Matriz Curricular de Referência para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde passou por diversas etapas. Durante as reuniões com os representantes do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança foram definidas as áreas afins. Em seguida foi efetuada a elaboração do perfil técnico profissional, com eleição das competências comportamentais-atitudinais, técnico-cognitivas, habilidades, bases tecnológicas e das ementas comuns aos cursos do eixo e específicas de cada curso.

Ao longo dessa elaboração foram consultados Projetos Pedagógicos de diversos cursos no Brasil, além do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. A construção da Matriz Curricular contou com a interação entre representantes do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança e diversos profissionais da área técnica em Vigilância em Saúde.

Esta Matriz Curricular de Referência pode ser utilizada como base para a implantação e desenvolvimento do curso nas instituições que participam do Sistema e-Tec Brasil, permitindo sua adaptação à realidade local.

Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.290 horas, distribuídas em 22 disciplinas das quais 04 integram o curso nos demais eixos, 03 integram o curso no próprio Eixo e 15 são de natureza específica do curso.

Simaria de Jesus Soares

Grupo de Pesquisa PCEADIs