CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Eixo Tecnológico ASS/
Técnico em Segurança do Trabalho

A Matriz Curricular de Referência para o Curso Técnico em Segurança do Trabalho foi estruturada abordando as competências profissionais gerais do Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança, com foco na formação de profissionais aptos a desempenhar atividades de prevenção de acidentes no trabalho, como forma de salvaguardar a integridade física do trabalhador. Nesse sentido, a organização curricular agrega competências profissionais com as novas tecnologias, de forma a desenvolver a autonomia para enfrentar diferentes situações com criatividade e flexibilidade, requeridas em um mercado competitivo que absorve profissionais multifuncionais.

O objetivo do desempenho profissional do Técnico em Segurança do Trabalho é proteger a integridade e a capacidade dos trabalhadores de uma determinada organização atuando, por exemplo, em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras, empresas de extração e agroindustriais, entre outras.

A Matriz Curricular de Referência seguiu as orientações do Projeto de pesquisa Metodologia para Elaboração de Currículo Referência para os cursos técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. A construção da Matriz deu-se por meio de um trabalho coletivo de diversos especialistas - coordenadores dos cursos do Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança, de diferentes regiões brasileiras e instituições de ensino. A metodologia desenvolvida correlaciona o perfil técnico-profissional com as competências comportamental-atitudinal, técnica-cognitiva, bem como com as habilidades e bases tecnológicas, contempladas nas ementas comuns e específicas. Teve como bases os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, os Projetos Pedagógicos do Curso, o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Classificação Brasileira de Ocupações e a legislação vigente.

Esta Matriz Curricular de Referência apresenta sugestões que poderão ser adotadas nacionalmente pelas instituições que integram o Sistema e-Tec Brasil, respeitadas as diversidades regionais, possibilitando maior abrangência do currículo. Esta Matriz Curricular de Referência soma 1.320 horas, distribuídas em 27 disciplinas, das quais 07 integram o curso nos demais eixos e 20 são de natureza específica do curso.

Francisco Alexandre de Souza

Grupo de Pesquisa PCEADIs