Perfil Técnico-Profissional | Competência Comportamental-Atitudinal | Competência Técnica-Cognitiva | Habilidades | Bases Tecnológicas | Ementas |
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O Técnico em Multimeios Didáticos é o profissional que demonstra habilidade de comunicação e de trabalho em equipe interdisciplinar, agindo com ética e responsabilidade diante das questões pertinentes ao apoio educacional, com domínio do saber-fazer, saber-ser, saber-saber e do saber-conviver.
Participa proativamente dos processos sócio-educativo-culturais e administrativos da unidade escolar, considerando a diversidade como um dos princípios estruturantes da escola. Apresenta autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa e capacidade de organização para o cumprimento das atribuições específicas inerentes à promoção da mediação entre os recursos tecnológicos e à prática educativa. |
• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo. • Revela espírito investigativo, demonstrando interesse nas atitudes de ensinar e aprender continuamente. • Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho. • Valoriza e respeita as variações linguísticas, compreendendo-as na dimensão histórico-cultural. • Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações. • Atua junto à comunidade escolar, de forma dialógica, democrática e ética, defendendo o respeito e a inclusão da diversidade humana, social, política e cultural. • Reconhece a escola como uma instituição colaboradora na formação do ser humano, assumindo a concepção de escola inclusiva. • Estimula a criatividade, a solidariedade, a participação, o envolvimento e o comprometimento do aluno com o processo educativo. • Possui espírito de liderança exercendo a proatividade na resolução de problemas, estimulando e desenvolvendo trabalhos em equipe. • Concilia conflitos de forma a contribuir com as relações interpessoais da comunidade escolar. • Reconhece e constitui identidade profissional educativa em sua ação nas escolas e em órgãos dos sistemas de ensino, assumindo postura de preservação e conservação com o ambiente em que vive e atua. • Facilita o acesso e a disseminação do conhecimento referente ao apoio educacional. • Promove integração mútua entre os indivíduos com ou sem diferentes deficiências, com o objetivo de gerar um ambiente favorecedor e estimulador para a aprendizagem. • É cuidadoso na utilização dos multimeios didáticos de forma a conservá-los e preservá-los. |
• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas. • Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces. • Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita. • Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Compreende a escola, sua evolução e organização através do estudo da história, da vida social pública e privada, da legislação e do financiamento da educação escolar. • Compreende, elabora e interpreta diferentes projetos educacionais para a melhoria da qualidade da educação, contemplando a organização do espaço escolar e as relações interpessoais da comunidade escolar. • Compreende os diferentes mecanismos do processo de comunicação, reconhecendo os elementos integrantes deste como fator motivador e diferencial para o sucesso da unidade escolar e do processo ensino-aprendizagem. • Conhece os princípios e a legislação que regulam a gestão democrática das escolas. • Conhece os diferentes multimeios da escola, seu funcionamento, utilização e manutenção como forma de otimizar os processos desenvolvidos na unidade escolar. • Identifica as diversas funções educativas presentes na escola, concebendo a participação de cada colaborador que atua na escola como indivíduo responsável pelo sucesso dela. • Reconhece a tecnologia como um recurso de comunicação a serviço de todo processo educacional. • Identifica os diferentes grupos e setores da escola e suas reais necessidades tecnológicas. • Identifica as diferentes necessidades dos indivíduos portadores de deficiências e não portadores de deficiências. • Conhece os indicadores oficiais sobre a qualidade educativa. • Conhece e relaciona a infraestrutura tecnológica e administrativa necessária à ação docente. • Identifica conceitos estatísticos que revelam e representam os dados nas instituições educacionais. • Conhece os documentos legais referentes ao registro da vida escolar. • Conhece a terminologia própria à redação técnico-oficial da escola. • Conhece os aspectos teóricos e práticos da legislação que regula a movimentação financeira da administração pública. • Reconhece a formação escolar como elemento fundamental para a conservação e a preservação do meio ambiente. • Identifica técnicas e dinâmicas de ensino, suas características e aplicação no processo ensino-aprendizagem. • Identifica as adequações necessárias no ambiente escolar para a educação inclusiva. • Identifica as concepções inatista, ambientalista e sóciointeracionista, diferenciando os pressupostos teóricos nas abordagens de Vygotsky, Piaget, Ferrero e Wallon, para a compreensão dos diferentes níveis de aprendizagem. • Conhece e identifica as condições necessárias ao processo ensino-aprendizagem e à segurança do aluno. • Conhece e interpreta a legislação vigente que norteia a Educação Nacional e sua aplicabilidade em nível dos sistemas escolares brasileiros. • Conhece os fundamentos da metodologia científica. |
• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos. • Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica. • Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação. • Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita. • Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação. • Dialoga e interage com os outros segmentos da escola, no âmbito dos conselhos escolares e de outros órgãos de gestão democrática da educação. • Executa ações que promovem debates para o fortalecimento e implementação da gestão democrática nas Unidades Escolares. • Utiliza e opera os recursos midiáticos disponíveis na unidade escolar com destreza e habilidade. • Executa estratégias e ações no âmbito das diversas funções educativas não docentes, em articulação com as práticas docentes, conferindo-lhes maior qualidade educativa. • Coleta, organiza e analisa dados referentes à secretaria escolar, à operação de tecnologias e aos multimeios didáticos e à manutenção da infraestrutura material e ambiental. • Redige relatórios e outros documentos pertinentes à vida escolar, inclusive em formatos legais, para as diversas funções de apoio pedagógico e administrativo. • Aplica técnicas e dinâmicas no ambiente escolar eficientes na formação do cidadão como sujeito inclusivo das diversidades humanas e sujeito ecológico na conservação e preservação de todo o ambiente em que atua. • Zela pelas diferentes dependências físicas que compõem a unidade escolar, executando e/ou encaminhando as ações necessárias para a sua organização e manutenção, como condição para o processo ensino-aprendizagem e segurança do aluno. • Aplica estratégias de segurança preventiva nos diferentes ambientes que compõem a escola. • Utiliza diferentes meios de comunicação, propondo metodologia diferenciada no desenvolvimento das atividades escolares. • Executa ações para a interação entre educadores, alunos e multimeios didáticos, para implementação da aprendizagem significativa. • Executa ações de adaptação para a inclusão, realizando acompanhamento individualizado. • Elabora projetos educacionais que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem e das relações interpessoais nas instituições escolares. |
• Modalidade de Educação a Distância (EaD) • Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA) • Sistemas operacionais • Aplicativos • Ferramentas de comunicação • Leitura, interpretação e redação de textos • Variantes da língua no contexto de situação comunicativa • Normas linguísticas • Formas de gestão • Redação básica e téncica • Organograma da unidade escolar • Sustentabilidade e os ambientes escolares • As relações interpessoais na escola • Segurança preventiva • Os ambientes físicos escolares • A Educação formal e não formal • Normas e regulamentação da Educação Nacional • O processo legislativo da Educação Brasileira • Planejamento e legislação escolar • Constituição Federal • Lei de Diretrizes e Bases da Educação • Regimento escolar • Documentos oficiais • INEP – Avaliação Institucional • Metodologia de projetos • Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) • A inteligência humana • Teorias e concepções de aprendizagem • Psicologia e aprendizagem • Aprendizagem significativa • Resiliência e autoestima • Motivação e estímulo • A diversidade humana • Grupos raciais • Estratégias de ensino • Educação Inclusiva • Deficiências físicas e psíquicas • Síndromes • Aprendizagem mútua • A aprendizagem dos portadores de necessidades especiais • Formas de comunicação • Metodologia da comunicação humana • A comunicação e as relações interpessoais • O contexto das tecnologias • Armazenamento e guarda de diferentes tecnologias • Manutenção preventiva das tecnologias •Equipamentos tecnológicos • A tecnologia na educação formal • Dados estatísticos • Multimeios na educação • Arte e mídia • Ambiente colaborativo de aprendizagem • Projeto de pesquisa científica na unidade escolar |
Ambientação em Educação a Distância (45h) Português Instrumental (60h) Redação Oficial e Técnica (30h) Escola: Gestão e Finalidade (60h) Manutenção Preventiva dos Ambientes Escolares (45h) Fundamentação Legal e Princípios da Educação Nacional (105h) Projetos Educacionais (75h) Psicologia da Aprendizagem (90h) Estratégias em Grupos Diversificados (105h) As Diferentes necessidades e Deficiências do Ser Humano (90h) Mecanismos de Comunicação (90h) Tecnologia e Escola (75h) Aplicabilidade da Tecnologia na Educação (60h) Fundamentos de Estatística (75h) Multimeios na Educação (90h) TCC – Trabalho de Conclusão do Curso de Multimeios Didáticos (75h) Ética Profissional (30h)Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de Ética. |