CURRÍCULO REFERÊNCIA PARA O SISTEMA e-Tec BRASIL - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Eixo Tecnológico AED/
Técnico em Multimeios Didáticos
Técnico em Multimeios Didáticos
Pesquisadora: Rosália Santana Silva
Perfil Técnico-Profissional Competência Comportamental-Atitudinal Competência Técnica-Cognitiva Habilidades Bases Tecnológicas Ementas
O Técnico em Multimeios Didáticos é o profissional que demonstra habilidade de comunicação e de trabalho em equipe interdisciplinar, agindo com ética e responsabilidade diante das questões pertinentes ao apoio educacional, com domínio do saber-fazer, saber-ser, saber-saber e do saber-conviver.
Participa proativamente dos processos sócio-educativo-culturais e administrativos da unidade escolar, considerando a diversidade como um dos princípios estruturantes da escola. Apresenta autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa e capacidade de organização para o cumprimento das atribuições específicas inerentes à promoção da mediação entre os recursos tecnológicos e à prática educativa.

• Usa diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias no contexto do processo produtivo e da sociedade do conhecimento, desenvolvendo e aprimorando autonomia intelectual, pensamento crítico, espírito investigativo e criativo.

• Revela espírito investigativo, demonstrando interesse nas atitudes de ensinar e aprender continuamente.

• Entende e valoriza a leitura como objeto cultural que promove a inserção no mundo do trabalho.

• Valoriza e respeita as variações linguísticas, compreendendo-as na dimensão histórico-cultural.

• Valoriza a língua como marca identitária dos sujeitos e como objeto que possibilita a interação dos indivíduos nas organizações.

• Atua junto à comunidade escolar, de forma dialógica, democrática e ética, defendendo o respeito e a inclusão da diversidade humana, social, política e cultural.

• Reconhece a escola como uma instituição colaboradora na formação do ser humano, assumindo a concepção de escola inclusiva.

• Estimula a criatividade, a solidariedade, a participação, o envolvimento e o comprometimento do aluno com o processo educativo.

• Possui espírito de liderança exercendo a proatividade na resolução de problemas, estimulando e desenvolvendo trabalhos em equipe.

• Concilia conflitos de forma a contribuir com as relações interpessoais da comunidade escolar.

• Reconhece e constitui identidade profissional educativa em sua ação nas escolas e em órgãos dos sistemas de ensino, assumindo postura de preservação e conservação com o ambiente em que vive e atua.

• Facilita o acesso e a disseminação do conhecimento referente ao apoio educacional.

• Promove integração mútua entre os indivíduos com ou sem diferentes deficiências, com o objetivo de gerar um ambiente favorecedor e estimulador para a aprendizagem.

• É cuidadoso na utilização dos multimeios didáticos de forma a conservá-los e preservá-los.

• Compreende os conceitos de EaD e suas características básicas.

• Conhece e compreende a dinâmica do ambiente virtual e suas diferentes interfaces.

• Compreende a língua portuguesa e suas técnicas de comunicação oral e escrita.

• Conhece e diferencia as variantes linguísticas adequadas a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Compreende a escola, sua evolução e organização através do estudo da história, da vida social pública e privada, da legislação e do financiamento da educação escolar.

• Compreende, elabora e interpreta diferentes projetos educacionais para a melhoria da qualidade da educação, contemplando a organização do espaço escolar e as relações interpessoais da comunidade escolar.

• Compreende os diferentes mecanismos do processo de comunicação, reconhecendo os elementos integrantes deste como fator motivador e diferencial para o sucesso da unidade escolar e do processo ensino-aprendizagem.

• Conhece os princípios e a legislação que regulam a gestão democrática das escolas.

• Conhece os diferentes multimeios da escola, seu funcionamento, utilização e manutenção como forma de otimizar os processos desenvolvidos na unidade escolar.

• Identifica as diversas funções educativas presentes na escola, concebendo a participação de cada colaborador que atua na escola como indivíduo responsável pelo sucesso dela.

• Reconhece a tecnologia como um recurso de comunicação a serviço de todo processo educacional.

• Identifica os diferentes grupos e setores da escola e suas reais necessidades tecnológicas.

• Identifica as diferentes necessidades dos indivíduos portadores de deficiências e não portadores de deficiências.

• Conhece os indicadores oficiais sobre a qualidade educativa.

• Conhece e relaciona a infraestrutura tecnológica e administrativa necessária à ação docente.

• Identifica conceitos estatísticos que revelam e representam os dados nas instituições educacionais.

• Conhece os documentos legais referentes ao registro da vida escolar.

• Conhece a terminologia própria à redação técnico-oficial da escola.

• Conhece os aspectos teóricos e práticos da legislação que regula a movimentação financeira da administração pública.

• Reconhece a formação escolar como elemento fundamental para a conservação e a preservação do meio ambiente.

• Identifica técnicas e dinâmicas de ensino, suas características e aplicação no processo ensino-aprendizagem.

• Identifica as adequações necessárias no ambiente escolar para a educação inclusiva.

• Identifica as concepções inatista, ambientalista e sóciointeracionista, diferenciando os pressupostos teóricos nas abordagens de Vygotsky, Piaget, Ferrero e Wallon, para a compreensão dos diferentes níveis de aprendizagem.

• Conhece e identifica as condições necessárias ao processo ensino-aprendizagem e à segurança do aluno.

• Conhece e interpreta a legislação vigente que norteia a Educação Nacional e sua aplicabilidade em nível dos sistemas escolares brasileiros.

• Conhece os fundamentos da metodologia científica.

• Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos.

• Utiliza o Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem para argumentar, discutir e expressar opiniões com clareza e coerência lógica.

• Expressa ideias de forma clara empregando técnicas de comunicação apropriadas a cada situação.

• Aplica a variante linguística adequada a cada contexto de situação real de comunicação oral e escrita.

• Faz uso apropriado das normas gramaticais da variante em determinado contexto de comunicação.

• Dialoga e interage com os outros segmentos da escola, no âmbito dos conselhos escolares e de outros órgãos de gestão democrática da educação.

• Executa ações que promovem debates para o fortalecimento e implementação da gestão democrática nas Unidades Escolares.

• Utiliza e opera os recursos midiáticos disponíveis na unidade escolar com destreza e habilidade.

• Executa estratégias e ações no âmbito das diversas funções educativas não docentes, em articulação com as práticas docentes, conferindo-lhes maior qualidade educativa.

• Coleta, organiza e analisa dados referentes à secretaria escolar, à operação de tecnologias e aos multimeios didáticos e à manutenção da infraestrutura material e ambiental.

• Redige relatórios e outros documentos pertinentes à vida escolar, inclusive em formatos legais, para as diversas funções de apoio pedagógico e administrativo.

• Aplica técnicas e dinâmicas no ambiente escolar eficientes na formação do cidadão como sujeito inclusivo das diversidades humanas e sujeito ecológico na conservação e preservação de todo o ambiente em que atua.

• Zela pelas diferentes dependências físicas que compõem a unidade escolar, executando e/ou encaminhando as ações necessárias para a sua organização e manutenção, como condição para o processo ensino-aprendizagem e segurança do aluno.

• Aplica estratégias de segurança preventiva nos diferentes ambientes que compõem a escola.

• Utiliza diferentes meios de comunicação, propondo metodologia diferenciada no desenvolvimento das atividades escolares.

• Executa ações para a interação entre educadores, alunos e multimeios didáticos, para implementação da aprendizagem significativa.

• Executa ações de adaptação para a inclusão, realizando acompanhamento individualizado.

• Elabora projetos educacionais que contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem e das relações interpessoais nas instituições escolares.

• Modalidade de Educação a Distância (EaD)

• Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA)

• Sistemas operacionais

• Aplicativos

• Ferramentas de comunicação

• Leitura, interpretação e redação de textos

• Variantes da língua no contexto de situação comunicativa

• Normas linguísticas

• Formas de gestão

• Redação básica e téncica

• Organograma da unidade escolar

• Sustentabilidade e os ambientes escolares

• As relações interpessoais na escola

• Segurança preventiva

• Os ambientes físicos escolares

• A Educação formal e não formal

• Normas e regulamentação da Educação Nacional

• O processo legislativo da Educação Brasileira

• Planejamento e legislação escolar

• Constituição Federal

• Lei de Diretrizes e Bases da Educação

• Regimento escolar

• Documentos oficiais

• INEP – Avaliação Institucional

• Metodologia de projetos

• Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

• A inteligência humana

• Teorias e concepções de aprendizagem

• Psicologia e aprendizagem

• Aprendizagem significativa

• Resiliência e autoestima

• Motivação e estímulo

• A diversidade humana

• Grupos raciais

• Estratégias de ensino

• Educação Inclusiva

• Deficiências físicas e psíquicas

• Síndromes

• Aprendizagem mútua

• A aprendizagem dos portadores de necessidades especiais

• Formas de comunicação

• Metodologia da comunicação humana

• A comunicação e as relações interpessoais

• O contexto das tecnologias

• Armazenamento e guarda de diferentes tecnologias

• Manutenção preventiva das tecnologias

•Equipamentos tecnológicos

• A tecnologia na educação formal

• Dados estatísticos

• Multimeios na educação

• Arte e mídia

• Ambiente colaborativo de aprendizagem

• Projeto de pesquisa científica na unidade escolar

 

Ambientação em Educação a Distância (45h)
Concepções e legislação em EaD. Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação.

Português Instrumental (60h)
Leitura e compreensão de textos da área profissional. Níveis de linguagem e adequação linguística. Comunicação oral e escrita. Gramática aplicada. Redação técnica.

Redação Oficial e Técnica (30h)
Linguagem: adequação, níveis e tratamento. Documentos oficiais e técnicos. Estruturação e diagramação de documentos.

Escola: Gestão e Finalidade (60h)
Gestão Democrática e Espaço Escolar. Hierarquia das funções na escola e ambientes escolares. Escola e sustentabilidade. Relações interpessoais.

Manutenção Preventiva dos Ambientes Escolares (45h)
Segurança preventiva. Organização, prevenção e conservação dos ambientes escolares. Limpeza e reparos dos diferentes ambientes escolares.

Fundamentação Legal e Princípios da Educação Nacional (105h)
Educação formal e educação não formal. Nomenclatura da Educação Nacional. Leis que regulam o patrimônio público. Órgãos reguladores da verba pública; Licitações, Conselhos Escolares. PPP – Projeto Político Pedagógico. Indicadores de qualidade na educação (INEP). Legislação educacional brasileira. Regimento escolar.

Projetos Educacionais (75h)
Projetos educacionais. Planejamento. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Projetos Educacionais.

Psicologia da Aprendizagem (90h)
Inteligência. Concepções de aprendizagem. Resiliência e autoestima. Motivação. Relações interpessoais. Concepções inatista, ambientalista e sóciointeracionista de educação. Concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferrero e Wallon.

Estratégias em Grupos Diversificados (105h)
Diversidade humana. Estratégias de atendimento à diversidade humana. Políticas para um sistema educacional inclusivo. Sistema educacional inclusivo. Trabalhos em grupo. Objetos de aprendizagem. Aspectos legais da educação inclusiva.

As Diferentes necessidades e Deficiências do Ser Humano (90h)
Deficiências: visual, auditiva, cognitiva e motora. Síndromes e limitações previstas. Integração. Aprendizagem colaborativa.

Mecanismos de Comunicação (90h)
Comunicação humana. Formas de Comunicação. Mecanismos de Comunicação do corpo humano. Dinâmica da Comunicação nas relações humanas.

Tecnologia e Escola (75h)
Tecnologia e escola. Tecnologias e prevenção de acidentes. Conservação e preservação das tecnologias. Tecnologia e escola inclusiva.

Aplicabilidade da Tecnologia na Educação (60h)
Evolução tecnológica. Influência das tecnologias no processo de educação.  Tecnologias e processo ensino-aprendizagem.

Fundamentos de Estatística (75h)
Princípios de Estatística. Coleta e tabulação de dados. Tabulação de dados gráficos e tabelas. Interpretação de dados estatísticos.

Multimeios na Educação (90h)
Multimeios. Arte e a mídia na educação. Adequação dos multimeios à educação. Aprendizagem colaborativa e  multimeios.

TCC – Trabalho de Conclusão do Curso de Multimeios Didáticos (75h)
Projeto de pesquisa científica em unidade escolar.

Ética Profissional (30h)Fundamentos da ética. Legislação profissional. Código de Ética.

Grupo de Pesquisa PCEADIs